sábado, 8 de março de 2014

PREGUIÇA E SALTO ALTO


A estratégia do Botafogo para o Carioca não merece críticas somente pela campanha ridícula de apenas quatro vitórias em 12 jogos num torneio onde sete clubes não disputam sequer a Série D do Brasileiro. As críticas mais efusivas devem ser direcionadas para a preguiça e o salto alto da comissão técnica alvinegra.

Em oito dos 12 jogos que realizou no Carioca até o momento, Eduardo Hungaro e seus auxiliares optaram por escalar uma equipe com 11 jogadores reservas. Esta fácil e frágil opção está banhada em uma preguiça enorme de se realizar uma planilha técnica e tática para o rodízio dos jogadores tidos como titulares.

Com um planejamento em mãos, Eduardo Hungaro saberia a hora certa de poupar os jogadores certos. Teria constantemente cerca de oito ou nove titulares em campo, deixando-os sempre ativos, mais entrosados e sem causar excessos. E mais, os jogadores reservas, ao invés de atuarem em um onze que só voltará a ser utilizado em treinos coletivos, se familiarizariam com os titulares e se tornariam opções táticas mais eficientes para o andamento de outras partidas.

Já sobre o salto alto, a imagem que a estratégia botafoguense passou foi a de que bastaria apenas reunir seus onze reservas que a vaga para a semifinal estava garantida antes mesmo de o campeonato começar. A realidade, porém, se mostrou bem diferente. A três rodadas do fim da fase inicial, o Botafogo só se classificará por um milagre.

Ninguém em sã consciência é capaz de negar que o Carioca é um torneio completamente inchado, que a pré-temporada do futebol brasileiro é muito curta e que a Libertadores merece um algum tipo de privilégio. Porém, a escolha do Botafogo por abandonar o torneio, independente dos resultados, não foi a mais adequada. Pelo menos, que sirva de exemplo. 

Um comentário:

  1. Cara, de boa?! O sonho de todo time brasileiro é disputar a Libertadores e ter o gostinho de VIRAR AS COSTAS para o Estadual. No entanto, o Cruzeiro, alem de líder do seu grupo na Libertadores, jogou neste sábado pelo mineiro, debaixo de chuva, já classificado como primeiro na tabela que, lhe dará vantagem nos mata-mata, meteu 12 mil pagantes no Mineirão. Ou seja, o Carioca que outrora foi o majestoso/charmoso, perdeu o glamour de vez com os 300 e poucos pagantes da maior torcida do planeta, e com essa campanha vexatória do Botafogo. A culpa é de quem? Como sempre falo em relação à Venezuela e seus chegados: “abaixo bolivarianismo” “abaixo estaduais”, ou pelo menos para os times grandes... Ou quem sabe entrarem apenas no finalzinho da competição?! Ah! Por enquanto o blog Assunto do Futebol, deu uma pausa. Estou dedicando somente ao www.EuVistoAcamisaDoGalo.com.br

    ResponderExcluir