segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

FIGURINHA CARIMBADA - ZENON



Nome: Zenon de Souza Farias

Data de nascimento: 31 de março de 1954

Posição: meia

Seleção Brasileira – 5 jogos*

Clubes:

Hercílio Luz – SC (1972)
Avaí (1973 a 1975)
Guarani (1976 a 1980 e 1988 a 1990)
Al Ahly – SAU (1980)
Corinthians (1981 a 1985)
Atlético Mineiro (1986 a 1988)
Portuguesa (1988)
Maringá – PR (1990)
São Bento – SP (1991 a 1992)

Títulos:

Campeonato Catarinense – 1973 e 1975 – Avaí
Campeonato Brasileiro – 1978 – Guarani
Campeonato Paulista – 1982 e 1983 – Corinthians
Campeonato Mineiro – 1986 – Atlético Mineiro

Destaques:

- Logo em seu início de carreira, em Santa Catarina, Zenon já colocou seu nome na história do futebol local. Em seus três anos pela equipe avaiana o jovem meia conquistou dois títulos estaduais e mostrou toda a categoria que, anos mais tarde, todo o país iria conhecer. Por esta passagem muito vitoriosa e marcante, apesar de curta, Zenon foi eleito para a Seleção do Avaí de todos os tempos.**

- Em 1976, o Guarani passou a contar com os passes e lançamentos precisos e preciosos, além, claro, da maestria nas cobranças de faltas de Zenon. E foi em 1978 que o craque entrou para a história do futebol brasileiro, quando o Bugre, comandado pelo técnico Carlos Alberto Silva, conquistou o caneco do Campeonato Brasileiro. Do goleirão Neneca até o genial centroavante Careca, ainda em início de carreira, mas já com o faro de gol característico, a equipe era grandiosa, e o tripé de meio-campo foi dos maiores que nosso país já viu. O multi-campeão e lendário Zé Carlos, até hoje o jogador que mais atuou pelo Cruzeiro na história, o rápido e habilidoso Renato, que mais tarde também entraria para a galeria de ídolos do São Paulo e do Atlético Mineiro, e, para completar, o maestro Zenon. A importância de Zenon na conquista nacional foi imensa. No jogo que ficou marcado como aquele que provou que o Guarani podia conquistar o título, a vitória sobre o fortíssimo Internacional, por 3 a 0, em pleno Beira-Rio, Zenon fez um dos gols mais bonitos da história do Brasileirão ao limpar toda a defesa Colorada. E teve mais! No jogo de volta da semi-final contra o Vasco, em um Maracanã com mais de 100 mil torcedores, Zenon marcou nada menos do que os dois gols esmeraldinos, na vitória por 2 a 1. Para fechar com chave-de-ouro, na primeira partida da decisão contra o Palmeiras, ele sacudiu o filó na vitória do Bugre por 1 a 0. Após a vitória no jogo de volta, também por 1 a 0, mas desta vez com gol de Careca, o troféu foi para Campinas. Histórico!

- Após a saída do Guarani e uma passagem pelo futebol da Arábia Saudita, Zenon chegou ao Corinthians para fazer parte de um dos times mais lendários do futebol brasileiro: a Democracia Corintiana. Ao lado de craques do calibre de Wladimir, do “Doutor” Sócrates e de Casagrande, Zenon foi Bi-campeão Paulista. Mas esta equipe entrou para a história por outro motivo. Pela primeira vez um clube de futebol viveu um ambiente democrático, onde os jogadores tinham grandes poderes junto aos dirigentes, e o futebol esteve diretamente relacionado com o processo de reabertura política vivido pelo Brasil, após a ditadura militar. Este Corinthians foi mais que apenas um time de futebol. Durante praticamente meia década de Timão, Zenon atuou em mais de 300 partidas, tempo o suficiente para entrar para a galeria de craques históricos.

- Após fazer parte de grandes esquadrões do Avaí, Guarani e Corinthians, Zenon ainda foi o maestro de um timaço do Atlético Mineiro que possuía uma linha de frente sensacional. Zenon era o cérebro da equipe alvi-negra e tinha a grata missão de abastecer o veloz e driblador Sérgio Araújo, seu antigo companheiro no Guarani Renato, que estava substituindo Edivaldo, convocado para a Seleção Brasileira e o goleador Nunes. Este foi o último grande momento do artilheiro Nunes que, se aproveitando muito bem dos milimétricos passes de Zenon, marcou nada menos do que 26 gols na campanha do Campeonato Mineiro de 1986.

*Enciclopédia da Seleção - Ivan Soter - Opera Nostra Editora
** http://sou.avaiano.vilabol.uol.com.br/selecaodetodosostempos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário