domingo, 8 de maio de 2011

PRÊMIO FUTEBOLA CARIOCÃO 2011





PRÊMIO FUTEBOLA CARIOCÃO 2011 DE MELHOR JOGADOR




1º - THIAGO NEVES (FLAMENGO)


2º - FELIPE (FLAMENGO)


3º - FELIPE (VASCO)




SELEÇÃO FUTEBOLA CARIOCÃO 2011





GOLEIRO – FELIPE (FLAMENGO)
Para levantar o caneco estadual, o Flamengo precisou vencer todos os seus principais rivais na disputa por pênaltis. Contra Botafogo e Fluminense, respectivamente semi final da Taça Guanabara e semi final da Taça Rio, as defesas do goleiro rubro negro na disputa por penalidades foram essenciais para colocar o Fla na decisão. Já contra o Vasco, na final da Taça Rio, Felipe, mesmo sem defender um pênalti, foi de extrema importância, pois nada menos do que três vascaínos bateram suas cobranças para fora, tentando fugir do “Paredão”.

LATERAL-DIREITO – LÉO MOURA (FLAMENGO)
Não importa o esquema escolhido pelo treinador, se com dois ou três zagueiros, não importa o período do ano, se é início ou final de temporada, Leonardo Moura sempre é uma peça fundamental da engrenagem rubro negra. E neste Cariocão não foi diferente. Enquanto muitos culpavam o início da temporada pelas atuações abaixo da media na Taça Guanabara, Léo Moura voava e ajudava o Fla a conquistar importantes resultados. Nem mesmo as constantes mudanças táticas que Luxemburgo implantou na equipe foram capazes de influenciar no grande futebol deste lateral que tem a cara do Flamengo.

ZAGUEIRO-CENTRAL – DEDÉ (VASCO)
No início do Cariocão Dedé estava contaminado pelo péssimo futebol jogado pelo Vasco e não conseguiu repetir as atuações que o colocaram entre os melhores zagueiros do país. Porém, mais claramente depois da chegada do ex-zagueiro e treinador Ricardo Gomes, Dedé voltou a apresentar um futebol seguro e ausente de violência. Sem dúvida o fato de Dedé ter reencontrado o seu futebol foi um dos fatores responsáveis pelo crescimento do Vasco ao longo do torneio.

QUARTO-ZAGUEIRO – ANTÔNIO CARLOS (BOTAFOGO)
Se existe um jogador que se salva da ruim campanha realizada pelo Botafogo no Cariocão este é o zagueiro Antônio Carlos. Não que Antônio Carlos tenha sido uma muralha, afinal o Botafogo sofreu 16 gols durante todo o torneio, mas o Antônio Carlos apresentou um futebol seguro o suficiente para se destacar perante os zagueiros rivais, principalmente os da dupla Fla-Flu, e os das equipes de menor porte. Quem poderia estar ocupando a vaga de Antônio Carlos era o Gustavo, zagueiro do Boavista, porém, depois de realizar uma boa Taça Guanabara, Gustavo decaiu muito e acabou expulso em duas das cinco partidas que disputou na Taça Rio.

LATERAL-ESQUERDO – CORTÊS (NOVA IGUAÇU)
Neste Cariocão onde Flamengo, Fluminense e Botafogo enfrentaram diversos problemas na lateral-esquerda e o vascaíno Ramón passou longe de apresentar o futebol de sua primeira passagem pelo clube, quem mereceu ganhar a vaga na Seleção do Cariocão foi o jovem Cortês, lateral do Nova Iguaçu. Com boas atuações na Taça Guanabara, Côrtes chamou a atenção pelo grande jogo realizado contra o Vasco e, neste deserto de laterais pela esquerda que vive o futebol carioca, conquistou sua vaguinha entre os onze do Cariocão e já está fazendo parte do elenco botafoguense.

PRIMEIRO VOLANTE – WILLIANS (FLAMENGO)
Diferente do que muitos estão falando, eu não acredito que os treinamentos técnicos que Luxemburgo diz estar realizando com o Willians estejam dando resultados. Em minha opinião, o volante rubro negro continua com erros primários de passes. No entanto, sua capacidade de roubar bolas e a disposição que demonstra durante os 90 minutos de jogo são essenciais para o funcionamento do Flamengo. Neste Cariocão, Willians nunca deixou de apresentar um futebol voluntarioso e de disputar cada bola como se fosse uma ceia de natal, e por isso merece estar na Seleção do Cariocão.

SEGUNDO VOLANTE – FELIPE (VASCO)
Ora atuando como meia, ora como volante pela esquerda no 4-3-1-2 organizado por Ricardo Gomes, Felipe foi o cérebro vascaíno durante a campanha da Taça Rio. A atuação que espelha o grande futebol apresentado pelo Felipe ocorreu contra o Bangu, quando o ex-lateral, com um repertório invejável de passes, acabou com o jogo. A experiência e a categoria de Felipe são imprescindíveis para este atual Vasco funcionar.

MEIA OFENSIVO – BERNARDO (VASCO)
Alguns podem criticar a presença do Bernardo na Seleção do Cariocão por dois motivos: os pênaltis perdidos contra o Olaria e o Flamengo, respectivamente na semi final e final da Taça Rio, e pelo fato de o jovem meia ter sido reserva na maior parte da campanha. No entanto, mesmo sem conseguir roubar a vaga de titular do Diego Souza ou de um dos volantes vascaínos, Bernardo foi durante toda a Taça Rio o jogador mais produtivo da equipe. Foram raras as partidas nas quais ele não tenha entrado e colocado fogo no jogo. Bernardo merece – e muito! – a vaga entre os onze da Seleção Estadual.

MEIA OFENSIVO – THIAGO NEVES (FLAMENGO)
Gols contra Botafogo, Fluminense e Vasco, disposição e entrega incomuns para um meia ofensivo, passes e dribles que foram, ao mesmo tempo, plasticamente belos e eficientes, arremates certeiros. Estes são os fatores responsáveis não só por colocar Thiago Neves na Seleção do Cariocão, mas também por lhe dar o PRÊMIO FUTEBOLA CARIOCÃO 2011 de melhor jogador. Quando Thiago Neves chegou ao Flamengo, os torcedores rubro negros ficaram com um pé atrás devido ao seu passado pelo Fluminense e ao período sumido no mundo árabe. Porém, rodada após rodada, Thiago Neves conquistou os torcedores e se tornou um dos pilares do Flamengo-2011. Olho nele, Mano Menezes!

SEGUNDO ATACANTE – RONALDINHO (FLAMENGO)
Diferente dos que estão considerando a passagem de Ronaldinho pelo Flamengo um verdadeiro fiasco, considero que o ex-melhor do mundo teve bastante importância na conquista do Cariocão pelo Rubro Negro. Não que Ronaldinho tenha tido atuações do mais alto nível e dado um show atrás do outro, muito longe disto, porém teve sim algumas boas apresentações que o credenciam para a Seleção do Cariocão. Seu melhor momento no torneio foi, sem dúvidas, o gol do título da Taça Guanabara marcado sobre o Boavista, mas o futebol que mostrou, por exemplo, nas vitórias sobre Olaria e Botafogo, na mesma Taça Guanabara, foi muito bom. Mais pela Taça Guanabara do que pela Taça Rio, Ronaldinho merece estar entre os onze melhores do Cariocão.

CENTROAVANTE – FRED (FLUMINENSE)
As atuações de Fred no início da Taça Guanabara foram tão boas que a mídia – rápida como sempre – começou a pedir para o Mano Menezes convocá-lo. Embalado pela boa fase do seu centroavante, o Flu conseguiu goleadas como o 6 x 2 sobre o Olaria e o 4 x 2 sobre a Cabofriense. No total, Fred marcou nada menos do que nove gols na Taça Guanabara, inclusive o que estava dando a vitória para o Fluminense na semi final do torneio contra o Boavista, em jogo que ele saiu no intervalo por contusão e terminou com a vitória nos pênaltis da equipe de Bacaxá. Pelos gols marcados na Taça Guanabara e por terminar o Carioca como artilheiro – ao lado do botafoguense Loco Abreu – Fred conquistou a vaga de centroavante da Seleção do Cariocão.






ESCALAÇÃO



1 - FELIPE

2 - LÉO MOURA

3 - DEDÉ

4 - ANTÔNIO CARLOS

5 - WILLIANS

6 - CORTÊS

7 - THIAGO NEVES

8 - FELIPE

9 - FRED

10 - RONALDINHO

11 - BERNARDO



Nenhum comentário:

Postar um comentário