sábado, 16 de novembro de 2013

CAMPEONATO BRASILEIRO 2013 - 35ª RODADA - BOTAFOGO X ATLÉTICO PARANAENSE


Botafogo 4 x 0 Atlético Paranaense – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Fogão renasce! Com um futebol que não apresentava há tempos – em termos coletivos e individuais – Botafogo massacra o Atlético Paranaense e volta ao G4.

As inigualáveis palavras de Nelson Rodrigues uma vez disseram: “Nada tão remoto, nada tão longínquo, nada tão antediluviano como o passado recente, o passado imediato”. Pois realmente é difícil encontrar na memória uma atuação tão grandiosa deste Botafogo de Seedorf. No Maracanã, contra o Atlético Paranaense, o Bota não só voltou a apresentar o futebol que ganhou o status de mais bem jogado do país em meados do ano como ainda acrescentou uma boa dose de poder de decisão. Em outras palavras, jogou melhor – muito melhor! – e soube transformar a superioridade em goleada.

O que o Seedorf jogou não está no gibi. Participou intensamente do início e da conclusão das tramas ofensivas. De sua cabeça saiu a assistência para Elias abrir o placar. De seu pé direito, o dois a zero. Fora isso, distribuiu incontáveis passes macios e mostrou uma movimentação digna de quem conhece todos os espaços do gramado. Mas não foi só. Se Seedorf, por tudo que representa, termina o jogo como destaque, seus companheiros também estiveram em grande jornada.

Gabriel e Renato tomaram conta do meio-campo e ainda apareceram nas redondezas da área atleticana para criar jogadas de gol. Hyuri foi veloz, vertical e infernal. Rafael Marques lutou como sempre e acertou duas bolas na trave, deixando para Bruno Mendes a tarefa de fechar a goleada.

“E o Furacão?”, o amigo pode perguntar. Nada de elogios. O sistema ofensivo foi ruim – Everton não driblou, Mérida não passou, Éderson não finalizou e Marcelo apenas se salvou – e o defensivo ainda pior. Luiz Alberto e Manoel, que fazem um bom campeonato, erraram o que podiam e o que não podiam, assim como o volante Bruno Silva e os laterais Juninho e Léo (que até foi expulso, como o botafoguense Bolívar seria já nos acréscimos).

Este é um triunfo daqueles que dá nova vida ao Fogão. De agora para frente é absorver tudo o que esta vitória tem a ensinar para repetir nos três próximos duelos e conquistar a tão desejada vaga na Libertadores.

Botafogo: Jefferson; Edílson, Bolívar, Dória e Julio Cesar (Lima); Renato e Gabriel; Hyuri (Octávio), Seedorf e Rafael Marques; Elias (Bruno Mendes). Técnico: Oswaldo de Oliveira.


Atlético Paranaense: Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Juninho; Bruno Silva, João Paulo e Everton; Fran Mérida (Dellatorre); Marcelo (Jonas) e Éderson (Roger). Técnico Vagner Mancini.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário