segunda-feira, 30 de junho de 2014

COPA DO MUNDO 2014 - OITAVAS DE FINAL


A Holanda foi buscar dois gols contra o México no fechar das cortinas de um confronto sem trégua solar. Diante de uma Nigéria de peito aberto, a França cortou um dobrado por 79 minutos, até o goleiro elástico Enyeama cometer duas falhas imperdoáveis. A Alemanha encheu galões de suor para superar na prorrogação uma Argélia muito boa de bola. Se todos estes favoritos comeram o pão que o diabo amassou para avançar às quartas de final, por que a sensação é a de que o Brasil é quem digere a maior bisnaga infernal? A resposta se encontra no estilo de jogo. Ou na falta dele.

A Holanda pagou todos os seus pecados sob o sol cearense contra os confiantes mexicanos. Mas, mesmo ensopados de suor, os laranjas não deixaram de lutar ferozmente para fechar o meio-campo e, com a bola, de procurar o imparável Robben o mais rápido possível. Até quando partiram para a blitz final os holandeses não demonstraram desespero, tendo, inclusive, sacado o atacante van Persie.

Contra uma Nigéria cheia de ímpeto e de vontade de ser feliz, a França se viu diante de seu maior desafio até o momento. O encarou, porém, com muita bola nos pés dos meio-campistas e trocas de passes objetivas, além de sempre chamar o atacante Benzema para o jogo. Em outras palavras, venceu a Nigéria com as mesmas armas que apresentara na primeira fase.

Muito pelos sete jogadores do Bayern de Munique no onze inicial, a Alemanha já mostra um estilo Guardiola de ser. Schweinsteiger e companhia são menos pacientes e mais vigorosos e incisivos que os barcelonistas dos tempos de Guardiola, mas a bola de pé em pé em pé em pé em pé é o estilo da Alemanha. Foi assim que ela lutou e se entregou pela vitória contra a Argélia.

O Brasil foi o único a vencer nos pênaltis, levou uma bola na trave aos 14 minutos do segundo tempo da prorrogação e encharcou o gramado de lágrimas. No entanto, a vitória verde e amarela foi a mais dramática de todas porque o Brasil deu a impressão de que não tinha ideia do que precisava para triunfar, enquanto Holanda, França e Alemanha, mesmo nos momentos mais delicados, sabiam o que faziam.

------------------------------------------
HISTÓRIA DA COPA DO MUNDO
A Escócia é a seleção que mais participou da Copa do Mundo sem nunca ter passado para a segunda fase, com oito aparições. Na Copa do Mundo de 1974, por exemplo, a Escócia foi eliminada na fase de grupos de maneira invicta, após vencer o Zaire e empatar com Brasil e Iugoslávia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário