quinta-feira, 21 de novembro de 2013

COPA DO BRASIL 2013 - FINAL - ATLÉTICO PARANAENSE X FLAMENGO


Atlético Paranaense 1 x 1 Flamengo – Vila Capanema, Curitiba (PR)

Flamengo segura a pressão na Vila Capanema e jogará no Maracanã com a vantagem de poder empatar sem gols para se sagrar Tricampeão da Copa do Brasil.

Na batalha pela imposição do estilo de jogo, Atlético Paranaense e Flamengo fizeram um primeiro tempo rascunhado. O Furacão rascunhou uma pressão na base da energia de sua torcida, mas em nenhum momento conseguiu deixar seu adversário acuado. O Urubu, por sua vez, rascunhou uma estratégia de sair em velocidade com Paulinho e Luiz Antônio, entretanto pouco assustou o goleiro Weverton. Rascunho daqui, rascunho de lá, as tramas ofensivas não ganharam consistência e foi necessário que Marcelo, aos 17, pelo Atlético, e Amaral, aos 30, pelo Fla, acertassem dois foguetes de fora da área para fazer as redes balançarem.

Não só pelos gols, Marcelo e Amaral foram os melhores em campo. O paranaense foi acionado a todo momento e, enquanto teve fôlego, ganhou a maioria das jogadas na base da força, explosão e habilidade, enquanto o carioca foi um leão na marcação – inclusive sobre Paulo Baier – e ainda apareceu (bem!) de surpresa em alguns lances ofensivos.

A segunda etapa começou mais aberta, com uma chance para cada lado: Luiz Alberto, de cabeça, e Hernane, como sempre, de primeira. Os rascunhos enfim ganhariam contornos de nanquim após o minuto 15, quando Vagner Mancini trocou o lateral Pedro Botelho pelo atacante Dellatorre, deslocando o volante Zezinho para a esquerda. O Atlético se abriu todo em busca da vitória – em alguns momentos parecia até haver se esquecido da existência do jogo de volta –, e o Flamengo encontrou os espaços necessários para contra-golpear. Não só os encontrou como soube os explorar para armar bons lances em velocidade, porém os arremates de Léo Moura e Luiz Antônio não encontraram o filó.

Percebendo que o Flamengo, e não o Atlético, ganhara mais vida com sua mudança, Mancini realizou mais duas substituições para reequilibrar a equipe. Acrescenta-se que o Flamengo tirou o pé do acelerador e, fora um chute longo do atleticano Everton, a partida caminhou sem muitas emoções nos últimos 15 minutos. Melhor para o Fla, que jogará no Maracanã com uma boa vantagem. Vantagem que, no entanto, não pode se tornar obsessão.

Atlético Paranaense: Weverton; Juninho, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho (Dellatorre); Zezinho, Deivid e Éverton; Paulo Baier (Maranhão); Marcelo e Éderson (Ciro). Técnico: Vagner Mancini.


Flamengo: Felipe; Léo Moura, Chicão (Samir), Wallace e André Santos; Amaral, Elias, Luiz Antônio e Paulinho; Carlos Eduardo (Diego Silva); Hernane. Técnico: Jayme de Almeida.

Um comentário:

  1. Dificilmente o Mengão perde essa... Se não entrar soberbo em campo, devolve aquela goleada da queda do Mano.

    ResponderExcluir