quinta-feira, 25 de março de 2010

COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA 2010 1ª FASE

Cruzeiro 2 x 0 Deportivo Italia – Mineirão, Belo Horizonte (MG)

Com uma atuação no máximo razoável, o Cruzeiro bateu o Deportivo Italia e continua dependo apenas de suas forças para se classificar para a próxima fase da Libertadores.

Hoje mesmo eu estava lendo a edição de fevereiro da revista “Four Four Two”, que diga-se de passagem é um excelente passatempo para ônibus e filas em geral. Nela, uma entrevista com o treinador do Flamengo Andrade era um dos destaques. Quando perguntado sobre qual o time, exceto o Flamengo, mais lhe agradou no Brasileirão 2009, Andrade respondeu: “O Cruzeiro. O time não rifa a bola, lembra o Flamengo de 80”. Bom, apesar de achar exagerada a comparação do treinador, concordo que o Cruzeiro 2009 era uma equipe que gostava de trocar passes, evitava os chutões e mantinha, na medida do possível, o jogo controlado. Porém, neste duelo contra o Deportivo Italia, a equipe mineira esteve longe de mostrar estas citadas qualidades. O quarteto de meio-campo formado por Fabinho, Marquinhos Paraná, Henrique e Gilberto esteve muito mal. Após balançar as redes logo no início do jogo, em uma cabeçada do volante Fabinho, o Cruzeiro tinha tudo para jogar com tranquilidade e impor sua maior qualidade técnica. Não foi o que ocorreu. Marquinhos Paraná e Henrique, principalmente o primeiro, mostravam grande lentidão e burocracia na saída para o jogo. Já Gilberto, parecia não estar presente em campo, tamanha a falta de participação e iniciativa. O resultado disto foi o aparecimento dos chutões para frente, o caminho que parece ser o mais rápido para se chegar aos atacantes, mas não é. E o Cruzeiro quase foi castigado pela sua falta de gana ofensiva, pois o meia adversário Giroleti cobrou duas faltas que assustaram, e muito, o goleiro Fábio.

Para não falar que o Cruzeiro não teve nenhum ponto positivo na partida, vamos elogiar o ótimo lateral-esquerdo Diego Renan, que desde o Brasileiro do ano passado está batendo um bolão. Mesmo muito preocupado com o ponta-direita rival Blanco, Diego Renan arquitetou três ótimas jogadas ofensivas, tornando o jogador mais eficiente na criação cruzeirense. A mais bonita delas ocorreu aos 33 minutos da 1ª etapa, quando penetrou a área venezuelana costurando os defensores e acabou chutando para fora. Nas outras duas jogadas, Gilberto e Marquinhos Paraná também não finalizaram com capricho. Outro bom valor cruzeirense em campo foi o atacante Thiago Ribeiro, que não parou de correr um minuto sequer e ainda tomava iniciativa de marcar pressão, na maioria das vezes sozinho, a saída de bola adversária. O atacante também participou do segundo gol do Cruzeiro, anotado pelo Pedro Ken, logo depois de sua entrada no lugar do apático Gilberto. E foi o suficiente para a equipe mineira garantir os três pontos.

Como disse lá no início, o Cruzeiro depende apenas de suas forças para passar de fase. Porém, com o futebol mostrado neste jogo, sofrerá demais para bater o Vélez e o Colo-Colo, lá no Chile.

JOGADA RÁPIDA!

No Carioca, o Vasco perdeu para o Americano por 3 x 2. No Paulista, o Corinthians perdeu por 1 x 0 para o Paulista. E, para piorar a situação de Vasco e Corinthians, ambos terminaram a rodada fora da zona de classificação para a próxima fase. É melhor abrirem o olho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário