domingo, 11 de setembro de 2011

CAMPEONATO BRASILEIRO 2011 - 23ª RODADA - FLUMINENSE X CORINTHIANS




RESULTADOS
Santos 1 x 0 Cruzeiro
América Mineiro 2 x 2 Avaí
Palmeiras 0 x 3 Internacional
Fluminense 1 x 0 Corinthians
Ceará 1 x 1 Atlético Goianiense
Coritiba 5 x 0 Botafogo
Figueirense 1 x 1 Vasco
Flamengo 1 x 2 Atlético Paranaense
Grêmio 1 x 0 São Paulo
Atlético Mineiro 2 x 0 Bahia

ARTILHARIA
16 Gols –
Borges (Santos)
13 Gols – Leandro Damião (Internacional)
12 Gols – Ronaldinho (Flamengo) e Montillo (Cruzeiro)

Fluminense 1 x 0 Corinthians – Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)

Com apoio da torcida, que compareceu em bom número ao Engenhão, o atual Campeão Brasileiro, Fluminense, venceu o atual líder, Corinthians, e terminou a rodada no G5.

Na busca pela quarta vitória seguida e da manutenção da boa fase, Abel Braga praticamente repetiu a escalação da vitória diante do Cruzeiro – trocou apenas Rodrigo por Edinho – e o Fluminense foi para o jogo no 4-2-2-2 com: Diego Cavalieri; Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Diogo e Edinho; Lanzini e Marquinho; Ciro e Fred. Pelo outro lado, o Corinthians tentava sua segunda vitória seguida contra um rival carioca – bateu o Flamengo, na última quinta – e o Tite organizou a equipe no 4-2-3-1 com: Júlio César; Wélder, Chicão, Leandro Castán e Ramón; Paulinho e Ralf; Willian, Alex e Jorge Henrique; Liédson.

Durante a 1ª etapa, o Fluminense ignorou o fato de enfrentar o líder do torneio e foi senhor do jogo. Com Fred mais participativo do que nos últimos jogos – últimos meses, eu diria – e Ciro usando e abusando de sua velocidade, as chances de gols apareceram em profusão desde o início do confronto. Foi neste panorama de domínio tricolor que, aos 22 minutos, depois de Ciro desperdiçar duas ótimas oportunidades e de Júlio César realizar linda defesa em arremate do Fred, o próprio Fred abriu o placar em falta que desviou na barreira. O Timão não era nem sombra da organizada equipe do início do Brasileirão e se mostrava incapaz de arquitetar uma trama ofensiva de qualidade ou de marcar o ataque do Flu, que ainda teve chances de ampliar com Fred e Mariano, já no fim da etapa.

No 2º tempo, a cada minuto que passava ficava mais clara a intenção tricolor de defender o resultado. O jogo, então, se transformou num duelo entre um Fluminense que se defendia com unhas e dentes e muita disposição e um Corinthians sem um pingo de criatividade ofensiva. Tanto que a única oportunidade criada pelo “Timão” para empatar o placar ocorreu somente aos 47 minutos, em cabeçada do zagueiro Paulo André por cima da meta. Apesar de a estratégia de se retrair por completo ter dado resultado nesta partida, creio que o Fluminense tem time e elenco para segurar um resultado sem a necessidade de abdicar inteiramente das ações ofensivas. Saídas em velocidade com Martinuccio, Mariano e Carlinhos, ou troca de passes com Marquinho, Lanzini e Souza, por exemplo, são tramas que precisam estar no cardápio tricolor.

Para deixar o torcedor do Flu ainda mais feliz, a 23ª rodada contou com resultados excelentes para as pretensões da equipe, como as derrotas de Flamengo, Botafogo, Palmeiras e São Paulo, além do empate do Vasco. Em outras palavras, dos sete primeiros colocados no início da rodada, só o Flu venceu.

TRÊS TOQUES!

- Volta e meia aparece um resultado mais do que surpreendente no Brasileirão. Nesta 23ª rodada, a vítima foi o Botafogo, impiedosamente goleado pelo Coritiba por 5 x 0. Agora, cabe ao Fogão não deixar que está derrota cause um terremoto na boa campanha que a equipe realiza, como ocorreu, por exemplo, com o Flamengo, após levar 4 x 1 do Atlético Goianiense.

- Hoje, Leandro Damião não é somente o melhor centroavante do futebol brasileiro, mas sim um dos melhores jogadores do nosso país. O atacante colorado vem comendo a bola e é um equívoco de mão cheia classificá-lo apenas como um finalizador. E mais: no ritmo do Damigol, o Internacional consegue bons resultados – como esta maiúscula vitória de 3 x 0 contra o Palmeiras, no Pacaembu – e já está na beira da zona de classificação para a Libertadores.

- Em noite inspiradíssima de Guerrón, que não devia jogar tanto desde a Libertadores de 2008, quando atuava pela LDU – o Atlético Paranaense bateu o Flamengo, em Macaé. Lembram daquela atuação do Ronaldinho contra a Inglaterra, na Copa do Mundo de 2002? Pois é, Guerrón, assim como o Gaúcho naquele dia, fez linda jogada individual antes de dar assistência para seu companheiro sacudir o filó, marcou um golaço e, depois, foi expulso. Com um homem a mais, o Flamengo começou a alçar bola na área atleticana de tudo quanto é maneira, mas não conseguiu chegar ao empate. Foi a oitava partida seguida que o Fla sai de campo sem vitória, marca que tira a equipe do G5 e a coloca com pior classificada dentre as cariocas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário