domingo, 4 de setembro de 2011

CAMPEONATO BRASILEIRO 2011 - 21ª RODADA - AMÉRICA MINEIRO X VASCO







RESULTADOS



Fluminense 3 x 2 Atlético Goianiense


Atlético Mineiro 2 x 0 Avaí


Figueirense 1 x 2 São Paulo


Palmeiras 1 x 1 Cruzeiro


Flamengo 1 x 3 Bahia


Grêmio 4 x 0 Atlético Paranaense


Coritiba 1 x 0 Corinthians


América Mineiro 4 x 1 Vasco


Ceará 1 x 1 Internacional


Santos x Botafogo – 19 de Outubro



ARTILHARIA


14 Gols – Borges (Santos)


12 Gols – Ronaldinho (Flamengo)


11 Gols – Montillo (Cruzeiro)



América Mineiro 4 x 1 Vasco – Arena do Jacaré, Sete Lagoas (MG)



Com grande atuação da dupla Mário Kempes e André Dias, o América Mineiro não tomou conhecimento da boa campanha cruzmaltina e goleou o Vasco por 4 x 1.



Na última colocação do Brasileiro e a cinco rodadas sem vitória, o América Mineiro foi para o jogo esquematizado pelo treinador Givanildo no 3-5-2 com: Neneca; Otávio, Micão e William Rocha; Marcos Rocha, Amaral, Dudu, Gílson e Ulisses; Mário Kempes e André Dias. Pelo lado do Vasco, que entrava em campo com chances de assumir a liderança, o técnico Cristóvão Borges – substituto do Ricardo Gomes, em recuperação – organizou a equipe no 4-3-1-2 com: Fernando Prass; Fagner, Victor Ramos, Renato Silva e Márcio Careca; Juninho Pernambucano, Rômulo e Eduardo Costa; Diego Souza; Eder Luís e Élton.



Durante o 1º tempo, a defesa vascaína sentiu um calor duplo: o do sol, que não dava trégua na Arena do Jacaré, e o causado pela dupla de ataque do “Coelho” formada por André Dias e Mário Kempes. Apesar de Diego Souza quase ter sacudido o filó, logo aos 2 minutos, e Juninho Pernambucano ter marcado um belo gol de falta – o que empataria o escore, aos 21 – foi o América quem dominou a etapa inicial. O gol que inaugurou o placar foi assinalado pelo André Dias, após cobrança de falta de Marcos Rocha, enquanto o segundo surgiu em pênalti sofrido pelo André Dias e convertido pelo Mário Kempes. Vale dizer que o lateral vascaíno Fagner falhou em ambos os gols americanos, chegando atrasado na marcação ao André Dias no primeiro e cometendo o pênalti no segundo.



Para a 2ª etapa o Vasco voltou com o mesmo onze inicial e até chegou a ameaçar uma pressão na busca pelo empate, porém, aos 13 minutos, Mário Kempes voltou a aparecer e deu linda assistência para Marcos Rocha vencer o zagueiro Renato Silva na corrida e ampliar a vantagem mineira. Em situação complicada, Cristóvão Borges decidiu sacar Diego Souza e Juninho para colocar Bernardo e Felipe Bastos, na busca por mais movimentação e velocidade ofensiva. No entanto, o América pouco foi ameaçado e com uma autoridade que poucas vezes apareceu neste Brasileirão – uma delas diante do Fluminense, na vitória por 3 x 0 – chegou ao quarto gol, por sinal um golaço do André Dias, o melhor homem em campo. Antes do apito final, ainda restou tempo para Eder Luís, pelo lado cruzmaltino, e Amaral, pelo americano, acertarem duas bombas no travessão.



Diante de tantas falhas defensivas, seria insanidade negar que o zagueiro Dedé fez muita falta ao Vasco. Contudo, esperava mais – muito mais – de uma equipe que, enfrentando o lanterna, poderia terminar a rodada empatada em pontos com o líder. O resultado, assim como as derrotas de Flamengo e Corinthians, fez a alegria dos torcedores de São Paulo e Botafogo, mais vivos do que nunca na briga pelo caneco.



TRÊS TOQUES!



- Tudo caminhava para o Fluminense descer mais uma vez a montanha-russa que é sua instável campanha no Brasileirão. No entanto, em um pequeno intervalo, Rafael Sóbis mostrou parte de seu grande futebol da época de Internacional e o Tricolor reverteu o placar de 2 x 0 em favor de um Atlético Goianiense que vinha de cinco vitórias seguidas. Esta importante vitória pode ser a senha para a torcida voltar a cantar “Guerreiros! Guerreiros! Guerreiros! Time de Guerreiros!” e o Flu engrenar de vez no torneio.



- Em sua atual fase – venceu a enquete do FUTEBOLA com 53% dos votos como melhor jogador do 1º turno do Brasileiro – Ronaldinho, é lógico, faz muita falta ao Flamengo. No entanto, responsabilizar a ausência do camisa 10 pela atuação abaixo da crítica do Fla diante do Bahia – assim como foi a diante do Atlético Goianiense – é exagero. Já faz algum tempo que jogadores importantes como Thiago Neves e Léo Moura jogam pedrinhas e, não podemos esquecer, o Bahia teve uma grande apresentação, forte na defesa e fatal no ataque.



- Enfim o Atlético Mineiro começa a dar sinais de vida. As vitórias sobre Atlético Paranaense e Avaí, adversários diretos na briga para fugir da degola, foram de gigantesca importância para o “Galo”, que ainda permanece no Z4. Já o Grêmio goleou o Atlético Paranaense com três gols do André Lima e se distanciou um pouco dos últimos colocados. Será que o Alvinegro Mineiro e o Tricolor Gaúcho iniciarão uma arrancada para não dar aos seus torcedores, mais uma vez, o desgosto de disputar a Segundona?



FALHA NOSSA!



- Na postagem sobre a 19ª rodada do Brasileirão, me equivoquei no retrospecto do Corinthians naqueles que, então, eram os seus últimos 9 jogos. A informação exata era: dos últimos 27 pontos disputados o Corinthians conquistara apenas 9. Desde então o "Timão" venceu o Grêmio e perdeu para o Coritiba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário