domingo, 26 de fevereiro de 2012

CAMPEONATO CARIOCA 2012 - TAÇA GUANABARA - FINAL - VASCO X FLUMINENSE


Vasco 1 x 3 Fluminense – Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)

Chega de jejum! Com uma apresentação poderosa, Fluminense bate o Vasco, coloca fim à marca de 12 jogos sem vitórias em clássicos (com a bola rolando) e vence a Taça Guanabara após 19 anos.

Com oito vitórias em oito jogos na Taça GB, o Vasco foi para a decisão com o mesmo onze que eliminara o Flamengo na semi final e organizado pelo Cristóvão Borges no 4-3-3 com: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Rodolfo e Thiago Feltri; Juninho Pernambucano, Nílton e Fellipe Bastos; William Barbio, Diego Souza e Alecsandro. Depois da dramática classificação na disputa por pênaltis contra o Botafogo, o Fluminense chegou para a final esquematizado no 4-3-1-2 com: Diego Cavalieri; Bruno, Leandro Euzébio, Anderson e Carlinhos; Deco, Valencia e Diguinho; Thiago Neves; Wellington Nem e Fred.


Os primeiros 45 minutos da decisão foram de mais uma prova concreta de que, em futebol, estatística não entra em campo. Se perguntássemos para um gringo presente ao Engenhão qual o time estava com uma campanha 100% e qual sofreu horrores para se garantir na fase final ele não saberia responder, tamanha a igualdade entre Vasco e Fluminense. Igualdade esta vista no número de oportunidades criadas, mas não no placar. O Vasco levou muito perigo nas bolas aéreas, até pelo péssimo desempenho da defesa tricolor neste tipo de jogada, mas construiu sua principal chance em uma entregada do zagueiro Anderson que Diego Souza arrematou no poste. Já o Fluminense tinha no veloz Wellington Nem, o nome do 1º tempo, sua principal arma. E foi justamente de um pênalti do Fagner no impetuoso atacante tricolor que nasceu o primeiro gol, em precisa cobrança do Fred, aos 36. Menos de cinco minutos depois, foi a vez de Deco mostrar sua magia e com um perfeito chute longo se aproveitar de uma movimentação falha do Fernando Prass para colocar 2 x 0 no placar. Dois que só não virou três porque Thiago Neves não soube aproveitar erro grotesco do zagueiro Rodolfo.


O desenho da 2ª etapa pôde ser percebido em pouco tempo: Fluminense recuado a espera de um espaço para contra-atacar e o Vasco a martelar a retaguarda tricolor. Melhor para o Fluzão que, aos 10 minutos, puxou um perfeito contra-golpe que terminou em assistência do Thiago Neves para finalização de “quem sabe” do Fred. Aí bateu o desespero no lado cruzmaltino. Sem um pingo de exagero, verdade verdadeira, Dedé surtou e resolveu virar centroavante e o Vasco passou a alçar bolas na área de qualquer lugar do campo, sem o mínimo capricho. E foi assim que, aos 37, depois de o Fluminense deixar escapar alguns bons contra-ataques, o bumba-meu-boi do Vasco deu certo em cruzamento do Fagner e cabeçada do Eduardo Costa. Poucos giros do ponteiro dos segundos depois, Dedé cabeceou na trave a bola que colocaria fogo no fim da partida, mas Diego Cavalieri e a insegura defesa tricolor conseguiram manter a vantagem até o apito final.


Depois de uma fase de grupos de instabilidade, o Fluminense apresentou parte de sua força ao conquistar esta Taça Guanabara. E com o quarteto Deco, Wellington Nem, Thiago Neves e Fred a cada dia melhor, a alegria promete visitar mais vezes as Laranjeiras.


PARABÉNS, FLUMINENSE!!!



PELO BRASIL AFORA
- Menos de uma semana após o fim do carnaval o Corinthians vence uma partida com gol do Adriano, que atuou durante os 90 minutos. Sinceridade de amigo: eu não esperava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário