terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

FIGURINHA CARIMBADA - VÁLTER MARCIANO





Nome: Válter Marciano de Queiróz

Data de nascimento: 15 de setembro de 1931

Faleceu em 21 de junho de 1961

Posição: ponta-de-lança

Seleção Brasileira – 7 jogos*

Clubes:

Ypiranga – SP (1951 a 1952)
Santos (1953 a 1954)
Vasco (1955 a 1957)
Valencia – ESP (1957 a 1961)

Títulos:

Campeonato Carioca – 1956 – Vasco

Destaques:

- Jogador de uma qualidade técnica imensa e inteligência do mesmo tamanho, Válter Marciano iniciou sua carreira em São Paulo e logo chamou a atenção do Vasco da Gama. E não tardaria para o craque entrar na história do Gigante da Colina. Em 1956, em um dos maiores esquadrões já montados pelo Vasco, Válter foi essencial para a conquista do Campeonato Carioca. Na equipe que contava com nada menos do que a dupla de zagueiros que seria titular na conquista brasileira da Copa do Mundo de 1958, Bellini/Orlando, Válter Marciano era o cérebro do magnífico setor ofensivo formado por Sabará, Livinho, Vavá e Pinga. Leiam agora as palavras do gênio Nelson Rodrigues sobre a participação de Válter no Carioca de 1956: “De uma maneira geral acha-se que a grande figura da equipe vascaína foi Válter. E justiça se lhe faça: - é um jogador extraordinário, que faz um futebol rápido, penetrante e objetivo.”**


- Em 1957, pelo Torneio de Paris, Válter Marciano fez aquela que é considerada sua maior atuação. Após vencer a forte equipe francesa do Racing, por 3 a 1, o Vascão foi para a decisão do torneio contra o Real Madrid. Isso mesmo, o Real Madrid de Alfredo Di Stéfano e Raymond Kopa, duas das maiores lendas da história do futebol. Porém, não teve pra ninguém. Com uma atuação de encher os olhos dos franceses, o craque vascaíno marcou dois gols e ainda esculpiu uma jogada genial que terminou nos pés do companheiro Livinho e no fundo da rede. No final, vitória do Cruzmaltino por 4 a 3 e mais um caneco para São Januário.

- A histórica e inesquecível atuação de Válter contra os “Merengues” fez com que o grande craque fosse contratado pelo Valencia e, na Espanha, continuou mostrando toda sua genialidade. Após conseguir se naturalizar espanhol, Válter ficou perto de defender a Seleção da Espanha na Copa do Mundo de 1962, mas um trágico acidente automobilístico lhe tirou a vida pouco tempo antes do torneio.

*Mini-Enciclopédia do Futebol Brasileiro – Lance!
**O Berro Impresso das Manchetes – Crônicas Completas da Manchete Esportiva 55 - 59

Um comentário:

  1. Infelizmente a mémória dos torcedores e principalmente dos dirigentes é muito curta. Embora não o tenha visto jogar, não quer dizer que não deva reverenciar a figura de um craque, um jogador extraordinário, que protagonizou o maior título conquistado pelo Clube da Colina contra o Real Madrid no ano de 1957. Até quando deixaremos na "indingência", esse grande ídolo vascaíno e também do futebol brasileiro? Espero que a atual diretoria do Vasco reconheça quem tantas alegrias nos deu. Saudações Vascaínas. VASCÃO BI CAMPEÃO DO MUNDO 1953-1957!!!

    ResponderExcluir