segunda-feira, 29 de março de 2010

TAÇA RIO - 7ª RODADA

Bangu 2x1 Tigres
Resende 2x0 Olaria
Madureira 0x0 Americano
Flamengo 2x1 América
Volta Redonda 1x1 Friburguense
Macaé 2x2 Duque de Caxias
Vasco 3x0 Fluminense

Olá amigos do FUTEBOLA!

Na penúltima rodada da fase de grupos da Taça Rio, o Vasco bateu o Flu e os quatro “grandes” voltaram para a zona de classificação. Vamos ver como foi o clássico no Maraca.

Fluminense 0 x 3 Vasco – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Surpreendente! Após três péssimos resultados seguidos e a demissão do treinador Vagner Mancini, poucos esperavam – pelo menos eu não esperava – que o Vasco conseguisse uma boa atuação contra o Fluminense. Pois além de uma atuação excelente, o Vascão foi eficiente e sapecou 3 x 0 no Tricolor.

Os primeiros 45 minutos da partida mostraram um Fluminense com maior posse de bola, tentando tomar as rédeas do jogo. Porém, apesar de conseguir algumas boas jogadas ofensivas, como por exemplo um bom chute do Alan, após passe do Digunho, e um arremate do Mariano, o Tirocolor sofria diversos sustos com os contra-ataques vascaínos. O Cruzmaltino, que atuava com um uniforme que em minha opinião fere as tradições do clube, só entrou no jogo após a substituição do contundido Jeferson por Carlos Alberto, aos 13 minutos. Com Carlos Alberto necessitando de maior marcação, sobrava mais espaço para Philippe Coutinho aproveitar sua velocidade e habilidade e o garoto levou perigo à defesa do Flu em três oportunidades. Na melhor das jogadas arquitetadas pelo prata-da-casa vascaíno, um veloz contra-ataque que ele puxou praticamente sozinho, o volante do Flu Éverton quase marcou um gol contra, de fora da área. Vale ressaltar que, na 1ª etapa, o Fluminense mostrou sentir a falta da centroavante Fred. Com uma movimentação muito ruim, André Lima recebia poucas bolas e ficava impedido constantemente.

Após o intervalo, o panorama da partida mudou completamente. De um time que dava liberdade para o adversário manter a posse de bola e buscava somente os contra-ataques, o Vasco passou a controlar o jogo por completo. Na primeira metade desta etapa final, o Vasco conseguiu seu objetivo de se postar ofensivamente e foi eficiente o suficiente para abrir o placar. Aos 13 minutos, Philippe Coutinho cruzou a pelota com perfeição, o que mostra que ele deve estar treinando este fundamento, pois antes só cruzava a bola chuveirinho e nas mãos do goleiro, e o zagueiro Thiago Martinelli completou para o fundo do gol. A partir daí, o Vasco poderia voltar à postura dos contra-ataques, mas este fato só ocorreu mesmo após a expulsão do zagueiro tricolor Leandro Euzébio, aos 31 minutos. Com um homem a menos, e Diguinho jogando de zagueiro, já que Cuca havia realizado as três substituições e tirado o também zagueiro Cássio de campo, o Fluminense até buscava o ataque, mas deixava gigantescos buracos no seu sistema defensivo. Já com Dodô em campo, o Vasco jogava por um contra-ataque certo para matar o jogo, porém ele não ocorria. Quando recuperava a pelota e partia para o ataque, o Cruzmaltino pecava na troca de passes. Um lance foi emblemático para o resultado final da partida. Após mais um contra-golpe errado do Vasco, Carlos Alberto sentou no chão e pareceu ter pensado: “Como eles não conseguem fazer algo tão simples?”. Pronto, bastou isso para o craque recuar mais sua posição, receber duas bolas, colocar uma nos pés de Dodô e outra nos pés do lateral Fágner e o Vasco balançar as redes duas vezes.

Contando com a ajuda do rival Flamengo que bateu o América, o Vasco está bem próximo da classificação para a próxima fase da Taça Rio. Opinião minha: com Carlos Alberto em campo, os torcedores do Vasco podem voltar a sonhar com o caneco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário