terça-feira, 17 de maio de 2011

PREMIER LEAGUE 2010/2011 - 37ª RODADA





RESULTADOS
Blackburn 1 - 1 Manchester United
Blackpool 4 - 3 Bolton
Sunderland 1 - 3 Wolverhampton
West Bromwich 1 - 0 Everton
Chelsea 2 - 2 Newcastle
Arsenal 1 - 2 Aston Villa
Birmingham 0 - 2 Fulham
Liverpool 0 - 2 Tottenham
Wigan 3 - 2 West Ham
Manchester City 3 - 0 Stoke City

ARTILHEIROS
21 gols
Dimitar Berbatov (Manchester United)
19 gols
Carlos Tévez (Manchester City)
17 gols
Robin van Persie (Arsenal)
Darren Bent (Aston Villa)

MANCHESTER UNITED SE TORNA O MAIOR CAMPEÃO INGLÊS DE TODOS OS TEMPOS

The greatest! O Manchester United empatou com o Blackburn em 1 x 1 e conquistou a Premier League na temporada 2010/2011. O título foi o 19º da história do clube, que ultrapassou o Liverpool e agora é o maior vencedor da “Terra da Rainha”.

Muitos são responsáveis por este histórico triunfo vermelho. Os veteranos van der Sar e Ryan Giggs desafiam o tempo e jogam no mais alto nível do futebol mundial. Wayne Rooney e Hernández se entenderam tão bem dentro das quatro linhas que são um exemplo perfeito de mutualismo, termo científico utilizado para uma relação entre dois seres na qual ambos se beneficiam. Falando em dupla, impossível não destacar a muralha formada por Vidic e Ferdinand, a melhor dupla de zaga do mundo. E ainda tem os gols do artilheiro do torneio Berbatov, as assistências do Nani, a segurança do Carrick, a experiência do Scholes, a consistência do Evra, a impetuosidade dos brasileiros Anderson, Rafael e Fábio, a energia do Park, a agilidade do Valencia… Sem dúvidas é uma equipe de grande qualidade. No entanto, estas qualidades só aparecem e resultam em vitórias pois são maravilhosamente bem utilizadas pelo lendário Sir Alex Ferguson.

Não quero aqui fazer uma retrospectiva sobre a passagem de 25 anos de Alex Ferguson pelo Manchester, até porque o computador poderia ter problemas de memória tamanho o número de páginas que seriam escritas. Meu objetivo é analisar o trabalho atual deste que é, em minha opinião, o melhor técnico do mundo. A cada temporada européia que passa eu fico mais impressionado com a capacidade que Alex Ferguson possui para explorar os pontos fortes do seu elenco e convencer os jogadores a obedecê-lo. Os exemplos são numerosos. Em 2009, ano em que o Manchester perdeu a final da Champions League para o Barcelona, Rooney jogava aberto e auxiliava na marcação dos laterais, deixando Cristiano Ronaldo de centroavante. Hoje, Rooney atua de segundo atacante, atrás do Chicharito Hernández. Desde que acompanho futebol que Ryan Giggs sempre jogou pelos flancos do gramado, mas atualmente o veterano atua centralizado em uma linha de quatro homens de meio-campo. O meia Anderson de volante, o lateral-esquerdo Fabio pela direita, Park em todas as posições do meio-campo possíveis... Ferguson faz o que quer e o Manchester continua brigando por títulos. E que ninguém ouse chamá-lo de Professor Pardal. O que ele faz não é invencionice, é muito conhecimento do material que tem nas mãos. Diria eu que nenhum treinador no mundo conhece tanto os seus jogadores quanto Sir Alex Ferguson.

A conquista do caneco inglês foi importantíssima, até pelo fato de transformar o clube no maior vencedor da história do país. No entanto, este Manchester United versão 2010/2011 pode mais. Pode vencer o Barcelona e pintar o “Velho Continente” de vermelho. A data e o local do confronto estão marcados: dia 28 de maio no estádio de Wembley. Não deixo de ver por nada neste mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário