domingo, 21 de março de 2010

E NO VELHO CONTINENTE...

Manchester United 2 x 1 Liverpool – 31ª rodada do Campeonato Inglês

No clássico entre os maiores vencedores da história do Campeonato Inglês, o Manchester United confirmou sua atual superioridade diante do rival Liverpool e recuperou a ponta da tabela, que estava com o Arsenal.

Por motivos diferentes, o jogo era de extrema importância para ambas as equipes. O Manchester precisava da vitória para retomar a liderança da competição e o Liverpool necessitava dos três pontos pois briga com Tottenham, Manchester City e Aston Villa por uma única vaga restante para a próxima Champions League. E quem começou a partida com tudo foi a equipe da terra dos Beatles. Menos de 5 minutinhos após o apito inicial, Gerrard aproveitou uma bobeada de Carrick no meio-campo e abriu a pelota para Kuyt cruzar na cabeça de Fernando Torres que, livre, leve e solto, não desperdiçou. Esta enorme vantagem adquirida nos minutos iniciais da partida poderia fazer o Liverpool ter tranquilidade para trocar passes, arquitetar contra-ataques e se aproveitar do nervosismo do adversário. Porém, o Liverpool não mostrou nenhuma qualidade para trocar passes e contra-atacar, em minha opinião por total inadequação à saída de Xabi Alonso, vendido no início da temporada para o Real Madrid. E mais! Ultimamente, o Manchester United é uma equipe que não se abala facilmente. Consciente de suas qualidades técnicas e escorado em um sistema tático quase perfeito, Rooney e companhia não sentiram em nenhum momento o surpreendente gol assinalado pelo rival. A prova? Logo aos 9 minutos, o volante Mascherano (como bate o argentino!) puxou o Valencia e o juiz marcou pênalti. Mesmo após ver diversas vezes a repetição da jogada, não consegui identificar se o Mascherano pára de puxar o adversário antes de entrar na área, portanto o juiz está isento de qualquer equívoco que o replay possa acusar. Wayne Rooney cobrou o pênalti, Reina defendeu e o próprio “Shrek” balançou as redes no rebote. Quando a fase é boa, até pênalti perdido vira gol...

Com o empate no marcador, o Manchester United tomou as rédeas do jogo e gradativamente chegava mais próximo da virada. Vale ressaltar aqui a variedade ofensiva dos comandados de Alex Ferguson. Teve jogada pela direita, com o ótimo ponta Valencia colocando a pelota na cabeça do Park, arrancada do Nani que resultou em um chute longo defendido pelo Reina, ultrapassagem do lateral-esquerdo Evra com outro cruzamento para o participativo Park... Ou seja, enquanto o Manchester procurava alternativas para vencer o jogo, o limitado Liverpool só se defendia. Um dos motivos para a inoperância ofensiva do Liverpool foi, sem dúvida alguma, a apagadíssima atuação de Gerrard. Tudo bem que ele estava em uma posição que, em minha opinião, não é muito a sua, tendo que jogar como o homem mais próximo do atacante Fernando Torres. Acredito que Gerrard rende muito mais quando tem liberdade para circular pelo meio-campo e iniciar as jogadas da equipe.

O gol da vitória dos “Diabos Vermelhos” surgiu aos 14 minutos da 2ª etapa. Em uma bela trama que contou com a participação de Rooney e Fletcher, a redonda encontrou, novamente, a cabeça de Park, que, desta vez, sacudiu o filó. Se quando perdia o jogo o Manchester já era um time tranquilo, com a vitória parcial a tranquilidade só aumentou. Tocando a pelota com qualidade e diante de um inofensivo Liverpool, que só assustou aos 40 minutos, em uma furada do Fernando Torres, o Manchester confirmou a vitória sem problemas.

Com o passar das rodadas, o Campeonato Inglês fica cada vez mais quente. São três times na briga pelo título e outros quatro pela vaga na Champions League. Está imperdível!

JOGADA RÁPIDA!

O Bayern de Munique sofreu dois gols nos últimos minutos e perdeu por 2 x 1 para o Eintracht Frankfurt. Era a chance de Bayer Leverkusen e Schalke 04 ultrapassarem o líder, porém o primeiro tomou uma chinelada de 3 x 0 do Borussia Dortmund e o segundo só empatou com o Hamburgo. Os rivais estão dando muita colher de chá para o Bayern de Munique...

Nenhum comentário:

Postar um comentário