segunda-feira, 8 de março de 2010

TAÇA RIO - 3ª RODADA

Madureira 0x2 Volta Redonda
Macaé 2x1 Bangu
Resende 0x4 Flamengo
Duque de Caxias 2x1 Tigres
Olaria 0x1 América
Americano 1x1 Friburguense
Vasco 1x0 Boavista
Fluminense 2x1 Botafogo

Olá amigos do FUTEBOLA!

A 3ª rodada da Taça Rio contou com uma bela vitória do Flamengo sobre o Resende e uma difícil vitória do Vasco sobre a boa equipe do Boavista. O destaque da jornada, porém, ficou por conta da virada do Flu sobre o Bota. Vamos aos comentários do clássico.

Fluminense 2 x 1 Botafogo – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

O Clássico Vovô, pela 3ª rodada da Taça Rio, foi quente e emocionante, com cara de uma partida decisiva. A única característica do duelo que lembrou um jogo de fase de grupos do Carioca foi o pequeno público, o que já está se tornando rotina nos Estaduais pelo Brasil afora.

Na final da Taça Guanabara, onde o Fogão venceu o Vasco por 2 x 0, disse em minha postagem que aquela era uma partida que exemplificava a importância de um treinador, no caso Joel Santana, para um time de futebol, devido à mudança na equipe botafoguense entre a goleada de 6 x0 sofrida pelo mesmo Vasco e o título conquistado. Pois bem, o duelo entre Flu e Bota é daqueles que servem de perfeito exemplo para mostrar que no futebol o resultado de uma partida nem sempre diz o que foi os 90 minutos de jogo. Do primeiro ao último minuto, assistimos um verdadeiro massacre tricolor. Com 3 minutos de partida, Fred já havia perdido um gol inecraditável debaixo da trave e Julio Cesar realizado um bom chute, com ambas as jogadas contando com a direta participação do lateral-direito Mariano. E o Flu continuou pressionando, mantendo sua equipe bem postada ofensivamente e avançando com os defensores, já que o Botafogo nada produzia para assutar a defesa tricolor. Fred em cobrança de falta, Julio Cesar de bicicleta e Mariano, após um sensacional tabela entre Maicon e Fred, tiveram chances de abrir o placar para o Flu, mas ficaram no quase. Aí, aos 35 minutos, o Botafogo deu o primeiro sinal de que estava em campo. Em minha opinião, Joel precisa alertar seus comandados sobre a diferença entre apenas se defender e se defender e contra-atacar. Nesta partida, os laterais alvi-negros Jancarlos e Marcelo Cordeiro estiveram péssimos e, como Lúcio Flávio só aparece em campo nas jogadas de bola parada, Herrera e Abreu ficaram completamente fora de órbita. Voltando ao jogo, L.Flávio cobrou falta na área, e, no rebote, o tricolor Maicon tentou sair jogando, perdeu a pelota e cometeu pênalti em Wellington. Herrera cobrou e abriu o placar. Logo depois, aos 43, na única jogada organizada pelos laterais do Fogo, Jancarlos alçou bola na área e Loco Abreu, de cabeça, quase marcou. E foi somente neste pequeno intervalo de 8 minutos que o Botafogo mostrou algo parecido com futebol em campo.

Após o intervalo, o jogo voltou idêntico, ou seja, um duelo entre ataque (Flu) x defesa (Bota). E durou mais 15 minutos a resistência alvi-negra. Maicon chegou na linha de fundo, realizou perfeito cruzamento para Fred e o artilheiro tricolor provou que aquele gol perdido no início do jogo foi algo raro ao acertar um voleio com selo de qualidade Bebeto. Golaçoaçoaço! O gol deveria fazer o Flu, se é que era possível, pressionar ainda mais, porém, aos 22 minutos, o argentino Conca deu dura entrada em L.Flávio – sim, o capitão botafoguense estava em campo – e foi expulso. Entre os 22 e os 32 minutos, quando o seu atacante Herrera receberia o segundo amarelo e também iria mais cedo para o chuveiro, o Botafogo contou com um homem a mais em campo e nada fez. Nadica de nada, nem mesmo uma bola alçada com qualidade para Abreu usar sua principal arma, a cabeçada, ou uma bola aberta na ponta para explorar a velocidade do Herrera. E isso com o talismã Caio já em campo. Logo após a expulsão de Herrera, Cuca resolveu sacar Maicon e colocar Welington Silva em campo. Sobre a atuação do Maicon, de quem sou um grande fã, acredito que, com exceção de duas bobeadas na defesa, uma delas quando teve que cometer a penalidade, o veloz ponta esteve bem. O comentarista André Loffredo, do canal PFC, que transmitia o jogo, foi perfeito em sua análise: “O Maicon deve saber que na defesa ele é jogador de defesa”.

A entrada de W.Silva, aos 35 minutos, decidiu a partida. Primeiro, ele entortou Jancarlos e colocou a redonda no pé de Mariano, que marcou o tento da vitória. Escolho o tricolor Mariano como melhor homem em campo e este gol da vitória serviu para fechar sua atuação com chave-de-ouro. Além de não sofrer nenhum problema defensivo, pois Marcelo Cordeiro foi nulo em campo, o lateral-direito do Flu esteve sempre presente no campo de ataque e criou ótimas jogadas. No fim, aos 42, W. Silva tabelou com Fred e poderia ter marcado um golaço, mas Jefferson realizou ótima defesa.

Na postagem referente a vitória do Flu sobre o Tigres, disse que Joel precisava alertar seus comandados quanto a marcação sobre Maicon e W. Silva. Bom, cada um deu uma assistência na partida e ambos foram responsáveis diretos pelo vitória do Flu. Para não dizer que o Botafogo não teve nenhum mérito no jogo, Leandro Guerreiro conseguiu marcar o argentino Conca com bastante competência. Em minhas anotações, o Flu criou 11 boas chances de balançar as redes e o Conca só esteve presente em uma delas.

Provavelmente esta derrota não irá influenciar na classificação do Bota para a próxima fase, mas é bom a equipe rever sua postura em alguns momentos do jogo. Ser defensivo não signfica se defender os 90 minutos. Quanto ao Flu, mostrou ser tão favorito ao caneco quanto qualquer rival.

JOGADA RÁPIDA!

Enquanto no Corinthians os veteranos Roberto Carlos, Ronaldo, Tcheco e outros não estão apresentando um bom futebol, o prata-da-casa Dentinho está se esforçando ao máximo para colocar a equipe na próxima fase. Na difícil vitória por 1 x 0 sobre o São Caetano, foi ele quem garantiu os três pontos e o retorno do Timão ao G4.

Um comentário:

  1. Enqto isso o bêbado em casa! Para de jogar logo e volta pra favela, Adriano!
    O mengão é muito maior do que vc!

    ResponderExcluir