segunda-feira, 23 de junho de 2014

COPA DO MUNDO 2014 - FASE DE GRUPOS - BRASIL X CAMARÕES


A vitória levemente encardida sobre Camarões nos trouxe uma boa velha e uma boa nova. A boa velha é que Neymar segue sendo o melhor jogador de seleção do mundo. A boa nova é que a entrada de Fernandinho e a centralização de Oscar começam a dar mais cara de time ao time.

Falar que o Brasil chega pressionado pelo favoritismo em uma Copa do Mundo é lugar comum. Nunca, porém, o peso foi tão grande quanto é agora. Nem em 1950, até porque muito da atual pressão se dá pelo dolorido gol de Ghiggia. Como já está claro há anos o quão dependente esta seleção é de Neymar, nada mais lógico do que depositarem sobre os ombros do camisa dez a maior parte das esperanças e, consequentemente, da pressão. E sabem o que é mais surreal de tudo isso, amigos? É que o Neymar não mudou o seu jogo. Repete neste Mundial todos os seus muitos acertos e até os seus raros tropeços.

Assim como diante da Croácia, quando o caldo começou a engrossar contra Camarões foi ele quem nos trouxe paz e alegria. Paz com dois gols que colocaram para dentro as manguinhas que os camaroneses estavam botando para fora, principalmente após Matip empatar em um a um. A alegria veio com dribles e toques da mais refinada plasticidade. No meio da tensão do difícil embate, era possível ver sorrisos com a arte de Neymar.

No primeiro tempo, a salvação precisou vir pela genialidade de Neymar porque, mais uma vez, o Brasil não conseguiu encaixar seu jogo. Marcou pressão com eficiência por um período, usou e abusou dos lançamentos originados pelos zagueiros (arma que pode ser útil, mas não pode ser a única, contra os pequeninos chilenos) e voltou a ser frágil no meio-campo. A volta do intervalo com Fernandinho no lugar de Paulinho e com Oscar deslocado do flanco para o centro mudou o cenário. Pela primeira vez na Copa nosso meio-campo foi sólido.

Nem o maior defensor da entrada de Fernandinho podia imaginar que o volante se sentiria tão à vontade. Desarmou, arrancou, passou, encostou, fechou, participou do gol de Fred e arrematou de maneira certeira para transformar a vitória em goleada. Estamos encontrando nosso time. E temos Neymar.

------------------------------------------
HISTÓRIA DA COPA DO MUNDO
O treinador com mais vitórias na história da Copa do Mundo é o alemão Helmut Schön, que comandou a Alemanha Ocidental em todos os Mundiais de 1966 até 1978, com 25 vitórias. Já o único técnico que conquistou dois títulos é o italiano Vittorio Pozzo, feito alcançado com a própria Itália em 1934 e 1938. Quando o assunto é número de vitórias consecutivas, Luiz Felipe Scolari, o Felipão, possui 11 triunfos seguidos: sete com o Brasil de 2002 e quatro com Portugal de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário