domingo, 23 de novembro de 2014

CRUZEIRO É CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2014



Indiscutível! Esta é a palavra que define o título cruzeirense do Brasileirão de 2014, pois, em um campeonato por pontos corridos, não é possível discutir a conquista de um time que assumiu a ponta da tabela na sexta rodada e de lá não mais saiu. A pergunta é: como o Cruzeiro conseguiu se manter na liderança durante tanto tempo?

A manutenção do elenco campeão em 2013, é claro, foi um fator crucial no novo triunfo celeste. Uma manutenção integral, já que dos sete cruzeirenses que fizeram parte da seleção do Brasileiro de 2013 para o FUTEBOLA (Fábio, Egídio, Nilton, Lucas Silva, Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Willian) todos seguiram como peças importantes em 2014. Assim como importantes também foram as entradas no time titular de Henrique e Marcelo Moreno, dois dos melhores jogadores de toda a competição.

Além de tecnicamente privilegiado (Fábio, Ricardo Goulart e Éverton Ribeiro que nos digam), este elenco azul iniciou o torneio mais encaixado, arrumado e entrosado taticamente do que seus rivais na briga pelo caneco. Neste assunto tático, vale aplaudir o treinador Marcelo Oliveira, que soube como fazer o time manter o alto padrão mesmo diante da troca de algumas peças, fosse por opção sua ou por necessidade de diminuir o desgaste físico do elenco.

Falando em físico, tem que se destacar que, com mais de 60 partidas oficiais na temporada, o Cruzeiro tenha tido forças para arrancar rumo ao título nas últimas semanas. Após vivenciar seu único período de queda na competição, entre as rodadas 25 e 31, quando levou apenas nove de 21 pontos disputados, a Raposa se encheu de fortificante e enfileirou cinco vitórias seguidas em pleno mês de novembro.

Devemos acrescentar ainda os méritos psicológicos de um time que não se abalou nem com a pequena má fase vivida em outubro, nem com as três derrotas sofridas diante do Atlético Mineiro (duas no Brasileiro e uma na primeira partida final da Copa do Brasil) e nem com a eliminação na Libertadores, visto que apenas uma semana após perder para o San Lorenzo a Raposa assumia a liderança nacional para não mais largar.

Pois é, amigos, vencer um Brasileirão exige muito. Vencer dois, em sequência, exige mais ainda. E seja nos quesitos técnicos, táticos, físicos ou psicológicos, o Cruzeiro, sempre que exigido, respondeu à altura.

PARABÉNS, CRUZEIRO!!!

Um comentário:

  1. Falar da técnica, físico, tático do time cruzeirense, se torna redundante. O buraco é mais embaixo! Sou obrigado acompanhar o Cruzeiro bem de perto. Esse Clube é modelo para qualquer outro do país, inclusive o São Paulo. SEMPRE bem gerido. Gestão? Palavra que muitos por aí não dão valor, falam de boca pra fora. Por exemplo: a parceria do Flu com a Unimed, era pra ter feito do Tricolor o time de melhor estrutura no futebol brasileiro. Não basta gastar dinheiro somente com salários altos. Aliás, o Rio de Janeiro, precisa de mudanças drásticas no que tange Gestão de futebol. Vergonha o que estão fazendo com o Botafogo. Lembrando que já se foi o tempo em que os grandes deitavam e rolava na série B. Que o diga o Vasco. Ainda acho que títulos no futebol são secundários. Acompanho o meu Galo há 20 anos. Ele se apequenou, virou chacota nacional, perdeu se canto, ninguém mais o temia, devia até a padaria da esquina, perdeu a identidade... Mas chegou um gestor. E ele geriu na prática. O clube se agigantou novamente, primeiro fora das quatro linhas e depois dentro de campo. Essa deve ser a ordem e não ao contrário, enganado os torcedores. Tenho orgulho da estrutura do Galo. Dividas trabalhistas impagáveis, foram pagas. Divida fiscal, foi negociada. CT, simplesmente entre os cinco melhores do mundo segundo a conceituada emissora européia Eurosport. E apesar de dois estádios maravilhosos em MINAS, o projeto do estádio está prontinho, previsto para iniciar agora, em 2015. Títulos??? Quem me conhece sabe que não comemoro. Obrigado, Alexandre Kalil, por ter resgatado o Clube Atlético Mineiro. Hoje eu digo: o Atlético é modelo de gestão. E, Parabéns, a essa outra potencia dentro e fora das quatro linhas, Cruzeiro Esporte Clube!

    ResponderExcluir