domingo, 5 de fevereiro de 2012

CAMPEONATO CARIOCA 2012 - TAÇA GUANABARA - 4ª RODADA - BOTAFOGO X FLAMENGO


RESULTADOS

Grupo A

Resende 1 x 0 Bonsucesso

Nova Iguaçu 2 x 0 Macaé

Olaria 2 x 1 Madureira

Botafogo 0 x 0 Flamengo

Grupo B

Fluminense 1 x 1 Duque de Caxias

Vasco 2 x 0 Friburguense

Boavista 1 x 1 Volta Redonda

Americano 2 x 1 Bangu

ARTILHARIA

3 Gols – Alan (Olaria), Alecsandro (Vasco), Diego Souza (Vasco), Jhonnattann (Volta Redonda) e Somália (Boavista)

Botafogo 0 x 0 Flamengo – Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)

Chances de gols até foram criadas, mas em dia de bola apaixonada pelo travessão e os arqueiros Jefferson e Felipe impecáveis, Botafogo e Flamengo empataram sem gols.

Com um início de Taça Guanabara aquém do esperado por torcedores, jogadores e comissão técnica, o Botafogo foi para o jogo escalado pelo Oswaldo de Oliveira no 4-2-3-1 com: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Renato e Marcelo Mattos; Maicosuel, Andrezinho e Elkeson; Loco Abreu. Quarto treinador a comandar o Flamengo neste ano de 2012, Jaime de Almeida mandou a campo a mesma equipe que conquistou, na última quarta-feira, a classificação para a fase de grupos da Libertadores. Assim, o Fla foi escalado no 4-3-1-2 com: Felipe; Léo Moura, Welinton, David Braz e Junior Cesar; Luiz Antônio, Willians e Renato; Bottinelli; Ronaldinho e Deivid.

Falar do 1º tempo desta partida é falar da atuação de Andrezinho. Durante os primeiros 45 minutos, parecia que somente o habilidoso e incisivo camisa 10 alvinegro conhecia os segredos das tramas ofensivas de qualidade. Desde a primeira volta do relógio, quando acertou um petardo no travessão, até a última, com uma linda jogada pela esquerda, passando ainda por uma cobrança de falta que também beijou o poste, Andrezinho foi, de longe, o nome da 1ª etapa. O Flamengo? Menos criativo do que cantor sertanejo sem musa inspiradora, conseguiu apenas uma cabeçada com o Bottinelli que o Jefferson, com toda sua elasticidade felina, tirou do endereço certo.

Após o bate-papo do intervalo, o Flamengo voltou mais vivo e, logo aos 5 minutinhos, Renato fez o travessão sobre Jefferson tremer, com um tijolaço de fora da área. Como o Botafogo não se intimidou – perderia uma chance incrível com o Loco Abreu no minuto seguinte – o jogo ficou aberto. Até o minuto 30, Deivid, Bottinelli e Léo Moura, pelo Fla, e Loco Abreu, pelo Bota, poderiam ter sacudido o barbante, mas o rubro-negro Felipe e o alvinegro Jefferson foram seguros o suficiente para manter o zero no placar. O clássico tinha tudo para continuar imprevisível nos últimos 15 minutos, porém o cada dia mais irresponsável volante Willians, que já havia cometido um pênalti não marcado pela arbitragem, fez falta no Herrera, ironizou a marcação do árbitro e foi expulso. Daí até o apito final só deu Botafogo, mas tem dias que, ora por erros nas finalizações, ora por méritos da defesa rival, o gol não sai. Assim, conclusões de Fábio Ferreira, Márcio Azevedo – em ótima atuação –, Herrera e Loco Abreu não encontraram o caminho das redes.

Em termos de tabela, o placar mudo foi péssimo para rubro-negros e alvinegros, que chegaram, ambos, ao terceiro empate seguido no torneio e terminaram a rodada fora da zona de classificação para as semifinais.

JOGADA RÁPIDA!

- Nos comentários da 1ª rodada, quando todos os “grandes” haviam vencido seus jogos, com 12 gols marcados e apenas um sofrido, escrevi, aqui mesmo, que preferia esperar antes de decretar a classificação de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. Hoje, ao final da 4ª rodada, o 100% Vasco teria a companhia de Nova Iguaçu, Resende e Boavista na fase final da Taça Guanabara. Os que têm como hobby criticar o Cariocão não podem mais chamá-lo de previsível.

PELO BRASIL AFORA

- Diante do Santos, o Palmeiras, já no apagar das luzes, transformou uma derrota em vitória por 2 x 1 e jogou o “Peixe” para a 9ª colocação do Paulistão. No entanto, ao invés de elogiar o suado triunfo alviverde ou descer o sarrafo na campanha santista, usarei o espaço para destacar o centésimo gol do atual ídolo máximo do futebol brasileiro, Neymar, marca alcançada no dia em que soprou velinhas para comemorar seus 20 anos. Duas décadas de vida e uma centena de gols. Assustador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário