quinta-feira, 12 de maio de 2011

COPA DO BRASIL 2011 - QUARTAS DE FINAL

Ceará 2 x 2 Flamengo – Presidente Vargas, Fortaleza (CE)

Em um duelo empolgante e indefinido até o apito final o Ceará foi buscar uma desvantagem de dois gols no placar e eliminou o Flamengo da Copa do Brasil.

Com uma boa vantagem obtida no jogo do Engenhão, o treinador Vagner Mancini organizou o Ceará em um 4-4-2, com: Fernando Henrique, Boiadeiro, Fabrício, Erivélton e Vicente; Michel, João Marcos, Geraldo e Thiago Humberto; Iarley e Washington. Vale dizer que, diferente da partida no Rio, o Geraldo atuou mais distante dos atacantes e o Thiago Humberto mais aberto pela direita. Pelo lado do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo decidiu por Ronaldo Angelim na lateral-esquerda e esquematizou a equipe em um 4-2-2-2, com: Felipe; Léo Moura, Welinton, David Braz e Ronaldo Angelim; Willians e Renato; Thiago Neves e Bottinelli; Ronaldinho e Wanderley.

Necessitando marcar gols para conquistar a classificação, o Flamengo iniciou o duelo voando baixo. Com Bottinelli e Ronaldinho aparecendo mais para o jogo do que nas partidas recentes, Wanderley fazendo bem o papel de pivô, Renato chegando ao ataque e Thiago Neves infernal, o Rubro Negro engoliu o Ceará e chegou aos 2 x 0, que o classificaria, em aproximadamente meia hora. Os gols foram marcados pelo melhor jogador do Fla neste ano, Thiago Neves, sendo o primeiro, aos 19 minutos, após linda assistência do Ronaldinho, e o segundo, aos 28, em jogada individual.

Vendo a vaga na semi final escorrendo por suas mãos, Vagner Mancini sacou o lateral-esquerdo Vicente e colocou o meia Osvaldo. Amigos, nem o mais otimista torcedor do “Vovô” imaginaria que o Osvaldo pudesse entrar tão bem no confronto. Em pouco mais de 15 minutos, Osvaldo driblou, bateu a falta que originou o gol de cabeça do centroavante Washington, sofreu a falta que resultou na expulsão do Ronaldo Angelim e cobrou o córner que terminou com novo gol do Washington.

Nos segundos finais da 1ª etapa, o Flamengo acertaria a trave duas vezes em um mesmo lance, com o Léo Moura e o Wanderley, tendo o centroavante perdido uma chance incrível. O empate sofrido, a expulsão do Ronaldo Angelim e as bolas na trave mexeram com a cabeça dos rubro negros, que após o fim do 1º tempo se envolveram em uma confusão com o árbitro e a polícia que acabou resultando na expulsão do técnico Luxemburgo.

Para a 2ª etapa, o esperado ocorreu, ou seja, um Ceará voltou recuado e tentando explorar nos contra-ataques o fato de ter um homem a mais, enquanto o Flamengo partiu, novamente, em busca da vitória. E, assim como nos primeiros 45 minutos, o duelo continuou eletrizante, com ambas as equipes construindo boas oportunidades de balançar as redes. Nos primeiros 10 minutos o Fla esteve mais perigoso e criou sua melhor jogada em uma arrancada do Ronaldinho que o esforçado Wanderley arrematou em cima do Fernando Henrique. O Ceará voltou a ficar perigoso ofensivamente após mais uma mexida certa do seu treinador, que colocou em campo o veloz Eusébio e tornou os contra-golpes alvinegros mais efetivos. Eusébio também deu trabalho ao Felipe nas finalizações longas.

Foi neste panorama de um Flamengo com mais posse e um Ceará perigoso nos contra-ataques que o goleiro cearense, Fernando Henrique, fez duas defesas difíceis em arremates do Thiago Neves e praticamente garantiu a vaga para o “Vovô”. Nos últimos 15 minutos de jogo, um Flamengo já sem pernas e forçando muito as jogadas tentava desesperadamente a vitória e deixava muitos espaços atrás. Espaços que só não renderam ao Ceará mais um gol pois o Osvaldo finalizou para fora uma linda jogada pela esquerda. Nem mesmo a boa entrada do garoto Negueba no Fla foi suficiente para o time chegar ao barbante.

Depois de abrir 2 x 0 no escore, o Flamengo teve tudo para garantir sua classificação para as semi finais da Copa do Brasil. No entanto, a equipe perdeu a concentração e o foco durante os 15 minutos finais do 1º tempo e não conseguiu mais se recuperar. Méritos para os jogadores cearenses, que não desistiram depois de um início avassalador do Flamengo, e do Vagner Mancini, que soube enxergar o jogo e fazer as alterações necessárias para mudar a cara do jogo.

Muitos esperavam ver um duelo entre Rio de Janeiro e São Paulo, com Flamengo contra Palmeiras, na semi final da Copa do Brasil. Porém, Coritiba e Ceará mostraram competência suficiente para avançar no torneio e farão um confronto interessantíssimo valendo a vaga na grande decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário