segunda-feira, 16 de maio de 2011

DOMINGO DE CAMPEÕES PELO BRASIL

Olá amigos do FUTEBOLA!

O domingo foi recheado de decisões pelo Brasil afora. De Norte a Sul alguns Campeões Estaduais de 2011 foram conhecidos. Muitos torcedores acordaram nesta segunda com o sorriso estampado no rosto, enquanto outros tantos com a cabeça inchada. No entanto, devido ao nosso calendário mais apertado que olho de japonês com sono, as atenções já se voltam para o início do Brasileirão e para as fases finais da Copa do Brasil e da Libertadores. Vamos ver como foram algumas finais por este Brasilzão!

Santos 2 x 1 Corinthians – Vila Belmiro

Sei que muitos possuem a opinião de que o Muricy Ramalho deveria ter poupado seus titulares no Paulistão e priorizado a Libertadores, principalmente depois das contusões do Elano e do Ganso. No entanto, penso diferente. Uma vez o jornalista corintiano Juca Kfouri, ao ser perguntado sobre qual seria sua reação quando o Corinthians fosse Campeão da Libertadores, respondeu que se sentiria tão feliz como quando o Timão conquistou o Campeonato Paulista de 1977 e saiu da longa fila de 23 anos. O Paulistão, assim como outros tradicionais estaduais, ainda merecem muito respeito, apesar dos “engravatados do futebol” criarem regulamentos cada vez mais esdrúxulos. Este Paulista é muito importante para a história do Santos, que alcançou seu quarto Estadual nos últimos seis anos, e também para cada um dos seus jogadores. Ou vocês acham que o fato de o Neymar ter marcado um gol na final do Paulistão, contra o Corinthianse e em uma Vila Belimiro lotada não marcará sua vida?

Grêmio 2 (4) x (5) 3 Internacional – Olímpico

Depois de serem eliminados nas oitavas de final da Libertadores, os ídolos e treinadores, Renato Gaúcho e Falcão, não estavam nada confortáveis. Eu diria até que o colorado estava com mais pulgas atrás da orelha, pois saiu da Libertadores de uma forma mais traumática e perdeu o primeiro duelo da decisão do Gauchão, ambos no Beira-Rio. Mas como todos sabemos, no planeta bola a linha entre as duras críticas e os elogios é muito tênue, e com a histórica vitória sobre o Grêmio no Olímpico, o Falcão afrouxou – e muito! – a corda que apertava seu pescoço. Saindo do banco de reservas e entrando nas quatro linhas, é impossível na destacar o Leandro Damião nesta vitoriosa campanha vermelha. Com um gol atrás de outro, Damião vem justificando a convocação que recebeu para a Seleção Brasileira recentemente. O futebol brasileiro só tem a ganhar caso o centroavante colorado mantenha o ritmo durante o Brasileirão.

Cruzeiro 2 x 0 Atlético Mineiro – Arena do Jacaré

Se a expectativa para saber se o colorado Leandro Damião continuará voando baixo durante o Brasileiro é grande, o mesmo pode se dizer do cruzeirense Wallyson que está jogando um bolão nesta primeira metade do ano. Em minha opinião, este elenco cruzeirense precisa de mais força em jogos decisivos e convenhamos que vencer o maior rival em uma final é excelente para ganhar esta força. Com a incrível marca de 67 gols em 23 jogos (quase 3 gols por jogo) o Cruzeiro mais uma vez chega forte para o Brasileirão. Já o Atlético Mineiro, precisa fazer de tudo para não perder o cobiçado técnico Dorival Júnior, pois começar um novo trabalho na mesma semana de início do Brasileirão não será nada bom para o Galo.

MAIS CAMPEÕES PELO BRASIL

- Em uma decisão que não contou com clubes de Florianópolis, o Chapecoense, que disputou o torneio como convidado, venceu o Criciúma por 1 x 0 e se sagrou Campeão Catarinense. Foi o quarto título da história do clube de Chapecó.

- Na “Terra de todos os Santos” o Bahia impediu o Pentacampeonato do Vitória. Mas não foi o Bahia Campeão Brasileiro de 1988 e grande rival do Vitória que conseguiu o feito, e sim o Bahia de Feira de Santana, que com o triunfo por 2 x 1 em pleno Barradão conquistou o primeiro título de sua história.

- Bem que o Sport tentou, mas diante de um Arruda lotado – o maior público nacional até o momento com 55 mil pagantes – o Santa Cruz chegou ao título Pernambucano mesmo com a derrota por 1 x 0, já que havia vencido o jogo de ida por 2 x 0. Com a conquista do caneco, o Santa Cruz impediu o Hexacampeonato do “Leão”. Este foi o 25º título do Coral.

- Com dois empates em 1 x 1 em dois jogos diante do Goiás, o Atlético-GO conquistou o Bicampeonato Goiano. Desde que o Vila Nova foi Tetracampeão entre 1977 e 1980, um clube sem ser o Goiás não conquistava dois títulos seguidos no Estado.

- No Candango 2011 o Brasiliense empatou sem gols com o Gama e alcançou seu sétimo título estadual nos últimos oito anos. A nota triste para os torcedores do Brasiliense ficou por conta da declaração do ídolo Iranildo, que anunciou o seu adeus do clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário