segunda-feira, 16 de junho de 2014

COPA DO MUNDO 2014 - FASE DE GRUPOS


O que intimidou no passeio alemão sobre Portugal não foi apenas a chinelada de quatro a zero, mas a naturalidade com o qual esta foi alcançada. Enquanto ainda creditamos boa parte das razoáveis atuações brasileira e argentina ao fato de estas terem sido estreias, a Alemanha ignorou os sintomas negativos que os primeiros chutes em uma Copa proporcionam e jogou livre, leve e solta na Fonte Nova. Amigos, somente uma equipe consciente de seu enorme potencial é capaz de tamanha naturalidade diante de uma estreia que se desenhava tão complicada.

É verdade que parte da complicação de se enfrentar Portugal virou fumaça depois de um pênalti cometido cedo por João Pereira e de mais uma expulsão inconsequente do descontrolado beque Pepe. A outra parte da complicação se esvaiu pela técnica monstruosa e tática afinada dos alemães. Hummels, Lahm, Kroos e Götze jogaram o fino da bola e Müller detonou: frieza, presença de área e três gols.

Ótimo jogador com a camisa de seu clube (Bayern de Munique), Müller cresce ainda mais quando defende a Alemanha, assim como já acontece há alguns anos com os hoje reservas Klose e Podolski. Para nós, brasileiros, acostumados a criticar ferrenhamente jogadores que não atuam tão bem com a amarelinha como em seus clubes, esta evolução de alguns alemães com o uniforme da seleção chama atenção.

Por incontáveis motivos que não necessitam ser listados, a naturalidade e a imponência dos alemães não existem na seleção do Irã, que, justamente por isso, passou 90 minutos segurando um empate mudo contra a Nigéria. Para os olhos artísticos, o jogo dos iranianos foi de uma feiura de doer, mas eles, por se sentirem mais fracos, têm todo o direito de jogar para não perder, até porque meteram o pé apenas na bola, e não nos nigerianos.

Gana arrematou ou cabeceou um total de 21 bolas contra a meta do ótimo goleiro Howard. Os Estados Unidos finalizaram apenas oito vezes. O placar final? Dois a um para os norte-americanos. Até que este Mundial demorou um pouco para nos lembrar que a justiça que vale no futebol é a justiça dos gols.

-----------------------------------------
HISTÓRIA DA COPA DO MUNDO
Três finais de Copa do Mundo terminaram com uma diferença de três gols para o Campeão, e em todas elas o Brasil esteve presente. Se nos Mundiais de 1958 e em 1970 os shows foram nossos, com a vitória de 5 x 2 e 4 x 1 sobre, respectivamente, Suécia e Itália, em 1998 sofremos com a derrota por 3 x 0 para a França de Zinedine Zidane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário