domingo, 18 de setembro de 2011

CAMPEONATO BRASILEIRO 2011 - 24ª RODADA - BOTAFOGO X FLAMENGO






RESULTADOS

Atlético Goianiense 1 x 0 Atlético Mineiro
Vasco 4 x 0 Grêmio
São Paulo 4 x 0 Ceará
Bahia 3 x 0 Fluminense
Atlético Paranaense 0 x 0 Figueirense
Avaí 1 x 1 Palmeiras
Botafogo 1 x 1 Flamengo
Corinthians 1 x 3 Santos
Cruzeiro 0 x 0 América Mineiro
Internacional 1 x 1 Coritiba

ARTILHARIA

17 Gols – Borges (Santos)
13 Gols – Leandro Damião (Internacional)
12 Gols – Montillo (Cruzeiro) e Ronaldinho (Flamengo)

Botafogo 1 x 1 Flamengo – Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)


Em jogo corrido, agitado e indefinido até o apito final, Botafogo e Flamengo empataram e se distanciaram ainda mais do Vasco e do São Paulo, respectivamente líder e vice-líder do Brasileirão.

Na busca por apagar da memória dos seus torcedores a goleada sofrida na última rodada diante do Coritiba, o Botafogo entrou em campo organizado pelo Caio Junior no 4-2-3-1 com: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos e Cortês; Marcelo Mattos e Renato; Herrera, Felipe Menezes e Maicosuel; Loco Abreu. No lado do Flamengo, a tentativa era colocar fim à sequência de quatro derrotas seguidas e oito jogos sem vitória. Para isso, Luxemburgo esquematizou a equipe no 4-3-1-2 com: Felipe; Léo Moura, Alex Silva e Welinton e Junior Cesar; Willians, Aírton e Renato; Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid.

O início do confronto mostrou dois times com vontade de ganhar e chances de gol criadas uma atrás da outra. Enquanto pelo Flamengo Thiago Neves se apresentava mais ligado do que nos últimos jogos, no Fogão o tripé formado por Herrera – que quase marcou um antológico gol de bicicleta –, Felipe Menezes e Maicosuel infernizava a defesa adversária. Porém, pouco a pouco, o Bota conseguiu se organizar melhor e chegou às redes quando Lucas cruzou a pelota para Loco Abreu se aproveitar da frágil marcação do Alex Silva e, aos 25 minutos, abrir o placar. Como Willians e Aírton não possuem um pingo de qualidade nos passes, Renato não se encontrava em boa jornada e Léo Moura estava travado, o Fla teve enormes dificuldades para aparecer no ataque, tarefa que só iria conseguir no final da etapa, em arremates do Thiago Neves e do Junior Cesar. O Bota ainda teve chance de ampliar com o Herrera, mas o jogo foi para o intervalo com apenas um gol.

Para a 2ª etapa, o Rubro-Negro voltou com Jael no lugar do improdutivo Deivid, substituição que deu resultado logo aos 4 minutos, quando “O Cruel” passou por entre a dupla de zaga botafoguense e empatou o escore. O gol fez bem ao Flamengo, que finalizou mais uma trama com o Ronaldinho e até o minuto 15 não deixou o rival jogar. Depois deste período, contudo, o Botafogo, comandado pelo Felipe Menezes, equilibrou a partida e voltou a assustar o goleiro Felipe, que teve grande atuação. Falando em grande atuação de goleiro, o alvinegro Jefferson, aos 23 minutos, defendeu de maneira espetacular um arremate do Renato e impediu a virada rubro-negra. Nos últimos 15 minutos, o cansaço atingiu ambas as equipes e as tramas ofensivas perderam força, apesar de, nas bolas paradas, o Fogão ter tido chances de sair de campo com a vitória.

Em termos de tabela, o empate não foi bom nem para botafoguenses nem para flamenguistas. No entanto, brigas de cachorro grande nem sempre possuem um vencedor.

TRÊS TOQUES!


- E o Vasco assumiu a ponta do Brasileirão! Com uma atuação de gala em um São Januário pulsante, o Cruzmaltino goleou o Grêmio – que vinha de três vitórias seguidas – e contou com a vitória do Santos sobre o Corinthians para alcançar a liderança. Quem acreditava que, por causa do título da Copa do Brasil, o Vasco disputaria o Brasileirão com o freio de mão puxado, errou feio. E, cá entre nós, quando o Diego Souza está inspirado é difícil de segurar...

- Com 100% de aproveitamento no 2º turno, era difícil imaginar que o Fluminense seria derrotado pelo Bahia por sonoros 3 x 0. Resta ao Tricolor não permitir que este revés adquira maiores proporções. Um bom exemplo a ser seguido pelo Fluzão é o do Vasco, que, depois da goleada sofrida diante do América-MG, conquistou sete dos nove pontos possíveis.

- Cruzeiro (14º), Atlético Mineiro (17º) e América Mineiro (20º). Os três clubes mineiros se encontram entre os últimos sete colocados da tábua de classificação, sendo que dois deles, o “Galo” e o “Coelho”, estão na zona de rebaixamento. Confesso que esperava mais das equipes de Minas neste Brasileirão, principalmente da “Raposa”, que possui jogadores com destacado poder de decisão – caso do argentino Montillo – e tem um elenco digno de brigar, no mínimo, por vaga na Libertadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário