sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

CAMPEONATO CARIOCA 2012 - TAÇA GUANABARA - SEMI FINAL - BOTAFOGO X FLUMINENSE

Botafogo 1 (3) x (4) 1 Fluminense – Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)

Duas defesas do Diego Cavalieri na disputa por pênaltis, uma delas do Loco Abreu, fazem o Fluzão voltar a uma decisão de Taça Guanabara.

Para sua quinta participação seguida em uma semi final da Taça GB, o Botafogo não pôde contar com o Maicosuel e foi para o jogo organizado pelo Oswaldo de Oliveira no 4-2-3-1 com: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Renato e Marcelo Mattos; Herrera, Andrezinho e Elkeson; Loco Abreu. Sem chegar à final da Taça GB desde 2004, o Fluminense apostou no 4-3-1-2 e Abel Braga mandou a campo o seguinte onze: Diego Cavalieri; Bruno, Leandro Euzébio, Anderson e Carlinhos; Deco, Edinho e Diguinho; Thiago Neves; Wellington Nem e Fred.

Os primeiros 45 minutos do “Clássico Vovô” foram amarrados, equilibrados e de poucas oportunidades de gols. O Botafogo tentou explorar a sua já tradicional jogada aérea, mas Loco Abreu – sentia a contusão que o atormentou durante a semana? – não conseguiu sequer uma cabeçada. O melhor momento alvinegro na 1ª etapa? Um arremate longo e rasteiro do Andrezinho. Pelo lado tricolor, faltou mais do Deco, que esteve sempre próximo à linha central e pouco apareceu ofensivamente. O resultado desta pouca participação do luso-brasileiro foi uma sobrecarga no Thiago Neves, que deu bons passes, cobrou falta, apareceu para finalizar, mas, sozinho, não foi capaz levar o Flu às redes.

Nos primeiros 20 minutos da 2ª etapa, o equilíbrio deu lugar a uma baita pressão tricolor. Ainda sob o comando do Thiago Neves, o Flu criou três ótimas chances para sacudir o barbante, apesar de não ter conseguido tirar o zero do placar. Em ordem cronológica: chute de fora da área do Wellington Nem, cabeçada do Fred após rápida e esperta cobrança de córner do Thiago Neves e, por fim, mais uma finalização de cuca, esta do Thiago Neves e defendida de maneira espetacular pelo Jefferson. A situação alvinegra se apresentava mais negra que alva e o time, com Elkeson e Andrezinho desaparecidos, parecia não saber como atacar. Foi então que, aos 28 minutos, e pode-se dizer que de maneira surpreendente, Lucas lançou Herrera e o argentino deu perfeita assistência para Elkeson colocar o Fogo na frente do escore. A alegria botafoguense, porém, durou menos de cinco minutos, tempo necessário para Deco alçar a redonda na área e Leandro Euzébio, com enorme categoria, dominar e tocar na saída do Jefferson.

O empate em 1 x 1 perdurou até o apito final e a decisão da vaga para a final da Taça GB foi para a disputa de pênaltis. Assim como com a bola rolando, o Botafogo largou na frente após Jean arrematar nas mãos do Jefferson como se fosse uma criança, mas as defesas de Diego Cavalieri nas cobranças de Lucas e Loco Abreu transformaram o arqueiro tricolor no herói da noite e garantiram o Flu na finalíssima da Taça GB após oito anos.

Um comentário:

  1. muito bom Diano !
    Meu fogão deu mais um mole , mas tudo bem..hehe
    abração

    ResponderExcluir