sábado, 16 de novembro de 2013

JOGOS INESQUECÍVEIS DO BRASILEIRÃO - GRÊMIO X FLAMENGO - 1982


Grêmio 0 x 1 Flamengo

Campeonato Brasileiro de 1982 – Terceiro Jogo da Final

25 de Abril de 1982

Estádio Olímpico, Porto Alegre (RS)

Público: 62.256

Grêmio: Leão; Paulo Roberto, Newmar, De León e Paulo César; Batista, Paulo Isidoro e Vilson Tadei; Renato Gaúcho, Baltazar (Paulinho) e Tonho (Odair). Técnico: Ênio Andrade.

Flamengo: Raul; Leandro (Antunes), Marinho, Figueiredo e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes (Vítor) e Lico. Técnico: Paulo César Carpegiani.

Gols: Nunes (Flamengo), aos 10’ do primeiro tempo


Era o duelo entre os últimos dois Campeões Brasileiros. Ou, se o amigo preferir, entre os Campeões Mundiais do ano anterior e do ano seguinte. Depois de dois empates nos primeiros jogos decisivos, Flamengo e Grêmio voltaram ao Estádio Olímpico na tarde de 25 de abril de 1982 para a batalha que valia o caneco do Campeonato Brasileiro de 1982. O Tricolor Gaúcho não só contava com o apoio de mais de 60 mil torcedores como jogava por um novo empate para se manter como Campeão Nacional. Estes, porém, não eram os planos de Zico e companhia. Logo aos 10 minutos da etapa inicial, o Galinho de Quintino fez jogada genial, arrancou com seu estilo único e rolou a pelota para Nunes tocar no cantinho de Leão, fazer um a zero e reforçar ainda mais apelido de Artilheiro das Decisões. A partir daí, o protagonismo saiu de quem usa chuteiras na busca pelo gol e chegou a quem usa luvas para evitá-los. Com defesas atrás de defesas, o arqueiro rubro-negro Raul se transformou numa muralha que não deixava passar nem pensamento gremista. Pensamento este que se tornava cada vez mais tenso com o caminhar do relógio e se refletia nas reclamações com a arbitragem – até hoje muitos tricolores juram que Andrade, sobre a linha do gol, evitou o empate gremista com a mão. E neste ambiente tenso e dramático que o apito final veio para decretar o título flamenguista e iniciar uma grande festa rubro-negra. Mais rubra do que negra no Olímpico, pela presença de diversos torcedores do Internacional “infiltrados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário