sexta-feira, 15 de novembro de 2013

LUCAS - O RETORNO


Seria uma mentira de mão cheia dizer que Lucas não vem tendo oportunidades no PSG. Quem nos conta são os números. Das 18 partidas que o PSG disputou na temporada (Supercopa da França, Liga Francesa e Champions League), o brasileiro esteve em campo em 17, sendo que em nove delas ouviu o apito inicial como titular. Definitivamente, Lucas não está encostado, porém não explodiu ainda – apesar de algumas boas e poucas ótimas atuações. Neste ritmo, vê sua chance de disputar a Copa do Mundo começar a virar cinzas, o que seria desastroso para as expectativas em torno do seu potencial. Daí nasceu a questão: por que não voltar para o Brasil por uma temporada?

Fosse o próximo ano um ano sem Mundial, Lucas poderia (e deveria) seguir no PSG. Lá não tem a pressão de ser decisivo sobre seus ombros, atua ao lado de estrelas como Cavani e Ibrahimovic´, e no esquema de rodízio do treinador Blanc encontraria espaços para crescer mesmo sem a titularidade absoluta. Porém, a Copa do Mundo no meado do ano exige que Lucas exploda e mostre o muito que sabe e ainda saberá. Não há tempo para milongas. Um breve retorno ao Brasil – de preferência para um clube que vá disputar a Libertadores nos meses que antecedem a Copa – seria benéfico para todos.


Benéfico para Lucas, que como protagonista dependeria apenas de seus próprios rápidos pés para recuperar o espaço que perdeu na Seleção do Felipão. Benéfico para o clube brasileiro, que contaria em seu quadro com um dos jogadores de maior potencial que o futebol brasileiro viu nascer nestes anos 2000. Benéfico para o PSG, que em 2015 receberia um Lucas mais maduro, possivelmente com uma participação em Copa do Mundo no currículo, e ainda com 23 anos incompletos. E, por fim, benéfico para a Seleção Brasileira, que poderia ter um jogador capaz de acelerar o ritmo de qualquer partida e de realizar imprevisibilidades que seriam de grande ajuda para furar os ferrolhos que certamente aparecerão pela frente no Mundial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário