sexta-feira, 30 de setembro de 2011

CAMPEONATO BRASILEIRO 2011

Com o final da 26ª de 38 rodadas, o Brasileirão chega ao seu último terço. Em uma análise geral da tabela, podemos dizer que o futebol carioca evoluiu em relação ao primeiro terço do torneio. Ao final da 13ª rodada, o Rio de Janeiro possuía seus quatro clubes entre os oito primeiros colocados, sendo o Flamengo, em 2º lugar, o melhor deles. Agora, quatro das seis primeiras colocações são ocupadas por cariocas e a liderança está com o Vasco. Vamos analisar o desempenho de cada carioca até o momento.

1º lugar) VASCO – Apesar de estar jogando uma bola redondinha, seria um exagero afirmar que o Vasco está na liderança somente devido à chegada do Juninho Pernambucano – que estreou na 8ª rodada, quando o Cruzmaltino estava em 10º lugar. O ponto mais forte deste Vasco, em minha opinião, é a solidez do conjunto. É esta solidez que permite, por exemplo, o Diego Souza ter atuações mágicas e o zagueiro Dedé ocupar a vaga deixada pelo são-paulino Miranda como melhor zagueiro do país. O elenco do Vasco se entende tanto, mas tanto, que a contusão do Felipe, a venda do Anderson Martins e o afastamento do Ricardo Gomes – que felizmente se recupera da melhor maneira possível – não foram capazes de desestruturar a equipe tática e psicológicamente.

4º lugar) BOTAFOGO – Pouquíssimos são os times no Brasil que possuem um goleiro, um lateral, um setor de meio-campo e um goleador como o Fogão. E convenhamos, amigos, com uma espinha dorsal composta pelos cada dia melhores Jefferson e Cortês, um quarteto na meiúca formado por Marcelo Mattos, Renato, Elkesson e Maicosuel, além de um finalizador como o Loco Abreu, não é difícil entender o motivo de o Bota brigar na parte de cima da tabela. Nas últimas três rodadas, o Botafogo enfrentou o Flamengo e o São Paulo, rivais na disputa pelo caneco e por vaga na Libertadores, e, em ambos os jogos, saiu na frente do placar e permitiu o empate. Para os futuros “jogos de seis pontos” que terá pela frente, o “Glorioso” tem que aproveitar a experiência, a qualidade e o apoio da torcida para ser mais decisivo.

5º lugar) FLUMINENSE – Depois de uma campanha “monta-russa” no 1º turno, onde alternou vitórias e derrotas, o Fluminense enfim mostrou sua força nestas primeiras rodadas do returno (5 vitórias, 1 empate e 1 derrota). O fato de o treinador Abel Braga começar a encontrar seu time ideal, o retorno da linha defensiva formada por Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos – defesa menos vazada do último Brasileirão – e o Fred voltar a ser destaque por seus gols, e não por noitadas, são os principais responsáveis pelo bom momento do Tricolor, que já se encontra na zona de classificação para a Libertadores. E o Fluzão ainda possui jogadores, como Deco, Rafael Sóbis e Martinuccio, que possuem um grande poder de fogo para mostrar.

6º lugar) FLAMENGO – O que aconteceu com o Flamengo, que de candidato fortíssimo ao título se encontra, agora, fora da zona de classificação para a Libertadores? Simples. Jogadores que até perto do fim do 1º turno jogavam um futebol digno de estarem na Seleção do Campeonato – como Thiago Neves e Renato Abreu – passaram a jogar pedrinhas. Na realidade, durante o período de 10 jogos sem vitórias, que chegou ao seu fim na última rodada, somente o goleiro Felipe e Ronaldinho merecem elogios. A oito pontos do rival Vasco, o Rubro-Negro ainda pode – principalmente devido ao gigantesco equilíbrio do torneio – sonhar com o título. Para isso, porém, precisará jogar muito, mas muito mais do que jogou neste último mês e meio. A sequência que terá pela frente – São Paulo, Fluminense e Palmeiras – será um perfeito indicador do que o Fla pode conseguir ao final da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário