domingo, 12 de dezembro de 2010

PRÊMIO FUTEBOLA BRASILEIRÃO 2010

RESULTADO DO PRÊMIO FUTEBOLA BRASILEIRÃO 2010:

1º lugar: Conca(Fluminense) – 82,5% dos votos
2º lugar: Elias (Corinthians) – 7,5% dos votos
3º lugar: Montillo (Cruzeiro) e Jonas (Grêmio) – 5% dos votos cada

SELEÇÃO FUTEBOLA BRASILEIRÃO 2010

Goleiro: Fábio (Cruzeiro)
Pouco a pouco o goleiro Fábio vai escrevendo seu nome entre os grandes do futebol brasileiro na posição. E não é só por ser um gigante debaixo das traves, mas também pela identificação com o torcedor cruzeirense e por sua liderança perante os companheiros. Um número que representa a importância de Fábio na grande campanha da “Raposa” no Brasileirão: Das 20 vitórias do Cruzeiro, nove foram por 1 x 0, ou seja, aproximadamente 40% dos 69 pontos conquistads pelo Cruzeiro foram possíveis, entre outros fatores, pelo Fábio ter fechado o gol.

Lateral-Direito: Mariano (Fluminense)
Que ano para o latral-direito tricolor! Melhor na posição no Campeonato Carioca, convocação para a Seleção Brasileira e, por fim, unânimidade como o melhor camisa 2 do Brasileirão 2010. Não foram raros os jogos onde o Fluminense teve em Mariano sua principal válvula de escape da defesa e também a sua maior arma ofensiva. Se manter o ritmo em 2011, tem tudo para se firmar na Seleção Brasileira.

Zagueiro-Central: Dedé (Vasco)
Sem dúvidas uma das grandes surpresas do Brasileirão. Em diversas partidas do campeonato o zagueirão vacaíno foi impecável, ganhando todos os duelos e, prinicipalmente, sem cometer faltas. Os boatos são de que alguns clubes europeus já estão de olho em seu bom futebol e a minha torcida é para que o Dedé continue atuando em nossos gramados e possa evoluir ainda mais.

Quarto-Zagueiro: Miranda (São Paulo)
Já faz tempo que o Miranda é o melhor zagueiro do país. Se nos últimos anos ele se destacou conquistando o Tri pelo São Paulo (06/07/08) e brigando pelo título até a última rodada em 2009, desta vez foi diferente. Durante todo o Brasileirão de 2010 o São Paulo não foi nem sombra dos últimos anos, conseguindo apenas alguns bons momentos. Porém, o Miranda continuou uma muralha, um zagueiro de impressionante solidez. É outro que torcemos para que continue aqui pelo Brasil em 2011.

Lateral-Esquedo: Roberto Carlos (Corinthians)
Quem achou que o já consagrado Roberto Carlos voltaria ao Brasil apenas para ganhar mais uma graninha e se aposaentar errou feio. O lateral-esquerdo Pentacampeão em 2002 voltou jogando uma bola redondinha e nas vésperas da Copa do Mundo deste ano não foram poucos os que o queriam na Seleção Brasileira. A volta do Roberto Carlos ao Brasil fez bem ao jogador, ao Corinthians e aos que gostam do bom futebol.

Primeiro-Volante: Jucilei (Corinthians)
Em minha opinião, Jucilei já possui o caminho do sucesso desenhado. Com apenas 22 anos o volante é um dos principais jogadores do Corinthians, começa sua carreira pela Seleção Brasileira e parece ser excelente profissional. Dizem que os volantes modernos devem possuir preparo físico excelente, saber marcar e ter qualidade com a bola nos pés. O Jucilei tem tudo isso.

Segundo-Volante: Elias (Corinthians)
Ora atuando como volante, ora atuando como meia, Elias jogou uma barbaridade neste Brasileirão. Pode-se dizer até que foi o melhor meio-campo brasileiro no torneio, pois os poucos que jogaram mais do que ele são argentinos. Talvez o principal ponto positivo do trabalho do Mano Menezes neste ano de 2010, em que comandou o Corinthians e a Seleção Brasileira, tenha sido a importante participação na formação da dupla Jucilei/Elias.

Meia-Direita: Montillo (Cruzeiro)
Quando um jogador troca de equipe e em seus primeiros meses no novo clube não rende o esperado, o principal argumento para defendê-lo é sempre o mesmo: “o jogador ainda não está habituado ao novo clube”. Pois o argentino Montillo ignorou este tal período de habituação e em cinco meses se tornou não somente o principal jogador cruzeirense, mais um dos melhores do país. Sua qualidade para arquitetar jogadas ofensivas é imensa e se o Cruzeiro venceu 12 dos seus 19 jogos no 2º turno, muito se deve às grandes atuações deste genial argentino.

Meia-Esquerda: Conca (Fluminense) – O VENCEDOR DO PRÊMIO FUTEBOLA BRASILEIRÃO 2010
Este merecia um livro de elogios. Falando em livro, a partir de agora toda obra que se propor a contar a história do Campeonato Brasileiro deverá ter um capítulo dedicado a este pequeno gigante. Neste tempo onde muitos craques fazem sua parte dentro das quatro-linhas, mas deixam o profissionalismo de lado quando estão fora dos gramados, Conca é um exemplo que deve ser seguido por todos aqueles que dão os primeiros passos no futebol. Fica difícil saber o que mais encanta neste argentino. Seria o modo de tratar a pelota, que parece sorrir quando está sob seu dominío? Seria a inacreditável entrega que o fez jogar todas as 38 partidas do campeonato mesmo sentindo dores que fariam muitos jogadores no país – para não dizer todos – passarem um tempo no departamento médico? Seria a humildade que o faz dizer, após ganhar todos os prêmios possíveis de melhor do Brasil, que se não está na Seleção Argentina é porque ainda precisa melhorar? Bom, o principal ponto positivo do Conca eu não posso afirmar, mas não tenho a menor dúvida em dizer que este argentino é o melhor jogador do Brasileirão 2010. Parabéns, Conca!

Segundo-Atacante: Emerson (Fluminense)
Tenho certeza que muitos vão discordar da escolha do Emerson para a SELEÇÃO FUTEBOLA BRASILEIRÃO 2010 alegando que o craque tricolor jogou apenas 11 partidas na competição. Pois bem, vamos supor que, ao invés do Fluminense, o Corinthians tivesse se sagrado Campeão Brasileiro com o Ronaldo fazendo o gol do título. Não tenho dúvidas de que o “Fenômeno” estaria em todas as Seleções do Campeonato (inclusive na do FUTEBOLA), mesmo tendo jogado os mesmos 11 jogos do Emerson. Agora, voltemos à realidade onde o Campeão Brasileiro de 2010 foi o Fluzão. Na metade final do 1º turno (entre a 11ª e 19ª rodada), que colocou o Tricolor na liderança, o “Sheik” marcou sete gols em nove jogos e, após um período contundido, voltou para marcar o gol do título. Assim sendo, pela enorme garra que demonstrou nas partidas que atuou, pelos tentos que foram essenciais para colocar o Flu na ponta do Brasileiro ainda no 1º turno e pelo histórico gol do título, o Emerson está aqui na SELEÇÃO FUTEBOLA BRASILEIRÃO 2010.

Centroavante: Jonas (Grêmio)
Que o treinador Renato Gaúcho foi essencial para o Grêmio realizar a melhor campanha do Brasileirão no 2º turno, com incríveis 14 vitórias em 19 jogos, é unânimidade. Porém, a arrancada do Tricolor Gaúcho não seria possível sem os perfeitos arremates do atacante Jonas. Se no 1º turno Jonas foi bem, tendo balançado as redes oito vezes, no 2º ele foi espetacular, marcando nada menos do que 15 gols e se sagrando artilheiro do Brasileirão com um total de 23 tentos. Se Jonas continuar calibrado no próximo ano, o Grêmio será um forte candidato ao título continental.

Treinador: Muricy Ramalho (Fluminense)
Em minha opinião, o Muricy Ramalho teve mais trabalho para conquistar esse caneco de 2010 com o Fluzão do que qualquer um dos três que levantou com o São Paulo. O motivo? As inúmeras contusões sofridas por importantes peças no elenco Flu. Os volantes Diogo e Diguinho, os meias Marquinho e Deco, os atacantes Fred e Emerson... Não foram poucos os problemas médicos tricolores. No entanto, o trabalho do Muricy foi de suma importância para o Fluminense passar 23 das 38 rodadas na liderança da competição e em seu fim levantar o troféu.

Revelação: Bruno César (Corinthians)
Depois de se destacar na campanha que deu ao Santo André o Vice-Campeonato Paulista, Bruno Céar chegou ao Corinthians e continuou mostrando seu ótimo futebol. Com muita categoria no toque de bola e bastante precisão nos chutes longos, o meia foi uma peça muito importante na boa campanha do “Timão”.

Escalação
1 – Fábio (Cruzeiro)
2 – Mariano (Fluminense)
3 – Dedé (Vasco)
4 – Miranda (São Paulo)
5 – Jucilei (Corinthians)
6 – Roberto Carlos (Corinthians)
7 – Emerson (Fluminense)
8 – Elias (Corinthians)
9 – Jonas (Grêmio)
10 – Montillo (Cruzeiro)
11 – Conca (Fluminense)


Nenhum comentário:

Postar um comentário