domingo, 27 de outubro de 2013

CAMPEONATO BRASILEIRO 2013 - 31ª RODADA - FLUMINENSE X VITÓRIA









RESULTADOS
Botafogo 1 x 0 Atlético Mineiro
Cruzeiro 5 x 3 Criciúma
Corinthians 1 x 1 Santos
Bahia 1 x 1 Atlético Paranaense
Internacional 2 x 3 São Paulo
Ponte Preta 2 x 1 Vasco
Portuguesa 0 x 0 Flamengo
Fluminense 2 x 3 Vitória
Náutico 0 x 2 Goiás
Coritiba 4 x 0 Grêmio

ARTILHARIA
16 Gols – Éderson (Atlético Paranaense)
14 Gols – Gilberto (Portuguesa) e William (Ponte Preta)
13 Gols – Hernane (Flamengo) e Fernandão (Bahia)

Fluminense 2 x 3 Vitória – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Mesmo com um homem a mais desde os 15 minutos do primeiro tempo, Fluminense repete erros recentes e perde para o Vitória.

Sempre que sai atrás do placar – fato que ocorreu 11 vezes nas últimas 12 partidas, uma marca assustadora – o Fluminense se desespera. Parece que todos os seus jogadores ficam com os rostos como o do famoso quadro “O Grito”, de Edvard Munch. Desta feita, contra o Vitória, o Flu levou um tento quando já tinha um jogador a mais (Kadu fora expulso após entrada em Diguinho, aos 15, e Marquinhos foi às redes aos 24), e, com mais de uma hora de jogo pela frente, não teve paciência para colocar a bola no chão e pensar melhor suas tramas. Nem após o empate, aos 27, em jogada de Biro Biro que Ayrton completou contra o próprio patrimônio.

Disse que os jogadores se desesperam, mas o técnico Luxemburgo não fica atrás. Se suas escalações iniciais já são cheias de improviso, suas alterações deixam o time como um bando. Seu pecado maior, desta vez, foi mudar o posicionamento do Rafinha, que, na etapa inicial, era o mais bem sucedido em dar profundidade aos ataques tricolores e, após o intervalo, voltou como primeiro volante. Mesmo assim, abafando o Vitória em seu campo, o Flu chegou à virada, aos 12, na sua única jogada refinada na partida: de Felipe para Biro Biro para Sóbis para o fundo do barbante.

Porém, a fragilidade defensiva, talvez o maior problema do Flu nesta campanha horripilante, não permitiria a conquista dos três pontos. O Rubro-Negro Baiano – que teve como maior mérito a capacidade de em nenhum momento parecer estar jogando com dez, apesar da postura naturalmente mais defensiva – se aproveitou dos erros técnicos e táticos da retaguarda tricolor e alcançou a vitória com gols de Juan (aos 16 minutos) e William Henrique (aos 19), ambos com participação decisiva de Marquinhos, que ainda perdeu uma oportunidade na pequena área.

Com Edinho e Leandro Euzébio de atacantes, mais um símbolo do desespero, o Fluminense ouviu o apito final chegar para decretar seu sétimo jogo seguido sem vitória.

Fluminense: Diego Cavalieri; Bruno, Gum (Felipe), Leandro Euzébio e Igor Julião (Ronan); Edinho, Diguinho (Marcos Junior) e Jean; Rafinha, Biro Biro e Rafael Sóbis. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Vitória: Wilson; Ayrton, Victor Ramos, Kadu e Juan; Cáceres e Michel (Luiz Gustavo); Renato Cajá (William Henrique) e Escudero; Marquinhos e Dinei (Euller). Técnico: Ney Franco.

CURTINHAS PELO BRASILEIRÃO

- Se em termos de tabela cada uma das 38 rodadas do campeonato possui o mesmo peso, quando o assunto é o psicológico não podemos dizer o mesmo. E é justamente aí, no valor psicológico, que a vitória do Botafogo sobre o Atlético Mineiro se coloca como uma das mais importantes conquistadas pelo Glorioso na competição. Tanto para diminuir o abalo da eliminação traumática na Copa do Brasil como para se proteger do perigoso crescimento de Goiás e Vitória.

- Tantos são os culpados pela situação caótica em São Januário que seria impossível listá-los. No entanto, não tem como poupar os goleiros vascaínos. Que fique claro que eles, Diogo Silva e Alessandro, não são os únicos culpados pelos resultados negativos que se sucedem, mas que fique mais claro ainda que um clube da grandeza do Vasco não pode contar com arqueiros com tantas deficiências técnicas.


- E quando o Coritiba dava todos os indícios de que não conseguiria se reerguer, vem uma vitória heroica contra o líder Cruzeiro e uma goleada maiúscula diante do Grêmio. Se a situação coxa-branca ainda não é tranquila, muitos, inclusive torcedores do próprio clube, pensavam que ela seria infernal ao fim desta 31ª rodada.

Um comentário:

  1. Sem nenhuma criatividade e com gestões pífias, Vasco e Fluminense parecem “apostar” na moda retrô.

    ResponderExcluir