quarta-feira, 19 de outubro de 2011

CAMPEONATO BRASILEIRO 2011 - SANTOS X BOTAFOGO




Santos 2 x 0 Botafogo – Vila Belmiro, Santos (SP)

Em uma noite inspirada do Neymar – mais uma – o Santos bateu o Botafogo por 2 x 0, em jogo adiado da 21ª rodada, e fez a alegria de corintianos, vascaínos, flamenguistas e tricolores cariocas e paulistas.

Sem poder contar com o treinador Muricy Ramalho no banco de reservas, devido a problemas de saúde, o Santos foi para o duelo escalado no 4-3-3 com: Rafael; Danilo, Edu Dracena, Bruno Rodrigo e Durval; Arouca, Adriano e Henrique; Allan Kardec, Neymar e Borges. Pelo lado do Botafogo, que em caso de vitória assumiria a liderança, Caio Junior esquematizou a equipe no 4-2-3-1 com: Jefferson; Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Bruno Thiago e Marcelo Mattos; Elkeson, Felipe Menezes e Maicosuel; Loco Abreu.

Diferente do que muitos esperavam, até pelo objetivo dos dois clubes no Brasileirão, os primeiros minutos foram totalmente dominados pelo Santos, que, superior tática e tecnicamente, assustou o rival em duas oportunidades. Aos 15 minutos, a superioridade santista enfim resultou em gol. E que gol! O cada vez mais impossível Neymar arrancou com a pelota, entortou duas vezes o desesperado Bruno Thiago e, sob os olhares atentos de Antônio Carlos e Alessandro, finalizou de biquinho pro fundo do barbante. Em desvantagem no placar, o Bota até ameaçou colocar as manguinhas de fora, mas foi o Santos que novamente sacudiu o filó, através de um tijolaço de fora da área do Borges, aos 28 minutos. Daí até o intervalo, o Botafogo, com destaque negativo para o trio de meias formado por Maicosuel, Felipe Menezes e Elkeson, não conseguiu mostrar nem um pingo do dinamismo da atuação recente contra o Corinthians.

Para a 2ª etapa, Caio Junior, na busca por dar algum poder ofensivo à equipe, voltou com Herrera no lugar de Elkeson. Porém, para a tristeza dos alvinegros e alegria de todos os concorrentes ao título, o Fogão nada conseguiu. Assim como no início do 1º tempo, o Santos voltou mais ligado após o intervalo e por pouco não ampliou a vantagem em um chute de três dedos do Neymar que passou tirando tinta da trave. Entre os minutos 15 e 30, o Botafogo viveu sua melhor fase no jogo, mas esta não foi suficiente para superar as ótimas atuações defensivas do volante Henrique, do goleiro Rafael e, principalmente, do zagueiro Bruno Rodrigo, que foi perfeito na marcação ao Loco Abreu. Outro santista que merece destaque, mais pelos primeiros 45 minutos do que pelos últimos, é o volante Arouca, que ataca e defende com a mesma facilidade. Gostaria de vê-lo com a camisa da Seleção Brasileira.

Com a derrota na “vila mais famosa do mundo”, o Botafogo perdeu a oportunidade de assumir a liderança da competição. No entanto, em campeonato por pontos corridos, principalmente em um equilibrado como este, assumir a ponta faltando oito rodadas não significa muito. Sem dúvidas o Fogão ainda está na briga pelo caneco e cabe ao Caio Junior e aos líderes do grupo – como o Loco Abreu – não deixar o time perder a confiança nesta reta final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário