sábado, 30 de novembro de 2013

JOGOS INESQUECÍVEIS DO BRASILEIRÃO - GOIÁS X GRÊMIO - 1996

Goiás 1 x 3 Grêmio

Campeonato Brasileiro 1996 – Jogo de Ida da Fase Semifinal

Estádio Serra Dourada, Goiânia (GO)

05 de dezembro de 1996

Público: 38.126

Goiás: Kleber; Índio, Sílvio Criciúma, Richard e Augusto; Reidner, Romeu, Lúcio e Evandro; Alex Dias (Maurílio) e Dill (Jacques). Técnico: Paulo Gonçalves.

Grêmio; Danrlei; Arce, Adílson, Rivarola e Roger; Dinho, Luiz Carlos Goiano, Emerson (Aílton) e Carlos Miguel (João Antônio); Zé Alcino e Paulo Nunes (Rodrigo Gral). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Gols – Primeiro Tempo: Arce (Grêmio), aos 6’ e Emerson (Grêmio), aos 40’. Segundo Tempo: Paulo Nunes (Grêmio), aos 11’ e Evandro (Goiás), aos 47’.

Mais de um ano já havia ficado para trás desde que o Grêmio vencera o Atlético Nacional do goleiro Higuita, para conquistar a Libertadores, e caíra, somente na disputa de pênaltis, na decisão do Mundial, diante de um dos mais fortes times da história do Ajax. Corria o ano de 1996, e a luta gremista agora era para conquistar o Brasileirão após 15 anos. Para chegar à decisão, porém, um duríssimo obstáculo se colocava a sua frente: o Goiás do perigoso quarteto ofensivo formado por Lúcio “Bala”, Evandro “Chaveirinho”, Alex Dias e Dill, iniciando um período de glórias que culminaria no Pentacampeonato Goiano em 2000. O jogo de ida da semifinal entre tricolores gaúchos e esmeraldinos goianos seria no Serra Dourada, e o Grêmio chegou fortíssimo para a batalha, com nada menos do que nove jogadores que haviam sido titulares nas decisões da Libertadores e do Mundial de 1995, além do treinador Felipão. A grande ausência era a de Jardel, já no futebol português, mas lá estavam com a camisa branca, preta e azul nomes como Danrlei, Arce, Rivarola, Adílson Batista, Dinho, Carlos Miguel e Paulo Nunes. Bola rolando, enquanto o Goiás esbarrava na trave e nas defesas do goleiro Danrlei, o Grêmio se aproveitava da precisão de Arce e da letalidade de Paulo Nunes para encaçapar uma bola atrás da outra nas redes esmeraldinas. Um, dois, três a zero. Estupendo! Nos acréscimos, Evandro diminuiu para os goianos, mas com a vitória por 3 a 1 como visitante, os tricolores haviam dado um enorme salto rumo ao título, que se confirmaria dentro de poucas semanas.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário