sábado, 13 de março de 2010

FIGURINHA CARIMBADA - HÉLIO “SHOW”



Nome: Hélio Ribeiro Alves

Data de nascimento: 21 de junho de 1948

Posição: goleiro

Clubes:

Ceará (1969 até 1975)
ABC – RN (1976 até 1978)
Portuguesa (1978 e 1979)
Botafogo – PB (1980)
Treze – PB (1981 até 1983 e 1983 até 1986)
Ferroviário – CE (1983)
América – RN (1987 e 1988)

Títulos:

Campeonato Cearense – 1971 e 1972 – Ceará
Campeonato Norte-Rio-Grandense – 1976 e 1978 – ABC
Campeonato Paraibano – 1981, 1982 e 1983 - Treze
Campeonato Norte-Rio-Grandense – 1987 – América

Destaques:

- Hélio é uma figura lendária do futebol nordestino. Sempre com muito sucesso pelos clubes que defendeu, Hélio ganhou o apelido de “Show”, que sempre veio colado ao seu nome, pelos malabarismos e vôos que realizava para agarrar a pelota e impedir o gol adversário. Alguns diziam que era muito catimbeiro e reclamava demais com o juiz, mas o fato é que, por onde passou, foi idolatrado pelos torcedores. Para se ter idéia da importância do goleiro na região Nordeste, ele é considerado o maior goleiro da história do Ceará, do ABC e do Treze.

- Hélio “Show” apareceu para o futebol no grande time do Ceará do início da década de 70. Pode-se dizer que o ano de 1972 foi o mais importante na carreira de Hélio “Show”, pois foi quando ele ganhou destaque no cenário do futebol nacional. Após conquistar o Bi-Campeonato Cearense, um fato de extrema relevância, pois o Ceará estava sem conquistar um título estadual desde 1963, o goleiro teve duas atuações consecutivas que entraram para a história, no Brasileirão de 72. Primeiro, o Ceará visitou o Fluminense de Gérson “Canhotinha de Ouro”, no Maracanã, e, com uma atuação espetacular de Hélio “Show”, garantiu o empate em 0 x 0. Cinco dias depois, Corinthians e Ceará se enfrentaram em um Pacaembu com quase 70 mil torcedores. O Timão contava com craques do calibre de Rivelino e Paulo Borges, porém não conseguia balançar as redes de maneira alguma. O motivo? Hélio “Show”, claro. O arqueiro cearense estava mais inspirado do que nunca. Não importava de onde viesse a pelota, o goleirão a impedia de ultrapassar a linha. Porém, o inesperado resolveu aparecer e dar uma rasteira em Hélio “Show”. Aos 45 minutos da 2ª etapa, um cruzamento para a área encontrou Sicupira. O atacante do Timão desviou a redonda que foi parar nas mãos de Hélio “Show”, porém o goleirão se atrapalhou e colocou-a para dentro do próprio gol. Sua atuação nesta partida foi tão sensacional, que nem mesmo a bobeada que deu a vitória ao adversário lhe tirou o título de melhor homem em campo.

- Durante os três anos que passou no ABC, suas atuações foram tão marcantes que na eleição para escolher a Seleção do ABC do século XX, onde votaram ex-presidentes do clube, conselheiros, jornalistas e notórios torcedores, totalizando 23 votantes, ele foi escolhido o goleiro titular. Após rápida passagem pela Portuguesa, Hélio “Show” foi contratado pelo Botafogo da Paraíba em 1980. Acho que nem ele esperava que este fosse um ano tão espetacular, tanto para ele quanto para o clube. Em um intervalo de uma semana, o Botafogo-PB venceu, no Maracanã, o Flamengo de Zico, que seria o Campeão do torneio naquele ano, e o Internacional de Mauro Galvão, Jair, Mário Sérgio, entre outros. Ambas as vitórias foram pelo placar de 2 x 1 e, por estes triunfos, o clube paraibano recebeu o apelido de “Matador de Tri-Campeões”. Explicando o apelido: Em 1979, o Flamengo havia se sagrado Tri-Carioca (78/79/79 especial) e o Internacional Tri-Brasileiro (75/76/79).

- Após passagem pelo Botafogo-PB, o já veterano Hélio “Show” foi contratado pelo rival Treze-PB, que entrava no sexto ano sem conquistar o caneco estadual. E, para variar, Hélio “Show” se tornou ídolo da torcida. Suas defesas espetaculares e experiência ajudaram o clube a conquistar não só o título em 1981, mas o Tri-Paraibano (81/82/83). Na decisão de 1983, em um duelo contra o Campinense, o Treze acreditava ter ser sagrado Campeão com um empate em 0 x 0 e a torcida saiu do estádio comemorando em uma grande passeata. Porém, como o regulamento era muito confuso, o Campinense protestou e conseguiu que a FPF (Federação Paraibana de Futebol) marcasse uma melhor de três para decidir o torneio. Foi então que o comentarista esportivo Humberto de Campos, bastante conhecido na região, declarou que os torcedores do Treze deveriam fazer uma passeata de ré, já que não eram Campeões. Após empatar o primeiro jogo por 0 x 0 e vencer o segundo por 2 x 0, o Treze bateu o Campinense na terceira partida por 2 x 1 e se sagrou Tri. A torcida? Saiu do Estádio Amigão de costas, para devolver a provocação do famoso comentarista.

Um comentário:

  1. Esse Helio show foi realmente um GRANDE goleiro...fico feliz de saber que ele ganhou do flamengo de zico, rsrsrs...

    ResponderExcluir