sábado, 10 de setembro de 2011

PAPO CABEÇA - FUTEBOL E VALE TUDO (UFC)

Nesta semana que chega ao seu final, Anderson Silva, o melhor lutador de Vale Tudo da atualidade – e, para muitos, o maior de todos os tempos – foi apresentado como novo atleta do Corinthians. Pessoalmente, vejo uma relação de mutualismo muito interessante entre o futebol e o Vale Tudo, onde o primeiro pode se aproveitar do carisma e crescimento do segundo, que, por sua vez, pode ganhar muito com a imensurável popularidade do “Esporte Bretão”.

Tive a oportunidade de estar presente no UFC Rio, há duas semanas atrás, e pude ver nas arquibancadas as mais diversas bandeiras e camisas de clubes de futebol, além de lutadores fazendo símbolos de torcidas organizadas, como o flamenguista e Campeão do Peso-Pena, José Aldo, ao aparecer no telão, e o botafoguense Edson Barboza, em seu discurso após a vitória. Mais visível, porém, foi o fato dos lutadores Paulo Thiago, Rodrigo Minotauro e o próprio Anderson Silva entrarem no octógono com camisas do Cruzeiro, Internacional e Corinthians, respectivamente.

Apesar da visibilidade que tanto clube como lutador ganham quando este veste o uniforme durante um evento, creio que a associação entre eles pode ser muito mais próxima. A criação de academias, equipes com especialistas – treinadores, preparadores físicos, nutricionistas e outros – departamento médico, custeio de viagens... estes são gastos que um clube tem condições de arcar e os recuperaria em forma de prestígio e também financeiramente, já que o Vale Tudo envolve cifras cada vez maiores.

Há mais de 50 anos, em uma época onde o marketing esportivo ainda nem havia calçado as luvas, o São Paulo colheu bons frutos por ter Éder Jofre, o maior lutador de boxe de nossa história, como atleta. Hoje, acredito que o Corinthians conseguirá ainda mais com o Anderson Silva, tanto na forma de prestígio – com a criação de academias, em projetos sociais e em visibilidade – como na de recursos financeiros, através, principalmente, da venda de produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário