quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

TAÇA GUANABARA - SEMI-FINAL PARTE 2

Flamengo 1 x 2 Botafogo – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Olá amigos do FUTEBOLA!

Provando mais uma vez a velha máxima que diz que em clássicos não existem favoritos, o contestado Botafogo eliminou o badalado e atual Campeão Brasileiro Flamengo e mostrou que tem todas as condições de vencer o Estadual.

Desde o apito inicial, a partida, assim como vem ocorrendo nos recentes confrontos entre Fla e Bota, foi muito emocionante e agitada. Logo nos primeiros 10 minutos, o Fogão assustou o goleiro Bruno por 2 vezes, uma com um chute longo do Herrera e outra com o zagueiro Antônio Carlos, e o “Imperador” Adriano cobrou uma falta perigosa para o Flamengo. O Botofogo, apesar do bom início, começou a ter problemas com a velocidade ofensiva do Flamengo, principalmente com o Vinícius Pacheco, como mostrou os microfones em campo ao captarem Joel Santana pedindo para Leandro Guerreiro colar no jovem meia do Fla. Porém, a marcação do defensor botafoguense não foi eficiente o bastante e, aos 25 minutos, Vinícius Pacheco recebeu a pelota de Vagner Love, invadiu a área e abriu o placar. Nesta altura do jogo, o Flamengo estava mais bem postado em campo e o Botafogo não conseguia organizar sequer uma jogada de ataque bem trabalhada. Aí que resolveu entrar em ação outra velha máxima do futebol que diz que os clássicos são decididos nos detalhes. A principal arma ofensiva do Fogão é o jogo aéreo, principalmente com o atacante Loco Abreu, logo este era o tipo de jogada que o sistema defensivo rubro-negro deveria estar mais atento. Não foi o que ocorreu. Após uma bola alçada na área rubro-negra, o uruguaio Abreu venceu Ronaldo Angelim e Juan pelo alto, encontrou o Herrera que arrematou a pelota e, após rebote do goleiro Bruno, Marcelo Cordeiro empurrou para as redes. Era o empate do Glorioso, que se animou e quase conseguiu a virada novamente com o zagueiro Antônio Carlos.

Após o intervalo, a animação do Bota no final da 1ª etapa sumiu por completo. O Flamengo voltou a ter as rédeas da partida, manteve seus jogadores bem postados ofensivamente e anulou qualquer tentativa de contra-ataque do Fogão, que o máximo que conseguia eram algumas jogadas sem muita qualidade pela direita. Diante de tal situação, o Flamengo começou a criar diversas oportunidades de balançar as redes. Vagner Love acertou uma cabeçada no travessão após cruzamento de Juan, Willians fez linda jogada pela direita e chutou cruzado rente ao poste, Petkovic encontrou Adriano que matou no peito e acertou a rede pelo lado de fora e Love, outra vez, não concluiu com eficiência um cruzamento que veio do Léo Moura. Após quatro claríssimas chances de matar o jogo serem desperdiçadas pelo Fla, mais uma velha máxima do futebol entrou em ação. Quem não faz, leva. Havia poucos minutos que Joel Santana colocara Caio, o talismã do Fogão, em campo e, novamente, o treinador acertou em cheio. Após bola alçada na área, o incansável Herrera ganhou de Ronaldo Angelim, que diga-se de passagem teve péssima atuação, e encontrou Caio na área para desempatar a partida. Apesar de o Caio estar se mostrando muito iluminado, vou elogiar aqui outro jogador alvi-negro: Herrera. A força de vontade mostrada pelo argentino em campo é para ser aplaudida por todos. Se em anos anteriores os torcedores do Botafogo reclamavam que o time não tinha raça e garra, Herrera e cia estão mudando, e muito, esta visão. O gol marcado pelo Caio foi o gol da classificação do Fogão, pois o tempo que sobrou foi suficiente apenas para Love perder outra chance de sacudir o filó.

Obviamente muito será comentado sobre o fato de os botafoguenses estarem muito mais concentrados para a partida do que os flamenguistas, que aproveitaram o carnaval de ponta a ponta. Em minha opinião, esta é uma análise apenas superficial. Novamente a defesa do Flamengo teve uma atuação pífia, levando dois gols de bolas aéreas, Kléberson não teve nenhuma participação positiva em campo, Adriano e Love perderam chances que não costumam perder e, por fim, o treinador Andrade não foi nada feliz em suas substituições, principalmente ao tirar de campo o Vinícius Pacheco, que melhor jogador do time. Já o Fogão, teve os méritos de contar com um excelente goleiro, se esforçar durante todos os 90 minutos e ser extremamente eficiente na hora de balançar as redes. Amigos, com Joel Santana no banco e com essa bela vitória sobre o Flamengo nas costas, o Botafogo vai entrar voando na final da Taça Guanabara para vingar a goleada sofrida por 6 x 0 do Vasco. Vai ser um jogão de bola!

2 comentários:

  1. É meu amigo, o Flamengo entrou em campo repleto da ressaca carnavalesca e com o tradicional salto alto.

    Joel armou bem o Botafogo e está sabendo explorar muito bem o ponto forte da equipe, que é o setor ofensivo.

    Acredito que Vasco x Botafogo será um jogão, bem diferente dos 6x0.

    Enfim, depois de mais de um mês parado, estou tentando retomar as atividades blogueiras. Espero contar com o seu apoio e a sua visita lá ao Rio Futebol. Passe lá e deixe seu comentário também se puder, ok?

    Grande abraço,

    Leonardo Resende
    Rio Futebol
    http://riofutebol.blogspot.com
    adm.riofutebol@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, fuçando na Internet descobri este espaço dedicado ao futebol carioca. Muito interessantes as postagens, vou passar aqui sempre a partir de agora.

    Em relação ao jogo, o Flamengo simplesmente SUBESTIMOU o Botafogo. Muitos torcedores diziam que "se o Vasco deu 6 a 0, o Flamengo venceria por nove". O time agia como se fosse ganhar na hora em que decidisse ter boa vontade de chutar pro gol.

    Mas encontraram um Botafogo bem armado defensivamente e com ataques perigosos. E uma zaga que no primeiro turno levou 13 gols (10 deles contra Duque de Caxias, Boavista, Olaria, Volta Redonda, Bangu e Americano) deveria saber que pelo menos um gol passaria.

    Apareça em meu blogue, O tempo e o placar..., dedicado a futebol brasileiro. Fique à vontade pra comentar.

    Abraços,

    Vinícius Faustini

    ResponderExcluir