domingo, 1 de maio de 2011

FLAMENGO CAMPEÃO CARIOCA DE 2011!

Vasco 0 (1) x (3) 0 Flamengo – Engenhão

Campeão Invicto! O Flamengo derrotou mais um rival nos pênaltis, desta vez o Vasco, e levou a Taça Rio e o Campeonato Carioca em uma só tacada. Foi o 32º título Carioca do Mengão e o 5º conquistado numa campanha sem derrotas.

Para a decisão da Taça Rio, o treinador Ricardo Gomes decidiu por repetir as escalações recentes do Vasco e mandou a equipe para o jogo organizada em um 4-3-1-2, com: Fernando Prass, Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramón; Fellipe Bastos, Rômulo e Felipe; Diego Souza; Eder Luís e Alecsandro. Pelo lado do Flamengo, Luxemburgo, que não pôde escalar o Léo Moura mas contou com o retorno do Ronaldinho, novamente alterou a equipe, esquematizando-a em um 4-2-2-2, com: Felipe; Galhardo, Welinton, David Braz e Rodrigo Alvim; Willians e Renato; Bottinelli e Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid.

Os 20 primeiros minutos do clássico demonstraram, como já era esperado, um jogo equilibrado e em certo ponto nervoso, com faltas mais ríspidas do que o normal. O Flamengo apresentou, neste período, uma maior posse de bola, enquanto o Vasco uma marcação mais ajustada e ataques mais agudos. De oportunidades de gols apenas um arremate longo para cada lado, com Fellipe Bastos arriscando pelo Vasco e Galhardo pelo Fla.

Após a parada técnica, o Flamengo retornou mais incisivo ofensivamente e em um intervalo menor do que 10 minutos conseguiu criar duas claras chances de abrir o placar. A primeira delas foi em em uma cabeçada do Thiago Neves, após cobrança de falta do Ronaldinho, e a segunda em uma linda trama que contou com a participação de Thiago Neves, Ronaldinho e Deivid e terminou com o Fernando Prass realizando grande defesa em finalização do Bottinelli. Depois deste pequeno período de superioridade rubro negra, o Vasco conseguiu reequilibrar o confronto e voltou a assustar o goleiro Felipe em um arremate longo do seu xará Felipe e uma cabeçada do Diego Souza à queima-roupa.

Para o 2º tempo, tanto Vasco quanto Flamengo retornaram com o mesmo onze inicial e o Rubro Negro só não abriu o placar em uma excelente cobrança de falta do Ronaldinho, logo aos 3 minutos, porque o Fernando Prass é um arqueiro do mais alto nível. Apesar desta grande chance no início da etapa, o Flamengo começou a encontrar grandes dificuldades para arquitetar tramas ofensivas, principalmente pelas ruins atuações que Thiago Neves e Bottineli vinham apresentando. E como o Vasco não tinha nada a ver com os problemas do rival, aproveitou para crescer no jogo e se tornar mais presente no campo de ataque, explorando bem o seu flanco esquerdo. A melhor presença ofensiva vascaína se tranformou em reais possibilidades de gols com a entrada do Bernardo no lugar do Diego Souza, aos 25 minutos. A entrada do atual xodó cruzmaltino deu mais poder à equipe, tanto com a pelota rolando quanto com ela parada.

Alguns segundos após pisar em campo o Bernardo quase sacudiu o barbante e, logo depois, bateu córner que o Dedé cabeceou para fora. O Flamengo só conseguiu voltar a ser produtivo a partir dos 33 minutos, quando Thiago Neves arrematou para fora uma bela assistência do Wanderley. Este lance fez bem ao Fla, que dominou as ações até o apito final chegando a dar trabalho ao Fernando Prass por duas vezes, uma com o Renato e outra com o Thiago Neves.

O placar empatado levou a final para a disputa de pênaltis, um dos pontos mais fortes do Flamengo no Estadual. Com um currículo que contém as recentes vitórias sobre Botafogo e Fluminense em decisão por penalidades, o Flamengo chegou bem mais tranquilo para os arremates. Enquanto os vascaínos Bernardo, Fellipe Bastos e Élton não conseguiram sequer acertar o gol, o Flamengo desperdiçou apenas a cobrança do Fierro e selou a vitória e o título com o Thiago Neves colocando a bola no fundo das redes.

O calendário futebolístico já se encontra no mês de maio, e até o momento o Flamengo não possui uma única derrota. Não estou querendo dizer que o Rubro Negro seja uma equipe perfeita, muito longe disso, porém o caminho para a formação de um grande time começou a ser trilhado da melhor maneira possível: com a conquista de um importante e título.

PARABÉNS, MENGÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário