domingo, 5 de dezembro de 2010

CAMPEONATO BRASILEIRO 2010 - 38ª RODADA

OLÁ AMIGOS DO FUTEBOLA!

ATÉ O DIA 13 DE DEZEMBRO, O FUTEBOLA CONTA COM A SUA PARTICIPAÇÃO PARA ESCOLHER O VENCEDOR DO PRÊMIO FUTEBOLA BRASILEIRÃO 2010. NÃO DEIXEM DE VOTAR NAQUELE QUE, EM SUA OPINIÃO, É O CRAQUE DO CAMPEONATO. SUA PARTICIPAÇÃO É DE GIGANTE IMPORTÂNCIA.

Prudente 0 X 3 Internacional
Vasco 2 X 0 Ceará
Atlético-PR 1 X 0 Avaí
São Paulo 4 X 0 Atlético-MG
Goiás 1 X 1 Corinthians
Cruzeiro 2 X 1 Palmeiras
Fluminense 1 X 0 Guarani
Santos 0 X 0 Flamengo
Vitória 0 X 0 Atlético-GO
Grêmio 3 X 0 Botafogo

Fluminense 1 x 0 Guarani – Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)

Fluzão Campeão!!! Foi duro, apertado, muito mais difícil do que o imaginado, mas enfim, depois de 26 anos, o Fluminense pode bater no peito e gritar: “Somos os melhores do Brasil”.

Para quem achava que o duelo contra o Guarani seria uma festa, alguns dirigentes chegaram a pensar em um show do também tricolor Paulo Ricardo antes da partida – idéia muito bem rechaçada pelo vice de futebol Alcides Antunes, afinal jogo é jogo e festa é festa – a equipe de Campinas deu um baita trabalho ao Flu. Na realidade, quem mais atrapalhou o Tricolor foi o nervosismo apresentado pela equipe, com Emerson e Mariano deixando escapar bolas fáceis, Diguinho errando passes de centímetros, Fred cabeceando sem a mínima concentração... O Fluminense só não foi para o intervalo mais nervoso ainda porque Corinthians e Cruzeiro encontravam enormes dificuldades em seus respectivos jogos e também foram para o intervalo empatando. O grito de gol tricolor só seria dado pelos já desesperados torcedores, que mesmo com o coração na mão não pararam de cantar um segundo, aos 17 minutos. Carlinhos foi até a linha de fundo, passou pelo zagueiro Aislan, que fazia muito boa partida, e alçou a pelota na área para Emerson empurrar pro fundo do gol depois de leve desvio de Washington. Não vou dizer que o gol do Flu saiu em boa hora porque toda hora é boa para balançar as redes, porém a partida começava a se encaminhar para aquele período onde o nervosismo passa a se tornar incontrolável e o tento do “Sheik” praticamente pôs fim ao Campeonato. É claro que o Fluminense não iria bobear e relaxar após abrir o placar, até porque o Guarani colocou mais dois atacantes em campo e qualquer mole tricolor poderia ser irreversível, porém os últimos 30 minutos foram muito mais tranquilos do que a primeira hora da partida.

Apesar de o argentino Dario Conca ter comido a bola durante literalmente toda a competição, afinal este baixinho imparável e impagável jogou simplesmente todas as 38 partidas, seria um exagero e um pecado colocar o caneco tricolor apenas na sua conta. O próprio Emerson, autor de 8 gols em 11 jogos incluindo o do título, que poderia aceitar o rótulo de herói da conquista foi pefeito ao declarar: “está todo mundo de parabéns”. Como não bater palmas para o trabalho do já multi-campeão Muricy Ramalho, que mesmo enfrentando diversos problemas de desfalques quase sempre apresentou uma equipe com excelente padrão tático? E a dupla de zaga Gum e Leandro Euzébio, simplesmente a defesa menos vazada do Brasileirão? E os laterais Carlinhos e Mariano, jogadores que mostraram nível para vestir a camisa da Seleção Brasileira? E o raçudo e ótimo volante Diguinho, sem dúvidas o jogador cujas ausências foram as mais sentidas pela equipe? Todos, todos os tricolores que trabalharam dentro e fora de campo por esta histórica conquista merecem ser elogiados. Continuando dentro das quatro linhas, Washington merece receber liberdade pelos gols perdidos e ser abraçado pelos gols marcados. Ricardo Berna e Tartá, que entraram na equipe quando o Campeonato estava na sua fase mais importante, corresponderam em dobro a confiança recebida. Rodriguinho não pode ser esquecido, e duvido que seja, pelos gols marcados sobre o eterno rival Flamengo. Aplausos também para Fred e Deco, que poderiam ter sido mais importantes não fossem os problemas médicos. Fernando Henrique, Rafael, Julio Cesar, Marquinho, André Luís, Valencia, Fernando Bob, Diogo...

Dentre os ensinamentos deixados pelo Fluminense-2010, gostaria de destacar dois que não deveriam nunca ser esquecidos. O primeiro deles está personificado em Dario Conca. O cartaz levado ao Engenhão com os dizeres “Conca, o argentino mais querido do Brasil” foi de enorme felicidade. Poucas vezes vi no meio do futebol tamanhas humildade e profissionalismo como as encontradas neste gênio da bola. Um verdadeiro exemplo para qualquer garoto que está dando os primeiros passos no futebol. O segundo importante ensinamento que gostaria de citar é que, mais do que nunca, foi provado que um título se conquista com um elenco forte. Se Fred, Deco, Emerson, Diogo, Marquinho, Diguinho e outros mais sofreram com contusões, o elenco se superou. A prova principal está no fato de o Flu ter permanecido 23 das 38 rodadas na liderança. Ou melhor, a prova principal está no mais do que merecido grito de “É CAMPEÃO!!! É CAMPEÃO!!! É CAMPEÃO!!!”

PARABÉNS, FLUZÃO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário