quinta-feira, 29 de setembro de 2011

SUPERCLÁSSICO - BRASIL X ARGENTINA

Brasil 2 x 0 Argentina – Mangueirão, Belém (PA)

Com grande atuação do Cortês – há tempos um lateral-esquerdo não jogava tanto com a Amarelinha – o Brasil bateu a Argentina por 2 x 0 e conquistou o Superclássico das Américas.

Com quatro modificações em relação ao jogo de ida, o Brasil entrou em campo organizado pelo Mano Menezes no 4-3-3 com: Jefferson; Danilo, Dedé, Réver e Cortês; Rômulo, Ralf e Ronaldinho; Lucas, Neymar e Borges. Pela Argentina, que desta vez contou com os jogadores que atuam no futebol brasileiro, o treinador Alejandro Sabella esquematizou a equipe no 3-5-2 com: Orion; Cellay, Sebá e Desábato; Pillud, Canteros,Guiñazu, Papa e Fernández; Montillo e Viatri.

Bastante ligado e com um ímpeto que não foi visto em Córdoba, há duas semanas, o Brasil iniciou com domínio das ações ofensivas e teve um perigoso arremate longo com o Neymar, aos 12 minutos. Pouco a pouco, porém, a Argentina conseguiu diminuir o volume do jogo e, apesar de não passar perto de assustar o goleiro Jefferson, permitiu à Seleção Brasileira apenas mais uma oportunidade de sacudir o barbante, em belíssima jogada do Lucas. Em termos ofensivos, os argentinos foram de uma infertilidade só, principalmente pelo fato de os três homens mais avançados – Fernández, Montillo e Viatri – não mostrarem um pingo de entendimento.

Depois de 135 minutos de Superclássico sem gols, a 2ª etapa enfim trouxe motivos para o torcedor brasileiro sorrir. Com jogadas tão plasticamente maravilhosas quanto improdutivas – como a espetacular entortada do Neymar no Cellay – e dois gols em tramas velozes e perfeitamente trabalhadas, a Seleção Brasileira não só conquistou a vitória como fez a alegria da galera. Sobre os lances dos gols, marcados por Lucas e Neymar, vale destacar, em ambos, a fundamental participação do lateral-esquerdo Cortês, o melhor homem em campo. Euforia da torcida à parte, o 2º tempo também deixou uma pulga atrás da orelha do Mano Menezes, pois mesmo longe de ser poderosa ofensivamente, a Argentina criou três oportunidades claras de gols, duas com o Viatri e uma com o Pillud, e obrigou o goleiro Jefferson a mostrar todo o seu potencial.

O são-paulino Lucas, que deu mais um passo rumo a titularidade na Seleção Brasileira, e os botafoguenses Jefferson e Cortês foram os que mais se destacaram e ganharam pontos com Mano Menezes nesta importante vitória. Importante sim. É sempre importante vencer a Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário