sexta-feira, 28 de outubro de 2011

MUITO OBRIGADO, LUIZ MENDES!

Os gênios e lendas da arte de analisar futebol que lá em cima se encontram ganharam um grande companheiro. Neste momento, acredito que Mário Filho, Nelson Rodrigues, João Saldanha e Armando Nogueira recebem o inigualável Luiz Mendes com todo o carinho e respeito que o “Gaúcho” merece.

Desde que acompanho o futebol e mergulho em livros que contam a sua história, nunca ouvi ou li sequer uma vírgula falando algo negativo de Luiz Mendes. Sobre o “Gaúcho”, só maravilhas. E por uma destas sortes que vou agradecer para sempre, tive a oportunidade de conversar alguns minutos com o Mendes, minutos estes, porém, suficientes para comprovar todos os adjetivos que eu tinha em mente sobre ele.

Saindo do campo pessoal para o profissional, Luiz Mendes, que acompanhou nada menos do que 16 Copas do Mundo, também só merece aplausos e elogios. Ler o seu livro “7 mil Horas de Futebol”, que peguei emprestado para sempre com meu irmão já faz alguns bons anos, foi um dos principais motivos por eu começar a me apaixonar pela história do futebol.

Se tive o prazer de devorar o “7 mil horas de futebol”, a idade não me permitiu acompanhar a Grande Resenha Facit, uma mesa-redonda com a participação de grandes cronistas esportivos e que foi idealizada e ancorada por Luiz Mendes. Hoje, todos estes programas de debates esportivos que se estendem pelas TVs aberta e fechada só existem devido à genial idéia do Mendes, lá na década de 60.

Cito o livro “7 mil horas de futebol” e o programa televisivo Grande Resenha Facit como representantes dos incontáveis trabalhos bem sucedidos do “Comentarista da Palavra Fácil”, já que a tarefa de listar todos exigiria mais páginas do que a bíblia possui.

Termino esta singela dedicatória ao Luiz Mendes o agradecendo por tudo – e foi muito! – o que ele fez pelo futebol brasileiro e dizendo que se hoje eu fosse político, já teria em minhas mãos projetos e mais projetos para homenagear está inesquecível figura.

Muito obrigado, Mendes!

Um comentário:

  1. Com certeza Luiz Mendes foi um grande mestre para todos os comentaristas esportivos de hoje. O comentarista da palavra fácil vai deixar saudades.

    Muito obrigado, Mestre!

    Abraços!

    www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

    ResponderExcluir