sexta-feira, 13 de junho de 2014

COPA DO MUNDO 2014 - FASE DE GRUPOS


Poderíamos falar de como a arbitragem dificultou a vida do México ao anular dois gols legais de Giovani dos Santos na vitória por um a zero diante de Camarões. De como o veterano Rafael Márquez esbanjou conhecimento de como ser zagueiro da sobra. De como o Brasil precisará ter cuidado com o ala mexicano Layún às costas de Daniel Alves. De como Camarões provou que não basta porte físico e empacotamento de jogadores para se formar uma sólida retaguarda. Porém, amigos, temos que falar mesmo é da falta de misericórdia holandesa contra a Espanha.

Se antes do apito inicial esperava-se equilíbrio, bola nos pés da Espanha e saídas letais por parte da Holanda, o primeiro tempo veio para reforçar esta crença. Em alguns (poucos) momentos, Xavi, David Silva e Inista deixaram a criatividade aflorar e o jogo espanhol se soltou. Em outros, os holandeses acionaram o trio Sneijder, van Persie e Robben e provaram que não precisam de muito tempo com a redonda para chegar lá. A reedição da última final foi para o intervalo com o placar empatado em um gol (Xabi Alonso, em pênalti cavado pelo vaiado Diego Costa, e van Persie, em magistral peixinho) e a promessa de um segundo tempo no mesmo estilo.

Promessa feita é promessa cumprida, certo? Errado. Sedenta por revanche, a Holanda conseguiu levar à perfeição o estilo de jogo que propunha e fez história. Marcação pesada e forte, ocupação de todos os espaços defensivos, saída de bola em altíssima velocidade e muita – muita! – técnica do trio de ataque. Sneijder foi o homem de passes curtos, longos, rasteiros e altos e deu assistência para dois gols (de Vrij e Robben). Van Persie fez o diabo, tornou simples as mais difíceis finalizações e foi outra vez às redes. E Robben...

Foi de arrepiar o que Robben fez. “Que se dane que a Copa do Mundo acontece logo após o fim da temporada europeia”, ele pensou. E voou. Voou alto. Acabou com o jogo. Fez o gol da virada e o que fechou a goleada. Este em arrancada divina. Acreditem, amigos, foi ele quem fez chover em Salvador.

-----------------------------------------
HISTÓRIA DA COPA DO MUNDO

Ao entrar em campo para enfrentar Camarões, o zagueiro Rafael Márquez não somente se tornou o jogador que mais vezes defendeu o México na história da Copa do Mundo (13 partidas), mas também o primeiro jogador a ser capitão de sua Seleção em quatro Mundiais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário