quinta-feira, 20 de março de 2014

COLOCANDO RIVALDO EM SEU DEVIDO LUGAR


Não são poucos os craques que são engolidos pela camisa da sua Seleção. Quando nos clubes, jogam uma barbaridade e são capazes de brilhar e fazer chover ao mesmo tempo. Já trajados com a camisa de seu país são de uma timidez irreconhecível. E assim, a história de muitos grandes jogadores acabou carimbada com o rótulo de “não era jogador de Seleção”. A lista é imensa, mas nunca em minha vida no futebol compreendi a presença de um nome nela. O nome de Rivaldo.

Por que cargas d’água muitos insistem em incluir Rivaldo nesta lista? Será por que ele desprezou o marketing pessoal justamente no momento em que esta área crescia assustadoramente no futebol? Ou será por que ele nunca criou um laço forte de idolatria com nenhuma torcida de um grande clube brasileiro? Ou talvez por que, apesar de toda sua genialidade com a bola nos pés, Rivaldo nunca foi lá muito carismático?

Aproveito a despedida deste monstro do nosso futebol para chutar para escanteio todos estes questionamentos e tirar o nome de Rivaldo da supracitada lista para colocá-lo no lugar em que ele merece. O lugar reservado a quem foi protagonista no Vice-Mundial em 1998 – que nos diga a Dinamarca – e no Penta, em 2002, quando, se não foi melhor que Ronaldo, tampouco foi pior. E para aqueles que consideram o clássico contra a Argentina um título à parte, Rivaldo venceu cinco dos sete embates com nossos vizinhos, o mais inesquecível, para ele, aquele em Porto Alegre, em 1999, quando fez três gols na goleada por 4 a 2.

Com relação à Seleção, Rivaldo jamais pode ser considerado um qualquer. Jamais! Desde que o hors concours Pelé defendeu o Brasil pela última vez na sua carreira, em 1971, já se vão quatro décadas. De lá para cá, em dezenas de jogos e uma dezena de Copas do Mundo, a camisa 10 brasileira foi vestida por nomes do quilate de Rivellino, Zico, Raí e Ronaldinho. Quem melhor a vestiu a 10 canarinho após o Rei? É aqui, nesta disputa, que Rivaldo encontra seu lugar.

Um comentário:

  1. Bela homenagem! Que não o reconhece como mito do nosso futebol, só pode ser recalque. http://www.euvistoacamisadogalo.com.br/

    ResponderExcluir