sábado, 28 de junho de 2014

COPA DO MUNDO 2014 - OITAVAS DE FINAL - BRASIL X CHILE


A sensação após o sufocante triunfo nos pênaltis contra o Chile é a de desgaste extremo. A tremedeira retorna só de lembrar que levamos uma bola na trave aos 14 minutos do segundo tempo da prorrogação. Não foi só o coração que veio à boca, mas todos os órgãos pareceram trocar de lugar, tamanho rebuliço interior. Esperava-se muito dos chilenos, mas eles fizeram bem mais. Esperava-se mais do Brasil, mas nós fizemos bem menos, e precisamos que Júlio César nos lembrasse que já foi o melhor goleiro do planeta.  

Assim como os mexicanos na fase de grupos, os chilenos colocaram para fora todo o seu potencial, enquanto nós não passamos nem perto disso. O Chile jogou mais no Mineirão do que o muito que já havia jogado no Maracanã, na histórica vitória diante da Espanha. Além de uma capacidade mental que o deixou à vontade diante do turbilhão de emoções e da entrega máxima (o heroísmo de Medel lembrou a inesquecível atuação do paraguaio Gamarra, contra a França, em 1998), o Chile foi taticamente sublime. Os 30 primeiros minutos chilenos na etapa final foram os mais perfeitos em termos táticos de todo este Mundial, com uma marcação por pressão tão encaixada e intensa que obscureceu o Brasil.

Somente quando o gás chileno acabou que o Brasil conseguiu afrouxar a corda do pescoço e voltou a assumir a iniciativa de atacar, assim como fizera durante boa parte de um primeiro tempo em que foi superior, marcou adiantado, colocou o Neymar no jogo, fez um a zero (gol contra do Jara) e deu mole ao deixar Sánchez empatar. Nos melhores (mas não tão bons) momentos brasileiros no primeiro tempo e na prorrogação, faltou consistência. O Brasil atacou, mas não se impôs. Pressionou, mas não dominou. Cresceu, mas não se agigantou. Assustou, mas não atemorizou. Uma vez mais, o Brasil explodiu no hino, mas não explodiu no jogo. Ainda assim avançamos. Em enorme parte graças ao emocionado e emocionante guardião Júlio César.  

-----------------------------------------
HISTÓRIA DA COPA DO MUNDO
Entre as Copas do Mundo de 1962 e 1994, a Bulgária ficou 17 partidas consecutivas sem sequer uma vitória. Por outro lado, o Brasil, somados os Mundiais de 2002 e 2006, triunfou 11 vezes seguidas.

2 comentários:

  1. E a anulação do gol do Hulk? Ombro ou braço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Aleminho!

      Acho que foi braço do Hulk, mas confesso que só formei minha opinião após ver o replay em super slow motion. Ele pode até não ter tido a intenção, mas o braço estava bem aberto e isso o beneficiou.

      Abração!!!

      Excluir