domingo, 15 de junho de 2014

COPA DO MUNDO 2014 - FASE DE GRUPOS


Estariam as seleções contagiadas pelos ares do país que consagrou o futebol-arte? Se desde 1958 uma Copa do Mundo não termina com média de gols superior a três por jogo, estamos nos esbaldando em bolas nas redes. E se um alto índice de gols não é necessariamente um indicativo de bom futebol, estamos nos banhando prazerosamente em ótimas partidas. Este domingo levantou tantos assuntos que vamos seguir a cronologia dos embates para não embolar o meio de campo.

Se tem um lance que merece entrar naqueles DVDs de videoaula este foi proporcionado pelo suíço Behrami. Acréscimos da etapa final. Um a um no placar. Equador dentro da área para finalizar e... Behrami desliza em carrinho de rara perfeição, raciocina rápido para iniciar o contragolpe, leva uma traulitada digna de expulsão, rola no chão, se levanta, e solta a bola limpinha para os avantes. Resultado: gol da virada e vitória da Suíça.

Na sapecada de três a zero da França em Honduras, Benzema lavou a égua e o meio-campo francês flutuou como se jogasse sobre algodão. O destaque, porém, ficou por conta da garantia tecnológica recebida pelo juiz Sandro Meira Ricci para confirmar que a bola ultrapassara a linha no segundo gol azul. Em lances de não-interpretação, como este, a tecnologia é mais do que necessária e só traz justiça, pois ninguém gosta de debater uma jogada que a TV já deu o veredicto. Discussões boas são as geradas em lances de interpretação. Falando nisso, José Roberto Wright, Luís Fernando Veríssimo e Maradona afirmam ter sido pênalti em Fred.

E a Argentina? Bom, a Argentina destoou das atuações empolgantes do torneio, foi de uma pobreza franciscana na etapa inicial e abusou de desperdiçar os espaços oferecidos na etapa final. Um gol contra no início e outro nascido no único brilho de Messi foram suficientes para garantir um suado triunfo que quase foi para o brejo quando a Bósnia diminuiu no fim. Seria exagerado descer a lenha na atuação argentina. Foi apenas a estreia, a Bósnia não é nenhuma teta e Messi até fez um salseiro de leve depois do intervalo, quando recuou para a posição de armador e teve Higuaín e Agüero a sua frente.

-----------------------------------------
HISTÓRIA DA COPA DO MUNDO

Com três derrotas cada, Itália e a Inglaterra são os países que mais perderam disputas de pênaltis na história da Copa do Mundo. Vale citar que Roberto Baggio esteve presente nas três derrotas italianas, porém desperdiçou sua cobrança apenas na decisão do Mundial de 1994. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário