sábado, 13 de fevereiro de 2010

TAÇA GUANABARA - SEMI-FINAL PARTE 1

Vasco 0 (6) x (5) 0 Fluminense – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Olá amigos do FUTEBOLA!

Em uma partida equilibradíssima do começo ao fim, o Vasco venceu o Fluminense nos pênaltis e garantiu a vaga na decisão da Taça Guanabara.

Faltas atrás de faltas. Assim pode ser definida a 1ª etapa do clássico entre Flu e Vasco no Maraca. Com exceção de um chute do atacante tricolor Fred, aos 9 minutos, após um falha gigante do sistema defensivo vascaíno, os primeiros 45 minutos do duelo não foram nem um pouco emocionantes. Além das citadas inúmeras faltas, a forte marcação no meio-campo, que dificultou muito o jogo dos criativos Carlos Alberto e Conca, e a pequena quantidade de investidas pelas laterais do campo foram os responsáveis por este 1º tempo com pouquíssimas oportunidades de gols. Vale ressaltar que o Fluminense sentiu muita falta do Maicon, que contundido não pôde jogar. Com a ausência de seu ponta, o Tricolor foi praticamente nulo nas jogadas pelos lados do campo e isso dificultou ainda mais as chances de penetrar na defesa vascaína.

O apito que iniciou o 2º tempo pareceu ser mágico, pois de uma maneira surpreendente o jogo virou pelo avesso. A partida sem emoções deu lugar à um jogo aberto e que a qualquer momento poderia ter algum time em vantagem. Do início da etapa até a parada técnica aos 20 minutos, nada menos do que 5 claras chances de balançar as redes foram criadas. O Vasco, sempre pelo lado esquerdo, contou com a exuberante técnica da dupla Carlos Alberto/Philippe Coutinho para assustar o goleiro Rafael. Na jogada vascaína mais perigosa, Carlos Alberto colocou a pelota na cabeça de Élder Granja que por pouco não abriu o placar. Pelo lado do Flu, os ataques surgiam pela direita. Com Mariano mais presente ao ataque e mais um jogador dentro da área, pois o inofensivo Bruno Veiga havia dado lugar ao Alan, o Flu também esteve bem perto de sacudir o filó. Porém, para tristeza dos tricolores, não era dia de Fred. O atacante do Fluzão teve duas excelentes oportunidades nos seus pés e não soube aproveitar. O lance em que preferiu cavar um pênalti aos invés de finalizar a jogada, mostrou o quanto o artilheiro tricolor estava fora de jogo. Após a parada técnica o jogo novamente caiu de ritmo. O caminhar do relógio claramente deixou as equipes mais preocupadas e, consequentemente, menos expostas. Mais uma chance do Flu com o Fred, após jogada do Mariano, e mais uma do Vasco com o Magno, foram os últimos lances perigosos da partida. O fato é que o Vasco pouco conseguiu utilizar sua principal arma, que é a movimentação e troca de passes entre seu trio ofensivo, e o Flu em nenhum momento conseguiu ter as rédeas da partida e impor a sua força tática. Na disputa de penalidades o equilíbrio permaneceu presente, com destaque para a tranquilidade do adolescente Phillipe Coutinho que converteu sua cobrança com direito à paradona. O jovem tricolor Alan não teve a mesma calma e mandou um balaço no travessão.

Após esta vitória, os vascaínos poderão curtir o carnaval com bem mais tranquilidade enquanto esperam o vencedor de Flamengo x Botafogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário