segunda-feira, 8 de março de 2010

E NO VELHO CONTINENTE...

Real Madrid 3 x 2 Sevilla – 25ª rodada do Campeonato Espanhol

Com muita garra e qualidade técnica o Real Madrid conseguiu uma virada sensacional, bateu o Sevilla e assumiu a liderança do Campeonato Espanhol.

O jogo começou com um Real que parecia não ter realizado aquecimento e um Sevilla que se mostrava tranquilo, mesmo com o jogo ocorrendo no Santiago Bernabéu, que, como sempre, estava entupido de gente. Aos 9 minutos, o ponta/meia-direita Jesús Navas arrancou pelo seu lado, cruzou a pelota e, após passe de Capel para o meio da área, Xabi Alonso marcou contra. Com a vantagem no marcador, o Sevilla, claro, adotou uma postura mais defensiva. Até os 30 minutos da etapa inicial, o Sevilla, com muitas faltas e mais cera ainda, conseguiu segurar o time da casa. Apesar de saber da dificuldade de se enfrentar uma Seleção Mundial, como é o Real de Cristiano Ronaldo e Kaká, sou totalmente contrário à atitude do Sevilla em se retrair e apenas segurar o jogo, abdicando completamente das ações ofensivas. A partir dos citados 30 minutos, os “Merengues” pressionaram bastante e começaram a transformar o goleiro Palop, do Sevilla, em um grande destaque. Com o brasileiro Marcelo atuando bem na meia-esquerda e Cristiano Ronaldo mostrando seu futebol característico, o Real criou 5 oportunidades de empatar a partida em menos de 10 minutos, mas nenhuma delas balançou o véu da noiva.

Após o intervalo, o Sevilla recebeu um presente dos céus. Logo aos 7 minutos, o zagueiro Dragutinovic bateu falta de longe e o goleirão Casillas aceitou um frangaço. 2 x 0 Sevilla e o jogo se tranformaria em um verdadeiro ataque x defesa. Depois de marcar este segundo gol, o Sevilla, se é que era possível, recuou mais ainda e o Real foi com tudo para cima. Buscando melhor criatividade no meio e mais qualidade nos passes, o treinador madrilenho Manuel Pellegrini realizou duas substituições que se mostraram excelentes. Saíram Arbeloa e Diarra e entraram Guti e Van der Vaart, com o Marcelo retornando à sua posição de origem, a lateral-esquerda. As alterações melhoraram, e muito, a equipe e, em menos de 5 minutinhos, o Real empatou a partida. Primeiro, Marcelo encontrou C. Ronaldo na área e o português sacudiu o filó, e, depois, Van der Vaart bateu córner e Sérgio Ramos, de cabeça, empatou. Faltando aproxidamente 30 minutos, a equipe de Madrid buscaria a vitória e, por consequência, a liderança, com todas suas forças. Kaká, apesar de ter passado longe de uma atuação que se espera dele, se movimentou por todos os cantos e não se escondeu em campo. Guti e Van der Vaart qualificaram o passe da equipe e fizeram com que as jogadas não ocorressem de forma precipitada. O atacante Higuaín passou a infernizar a defesa do Sevilla, chegando a mandar duas bolas na trave, e foi um dos melhores jogadores em campo. Diego Maradona, que estava presente no estádio acompanhado de um baita de um charuto, deve ter ficado feliz com a atuação de Higuaín, seu atacante de confiança na Seleção Argentina. Os laterais Marcelo e Sérgio Ramos eram verdadeiros pontas, já que o Sevilla nada criava ofensivamente. E foi dos pés de Sérgio Ramos, que como eu disse na postagem da vitória da Espanha sobre a França, em amistoso realizado na quarta-feira passada, acredito ser um lateral completo que sabe atacar e defender com qualidade, que surgiu o gol da virada. Foi após um cruzamento seu que Higuaín arrematou e, no rebote, Van der Vaart decidiu a partida.

Após empatar com o Almería, que permitiu o Real Madrid assumir a ponta, o Barcelona tem dois motivos para se preocupar no Espanhol. O primeiro é o espetacular futebol que os “Merengues” apresentaram nesta virada, o que tem tudo para empolgar a equipe. O segundo é que o próximo adversário é o forte Valencia. Se o Barça bobear, o Real vai disparar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário