quinta-feira, 13 de outubro de 2011

CAMPEONATO BRASILEIRO 2011 - 29ª RODADA - CORINTHIANS X BOTAFOGO

Corinthians 0 x 2 Botafogo – Pacaembu, São Paulo (SP)

Corinthians e Botafogo fizeram no Pacaembu mais um dentre os muitos ótimos jogos do Brasileirão entre duas equipes que prometem brigar pelo caneco até o final. Melhor para o Fogão, que com uma 1ª etapa perfeita taticamente e uma 2ª etapa repleta de garra conquistou uma vitória gigante.

Ainda sem poder contar com os atacante Liedson e Emerson, o líder Corinthians entrou em campo organizado pelo técnico Tite no 4-2-3-1 com: Júlio César; Alessandro, Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos; Paulinho e Moradei; Willian, Danilo e Jorge Henrique; Alex. Pelo Botafogo, o treinador Caio Junior surpreendeu e escalou o meia Felipe Menezes no lugar do atacante Herrera. Assim, o Bota foi para o duelo no 4-3-2-1 com: Renan; Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Felipe Menezes, Marcelo Mattos e Renato; Elkeson e Maicosuel; Loco Abreu.

Com Elkeson e Maicosuel abertos pelos flancos, o Botafogo deu um banho tático no Corinthians durante a 1ª etapa. Muito ligado nos contra-ataques e nas bolas paradas, o Fogão foi de tamanha eficiência que colocou no fundo do barbante todas as três boas oportunidades de gols que criou. Logo aos 4 minutos, Marcelo Mattos aproveitou bela jogada ensaiada e abriria o placar não fosse um equívoco do bandeira. A anulação de um gol legal, porém, não afetou o Fogão, que em perfeito contra-golpe organizado pela dupla Elkeson/Felipe Menezes e finalizado por Loco Abreu, aos 11 minutos, e em assistência do Felipe Menezes para arremate do Maicosuel, aos 33, colocou 2 x 0 escore. Vale destacar as duas ótimas participações do Felipe Menezes nos lances dos gols. O Corinthians? Ofensivamente esteve mal e conseguiu assustar apenas em duas faltas cobradas pelo Alex, uma direta e outra cabeceada pelo Paulo André.

Nos últimos seis jogos que disputou no Brasileiro, o Botafogo esteve na frente do placar contra Flamengo, São Paulo e Bahia e, em todos estes confrontos, permitiu o empate. Assim, quando a 2ª etapa iniciou com o Corinthians partindo com tudo para o ataque e com a expulsão do lateral Cortês antes do relógio marcar 15 minutos, muitos pensaram que o Fogão não fosse conseguir segurar a vitória. E todos estes muitos se enganaram! Renan agarrou tudo o que o Jefferson sabe, Antônio Carlos e Fábio Ferreira foram duas torres pelo alto; Marcelo Mattos deu uma perfeita demonstração do que é amarrar as chuteiras com as veias; Loco Abreu mostrou porque é ídolo e terminou como zagueiro, para ajudar a marcar o Adriano. O torcedor do Fogão foi dormir orgulhoso, enquanto o do Corinthians não tem motivos para reclamar do time, que teve mais de 60% de posse de bola, conseguiu 20 escanteios e, mesmo que na base do chuveirinho e dos chutes longos do Alex, criou, só no 2º tempo, nove oportunidades de sacudir o filó.

Existem vitórias que valem mais do que três pontos. Com apenas 2 pontos conquistados dos últimos 9 disputados, o Botafogo precisava – e muito! – de um triunfo como este. Um triunfo sobre o líder, jogando fora de casa e com um homem a menos durante mais de meia hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário