quinta-feira, 19 de maio de 2011

COPA DO BRASIL 2011 - SEMI FINAL

Vasco 1 x 1 Avaí – São Januário

Em duelo emocionante, o Vasco saiu atrás no placar e precisou correr até o último giro do ponteiro para buscar um empate que só veio com o pênalti convertido pelo Diego Souza nos acréscimos.

Para a abertura de sua terceira semi final de Copa do Brasil nos últimos quatro anos, o Vasco entrou em campo organizado pelo Ricardo Gomes no já costumeiro 4-3-1-2, com: Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramón; Fellipe Bastos, Jumar, Felipe; Diego Souza; Eder Luís e Alecsandro. Pelo lado do Avaí, Silas arquitetou a equipe em um 3-1-4-2, com Renan; Gustavo, Bruno e Révison; Marcinho Guerreiro; Felipe, Acleisson, Marquinhos e Julinho; Marquinhos Gabriel e Willian.

Embalado pela torcida, que lotava São Januário, o Vasco iniciou a partida voando baixo e por pouco não abriu o placar pouco após o apito inicial em lance que o Marcinho Guerreiro salvou uma finalização do Diego Souza sobre a linha. E na primeira metade da etapa inicial, o Vasco, liderado pela categoria do Felipe, se manteve mais presente no campo de ataque e criou mais duas oportunidades de gols, uma em arremate longo do próprio Felipe e outra com o Anderson Martins de cabeça. No entanto, o Avaí não se contentou apenas em se defender e arriscou alguns avanços pela esquerda com o Julinho, deixando o torcedor vascaíno com a pulga atrás da orelha. Nos últimos 20 minutos da 1ª etapa, o Avaí conseguiu foi mais bem sucedido em conter o ímpeto cruzmaltino e o jogo diminuiu de volume.

Os primeiros 20 minutos do 2º tempo foram um espelho do mesmo período na etapa inicial, ou seja, o Vasco se mostrou mais presente ofensivamente enquanto o Avaí tentou algumas escapulidas com o ala-esquerda Julinho. Em ordem cronológica, o Vasco teve um chute de fora da área do Diego Souza que passou raspando a trave, um excelente passe do Felipe para o Alecsandro que o goleiro Renan saiu bem do gol e uma espetacular jogada do Diego Souza pela direita que terminou com o Élton – que havia entrado no lugar do Alecsandro havia segundos – finalizando de canela para fora. Depois desta sequência de chances criadas pelo Vasco, o Avaí mostrou que estava vivo obrigando o Fernando Prass a realizar linda defesa em cabeçada do atacante Willian.

No entanto, a prova concreta de que o “Leão” estava vivinho da Silva veio aos 35 minutos, quando ala Julinho, o melhor jogador avaiano em campo ao lado do incansável Marcinho Guerreiro, apareceu mais uma vez pela esquerda, entortou o Allan e bateu cruzado para marcar um golaço. Sofrer um gol em seus domínios era tudo que o Vasco não queria, mas ainda havia tempo para buscar o empate e o “Gigante da Colina” partiu para cima do adversário. Mais na base do abafa do que das tramas bem arquitetadas, o Vasco conseguiu melhorar sua situação para o jogo de volta quando o relógio já estava nos acréscimos, em cobrança de pênalti do Diego Souza, o melhor vascaíno em campo. O lance teve origem com o próprio Diego Souza, que cruzou a pelota para a área e o Gustavo Bastos, diga-se de passagem de maneira muito infantil, puxou o centroavante Élton pela camisa.

É claro que o empate por 1 x 1 não era o resultado esperado pelos torcedores e jogadores vascaínos. No entanto, é mais claro ainda que o confronto não esta definido. O Vasco tem totais condições de realizar uma boa partida em Florianópolis e conquistar a vaga na decisão da Copa do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário