sexta-feira, 30 de outubro de 2009

CAMPEONATO BRASILEIRO 2009 - 32ª RODADA - SÉRIE A

Atlético Paranaense 1x1 Santos
Botafogo 1x0 Náutico
Cruzeiro 3x2 Santo André
Grêmio 3x1 Avaí
Barueri 2x0 Flamengo
Vitória 0x1 Corinthians
São Paulo 1x0 Internacional
Palmeiras 4x0 Goiás
Fluminense 2x1 Atlético Mineiro
Sport 1x1 Coritiba

Olá amigos do FUTEBOLA!

Permanece o equilíbrio do Brasileirão. O Flamengo perdeu para o Barueri e o Atlético Mineiro para o Fluminense. Dois candidatos ao título perdendo para uma equipe de férias e outra que briga para não cair. Por sinal, não coloquem o Fluminense na 2ª divisão. O Campeonato ainda conta com 6 jogos, que o Flu disputará como se fossem batalhas de vida ou morte. Vamos aos comentários dessa 32ª rodada.

Barueri 2 x 0 Flamengo – Arena Barueri, Barueri (SP)

Depois de 10 jogos invicto, o Flamengo perdeu para o Barueri e deixou escapar a chance de terminar a rodada dentro do tão desejado G4.

A empolgação mostrada pela torcida rubro-negra com a chance de poder dormir a quarta-feira na liderança do torneio, camuflou a dificuldade que seria o jogo contra o Barueri. A equipe paulista, que possui o quarto melhor ataque do Brasileirão e perdeu somente duas partidas em sua casa, se mostrou muito organizada, principalmente ofensivamente, e deu um banho de bola no Flamengo. Enquanto o Flamengo foi incapaz de organizar uma boa jogada durante os 90 minutos de jogo, o Barueri criou, de acordo com meu caderninho, nada menos do que 11 chances claras de balançar as redes. Contando com grande participação de Thiago Humberto e Márcio Careca, pelo lado esquerdo, além da presença do perigoso Val Baiano como referência na área, a equipe paulista poderia ter obtido um resultado histórico. Um gol de Val Baiano no fim do 1º tempo, após linda jogada de Thiago Humberto, e outro marcado por Éverton, depois de uma tabelinha com o Val Baiano, foram o suficiente para o Barueri conquistar a vitória. Uma goleada paulista só não ocoreu pois o bom meia Thiago Humberto não possui a mesma capacidade de finalizar que tem para organizar jogadas e o goleiro flamenguista Bruno mostrou muitos de seus atributos, salvando a equipe diversas vezes.

Muitos irão creditar a péssima atuação rubro-negra à ausência do Petkovic. Claro que o sérvio fez falta, principalmente na 1ª etapa, quando o Flamengo tentava atacar apenas com bolas longas “lançadas” na direção do Adriano. Porém, essa seria uma daquelas desculpas prontas, como, por exemplo, a famosa mania de culpar a altitude por derrotas contra equipes do Equador ou da Bolívia. O Flamengo possuía alternativas para suprir a ausência do Pet, porém jogadores-chave como Juan, Léo Moura e Zé Roberto, não estavam em uma noite inspirada. Já o treinador Andrade, que não queria modificar a estrutura da equipe, mesmo com a ausência de Pet, mostrou certa incoerência. O Zé Roberto, que vem mostrando excelente futebol jogando mais próximo da área adversária, foi recuado para o meio-campo e o Willians, que sempre atuou pelo lado direito, foi escalado como meia-esquerda. Talvez a melhor estratégia para manter a equipe estruturada fosse a simples escalação do Erick Flores.

Apesar da derrota, continuo acredito que o Flamengo pode conquistar a vaga na Libertadores de 2010. Em um Brasileirão tão equilibrado, uma hora o Rubro-Negro iria perder uma partida. Agora, resta saber como o elenco reagirá após essa derrota.

Fluminense 2 x 1 Atlético Mineiro – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Apresentando um futebol superior ao, até o início da rodada, vice-líder do Brasileirão, o Flumiense conseguiu conquistar importantíssimos três pontos e aumentou as esperanças do seus torcedores para a briga pela permanência na Série A do Brasileirão.

Após essa atuação do Flumiense contra o Galo Mineiro, cheguei à duas conclusões sobre o Tricolor. A primeira delas é que, invariavelmente, uma boa atuação do Flumiense está associada a uma boa atuação do argentino Conca. Mostrando um futebol refinado e de grande categoria, Conca comandou os principais ataques e contra-ataques do Tricolor que, mesmo não ocorrendo em grande quantitade, foram essenciais para o triunfo. Essencial também foi o seu gol, logo no início da 2ª etapa, que ampliou o placar para o Tricolor, já que Fred havia cobrado pênalti com perfeição antes do intervalo. Falando em Fred, está relacionado à ele a minha segunda conclusão sobre a equipe do Fluminense. Mesmo que ele não tenha uma boa atuação, basta sua presença em campo para a equipe ter mais espaços para jogar. Com todo respeito ao garoto Allan e ao veterano Roni, o Fred é um jogador de outro nível, que intimida os defensores. Nessa partida em particular, Fred apareceu bem, atuando como pivô, e ainda assustou o ótimo goleiro Carini por duas vezes. Sua presença na equipe será de grande importância nessa guerra que o Flu terá pela frente.

Falando sobre a atuação do Atlético Mineiro, a equipe não entrou em campo com o espírito de quem busca uma liderança de Brasileirão. Não que o Galo tivesse que desrespeitar o Fluminense, pois em um torneio como o nosso, realmente todos os jogos são difíceis, mas passar toda a 1ª etapa sem levar perigo ao goleiro Rafael é respeito demais. Uma das boas surpresas desse Campeonato é o ofensivo lateral-esquerdo Thiago Feltri, que em minha opinião vem sendo uma das principais armas do Galo. Nessa partida contra o Flu, ele raramente apareceu no campo de ataque e ainda viu o lateral-direito tricolor, Mariano, ter uma bela atuação pelo seu setor. O futebol dos meias Ricardinho e Corrêa também se mostrou muito abaixo do normal. Na verdade, de normal nessa atuação do Galo só mesmo as boas defesas do Carini e mais um gol do Diego Tardelli.

Agora, o Fluminense pega mais uma pedreira. Depois de Internacional, Goiás e Atlético Mineiro, três partidas difíceis que o Flu não perdeu, chegou a vez do Cruzeiro, no Mineirão. Sobre esse jogo, concordo em gênero, numero e grau com o atacante Fred, que após o jogo disse que se o Tricolor vencer, escapa do rebaixamento.

JOGADA RÁPIDA!

Obina salvou o Palmeiras. Washington salvou o São Paulo. Mais uma vez, Thiago Ribeiro salvou o Cruzeiro. Viva os atacantes do Brasileirão!

3 comentários:

  1. Hello, all the time i used to check website posts here early in
    the morning, because i love to learn more and
    more.

    my homepage - order quantrim
    Also see my page :: quantrim slimming

    ResponderExcluir
  2. I have been exploring for a bit for any high-quality articles or blog posts
    in this sort of area . Exploring in Yahoo I at last stumbled upon
    this web site. Reading this info So i'm satisfied to express that I've a very
    good uncanny feeling I came upon exactly what I needed. I so much undoubtedly will make sure to don?
    t overlook this web site and give it a glance regularly.


    Look into my blog 2810.a.hostable.me

    ResponderExcluir
  3. whoah this weblog is magnificent i love studying your articles.
    Stay up the great work! You understand, a lot of individuals are looking around for this
    information, you can aid them greatly.

    Also visit my web blog ... quantrim reviewed

    ResponderExcluir