domingo, 22 de maio de 2011

CAMPEONATO BRASILEIRO 2011 - 1ª RODADA




RESULTADOS
Flamengo 4 x 0 Avaí
Ceará 1 x 3 Vasco
Atlético Mineiro 3 x 0 Atlético Paranaense
Santos 1 x 1 Internacional
Palmeiras 1 x 0 Botafogo
Grêmio 1 x 2 Corinthians
Coritiba 0 x 1 Atlético Goianiense
Figueirense 1 x 0 Cruzeiro
Fluminense 0 x 2 São Paulo
América Mineiro 2 x 1 Bahia

ARTILHEIROS
2 GOLS
Bernardo (Vasco)
Magno Alves (Atlético Mineiro)

Palmeiras 1 x 0 Botafogo – Benedito Teixeira, São José do Rio Preto (SP)

Sem poder contar com a dupla de ataque Loco Abreu / Herrera, o Botafogo praticamente não atacou o Palmeiras durante os 90 minutos de jogo e iniciou com derrota o Brasileirão.

Ainda na tentativa de se recompor da chinelada de 6 x 0 que sofreu diante do Coritiba pela Copa do Brasil, o Palmeiras estreou no Campeonato Brasileiro organizado em um 4-4-2. Felipão mandou o seguinte onze à campo: Marcos, João Vítor, Danilo, Thiago Heleno e Gabriel Silva; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Tinga e Luan; Kléber e Adriano. Pelo lado do Botafogo, o suspenso Caio Junior apostava todas as suas fichas no retorno do craque Maicosuel e esquematizou a equipe em um 4-4-1-1, com: Jéfferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Lucas Zen; Thiago Galhardo, Marcelo Mattos, Arévalo Ríos e Cortês, Maicosuel; Caio.

Os primeiros minutos do duelo em São José do Rio Preto foram muito amarrados. Tanto o Botafogo, pela pouca participação do Maicosuel, quanto o Palmeiras, sem uma referência para arquitetar as tramas, encontravam enormes dificuldades ofensivas. Somente a partir do minuto 25 que o Palmeiras conseguiu encontrar uma maneira de fazer o goleiro da Seleção Brasileira Jéfferson trabalhar: as bolas paradas do Marcos Assunção. Até o intervalo do confronto, ou seja, em aproximadamente 20 minutos, Marcos Assunção acertou três tijolos de longa distância e por pouco não abriu o placar. O mais perigoso destes chutes ocorreu já nos acréscimos, quando a redonda explodiu no travessão e o lateral João Vítor quase balançou as redes no rebote. O Botafogo? Somente um daqueles meio cruzamento/meio chute do Maicosuel que triscou na trave.

Sumido nos primeiros 45 minutos, até pelo fato de o Palmeiras não ter conseguido colocá-lo no jogo, o atacante Kléber enfim deu as caras após o intervalo. E o “Gladiador” precisou de pouco tempo para decidir a partida. Se logo aos 6 minutos Kléber deu bom passe para um chute do Patrik que explodiu no Cortês, aos 19 ele deixou o Lucas Zen sem saber onde estava, chamou a responsabilidade da finalização para si e marcou um golaço. Vale dizer que o gol surgiu depois de um passe errado do Marcelo Mattos que o Márcio Araújo aproveitou para iniciar o contra-ataque. Kléber ainda participaria de uma trama ofensiva, aos 26 minutos, que terminou com um arremate para fora do Luan. E este foi o ultimo lance de ataque digno de nota do duelo. Enquanto o Botafogo permaneceu sem ter nem idéia de como poderia produzir uma jogada ofensiva de qualidade, o Palmeiras apenas se preocupou em segurar a vitória, tarefa que não encontrou problemas para conseguir.

A estréia alvinegra no Brasileirão serviu para confirmar que a equipe precisa urgentemente de reforços. Concordo que o Maicosuel tem potencial para voltar a ser um dos melhores jogadores do país, porém o “Mago” não vai conseguir levar este Botafogo nas costas durante as 38 rodadas do torneio. E devemos nos lembrar que o Loco Abreu disputará a Copa América pela Seleção Uruguaia, ou seja, desfalcará o Fogão por um bom tempo.

TRÊS TOQUES!

- Nem mesmo o fato de ter enfrentado um “misto frio” do Avaí, que está com as atenções todas voltadas para o duelo contra o Vasco pela Copa do Brasil, diminui a empolgação do torcedor do Flamengo com a goleada de 4 x 0 obtida. No entanto, a alegria rubro negra não se dá pelo placar elástico conquistado, mas sim pela grande atuação do Ronaldinho Gaúcho. Desde que chegou ao Fla, Ronaldinho ainda estava devendo uma apresentação como esta, ou seja, digna de quem já foi eleito o melhor do mundo por duas vezes. Dos quatro tentos da equipe, Ronaldinho participou diretamente de três deles e ainda deixou sua marca com um golaço. Fora os dribles e passes plasticamente belos que fizeram parte do seu repertório neste sábado. Nota 10 para o R10.

- O Brasileirão só irá terminar em dezembro, e fica muito difícil realizar qualquer previsão neste momento. No entanto, existe um jogador que acredito vai se destacar bastante e brigará para ser o artilheiro do torneio. Falo do luso-brasileiro Liédson, que já começou a competição com um lindo gol de voleio que deu ao Corinthians uma grande vitória sobre o Grêmio no Olímpico.

- No duelo de Tricolores em São Januário, poderia criticar aqui a péssima atuação do Fluminense, uma das piores da equipe no ano, porém prefiro elogiar a apresentação são-paulina. Com Dagoberto e Lucas voando baixo, o Sampa engoliu o adversário e mostrou um futebol bonito de se ver para garantir os três pontos com certa facilidade. Além desta dupla de ataque que deixou o sistema defensivo do Fluminense mais perdido que surdo em bingo, vale destacar também a atuação do volante Casemiro, que defendeu e atacou com enorme eficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário