domingo, 23 de outubro de 2011

CAMPEONATO BRASILEIRO 2011 - 31ª RODADA - BAHIA X VASCO






RESULTADOS
Palmeiras 1 x 2 Figueirense
Fluminense 0 x 2 Atlético Mineiro
Avaí 3 x 2 Botafogo
América Mineiro 2 x 2 Grêmio
São Paulo 0 x 0 Coritiba
Internacional 1 x 1 Corinthians
Atlético Paranaense 1 x 0 Ceará
Bahia 0 x 2 Vasco
Flamengo 1 x 1 Santos
Cruzeiro 3 x 2 Atlético Goianiense

ARTILHARIA
22 Gols –
Borges (Santos)
13 Gols – Fred (Fluminense), Leandro Damião (Internacional), Ronaldinho (Flamengo) e William (Avaí)
12 Gols – Deivid (Flamengo) e Montillo (Cruzeiro)

Bahia 0 x 2 Vasco – Pituaçu, Salvador (BA)

Tá na ponta! Com gols de Felipe e Diego Souza, o Vasco venceu o Bahia em um Pituaçu lotado e se isolou na liderança do Brasileirão.

Na briga para escapar da degola e vindo de uma sequência de três empates, o Bahia foi para o jogo organizado pelo Joel Santana no 4-3-2-1 com: Marcelo Lomba; Gabriel, Paulo Miranda, Titi e Dodô; Fabinho, Hélder e Fahel; Jones e Reinaldo; Souza. Pelo lado do Vasco, que estava desfalcado de nomes como Renato Silva, Juninho Pernambucano e Élton, Cristóvão Borges esquematizou a equipe com Felipe na lateral-esquerda, Allan de meia ofensivo pela direita e Diego Souza de centroavante. Assim, o Cruzmaltino iniciou o jogo no 4-3-1-2 com: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Douglas e Felipe; Rômulo, Eduardo Costa e Jumar; Allan; Eder Luís e Diego Souza.

O duelo entre tricolores e cruzmaltinos começou quente em Pituaçu. Enquanto pelo Vasco Diego Souza mostrava uma surpreendente familiaridade com a posição de centroavante e quase abriu o placar, o Bahia, com destaque para os avanços do ofensivo lateral-esquerdo Dodô, não ficou atrás e, em arremate do próprio Dodô e um tijolo no travessão do Fabinho, também chegou forte. Isso tudo em menos de 10 minutos! Depois deste período inicial, o Vasco, que ainda teve um gol do Diego Souza mal anulado por impedimento, controlaria as rédeas da partida. O motivo? Felipe passou para o meio-campo deixando a lateral-esquerda para o volante Jumar. Logo na primeira jogada pela meiúca, aos 23 minutos, Felipe acertou um lindo chute e sacudiu o filó. E o gol fez bem ao Vasco, que, além de controlar o ataque baiano com certa facilidade, poderia ter ampliado o escore em finalizações de Fagner, Diego Souza e Eder Luís, todas perigosas.

Assim como na última rodada, diante do Atlético Mineiro, o Vasco voltou do intervalo com o objetivo de tirar a velocidade e o calor do jogo para, assim, ter menos problemas em segurar a vantagem. Mesmo menos veloz e impetuoso do que no 1º tempo, o Cruzmaltino continuou superior ao rival e com jogadas ofensivas mais relevantes, como provam os arremates do Fagner, após boa trama entre Eder Luís e Diego Souza, e do Nílton. Para os últimos 20 minutos do confronto, o Bahia teve Lulinha e Junior, que substituíram os improdutivos Jones e Reinaldo, enquanto o Vasco trocou Felipe pelo Bernardo. Apesar do sangue novo em ambos os lados, a partida continuou com poucos lances ofensivos de qualidade, até que, quando o apito final já batia a porta, Júnior obrigou Fernando Prass a realizar difícil defesa e, segundos depois, Diego Souza adentrou a área rival e fechou o caixão baiano com muita categoria. Vale ressaltar e aplaudir a atuação do Diego Souza, que vem mostrando qualidade em qualquer posição ofensiva que o escalem.

Além da excelente vitória conquistada fora de casa, o Vasco ainda viu todos os seus concorrentes na briga pelo caneco perderem pontos na rodada. Sem dúvidas, após este perfeito fim de semana, a imensa torcida vascaína está bem feliz.

TRÊS TOQUES!

- A rodada nada vitoriosa para os candidatos ao título teve início no sábado, quando Fluminense e Botafogo foram derrotados por equipes então na zona do rebaixamento. No Engenhão, um desconfigurado Flu – sem Deco, Marquinho e Fred – sucumbiu diante do Atlético Mineiro, que contou com Daniel Carvalho, Bernard e André em ótima jornada para conquistar um grande resultado. Grande resultado também foi alcaçado pelo Avaí, que venceu o Bota por 3 x 2 e impôs ao “Glorioso” a segunda derrota seguida no torneio. Para a preocupação de seus supersticiosos torcedores, o Fogão está perdendo força nesta reta decisiva.

- Em 2009, o Palmeiras era um dos mais fortes candidatos ao caneco do Brasileirão quando, surpreendentemente, os reforços de Muricy Ramalho e Vágner Love tiraram a equipe dos trilhos e o título foi parar nas mãos do Flamengo. Agora, em 2011, ocorre algo semelhante com o São Paulo, que desde que estreou o centroavante Luís Fabiano não conquistou uma vitória sequer no Brasileirão e já se encontra a oito pontos do líder Vasco.

- Fala-se aos quatro cantos que a tabela do Corinthians é a mais fácil, mais tranquila, mais apetitosa, “mamão com açucar”... Pois bem, o “Timão” enfrentou, em sequência, o concorrente ao título Botafogo e, depois, Cruzeiro e Internacional, estes fora de casa. Agora, os comandados de Tite terão como próximos adversários os desesperados Avaí, América Mineiro, Atlético Paranaense e Ceará, justamente os times que se encontram na zona de rebaixamento. Particularmente, não acho nada fácil enfrentar equipes que estão na briga para escapar da degola e acredito que o Corinthians, apesar de superior a todos estes adversários citados e por isso favorito, terá jogos duros pela frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário