sábado, 11 de dezembro de 2010

MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA 2010 - QUARTAS DE FINAL

RESULTADOS

Mazembe (CGO) 1 x 0 (MEX) Pachuca
Al-Wahda (UAE) 1 x 4 (KOR) Seongnam

Olá amigos do FUTEBOLA!

Já estão definidos os adversários de Internacional (BRA) e Internazionale (ITA) na fase semifinal do Mundial de Clubes da FIFA. Os brasileiros enfrentarão o surpreendente Mazembe, do Congo, enquanto os italianos deverão ter trabalho contra os sul-coreanos do Seongnam.

COMENTÁRIOS

Mazembe (CGO) 1 x 0 (MEX) Pachuca – Estádio Al Jazira Mahammed Bin Zayed, Abu Dhabi (UEA)

O Campeão Africano Mazembe conquistou a vaga na semifinal após bater o favorito Pachuca por 1 x 0. Não que o Pachuca fosse amplo favorito e o resultado possa ser considerado uma zebra histórica, porém pelos níveis do futebol mexicano – que acabou de ter o Chivas na final da Libertadores – e do nível do futebol congolês, o resultado pode sim ser considerado uma surpresa. Como também surpreendeu o 1º tempo dos congoleses no confronto. Organizados em um 4-3-3, o Mazembe iniciou o jogo à 200Km/h e deixou o Pachuca perdido em campo. Contando com o ímpeto, a velocidade e a habilidade dos pontas Singuluma e Kabangu, o Mazembe abriu o placar aos 20 minutos com o volante Bedi, que apareceu de surpresa no ataque, recebeu linda assistência do Kabangu e finalizou com força. Até o fim do 1º tempo, os africanos não recuaram e quase ampliaram a vantagem em belo contra-golpe. Contudo, na primeira metade da 2ª etapa, o Mazembe recuou mais do que deveria e chamou o Pachuca para o jogo, atitude que poderia ter prejudicado a equipe. O Pachuca cresceu sob o comando do meia argentino Manso, que diga-se de passagem havia realizado boa 1ª etapa, sendo o único jogador da equipe mexicana a criar algo produtivo em termos ofensivos e chegando a acertar a trave em um belo arremate. Para lembrar, o Manso é aquele mesmo que jogou um bolão pela LDU na Libertadores e no Mundial de 2008. Porém, nesta primeira metade do 2º tempo que o Pachuca conseguiu se postar melhor ofensivamente, as jogadas bem trabalhadas não surgiram e os mexicanos conseguiram apenas uma bomba do Martinez no travessão em chute longo. Nos últimos 20 minutos o Mazembe voltou para o jogo e assustou o rival com contra-ataques e chutes longos. A briga pela classificação durou até os minutos finais, com o Mazembe e o Pachuca criando chances de balançar as redes e as desperdiçando. Sendo assim, os estilosos congoleses conseguiram a vaga para enfrentar o Internacional e mostraram que não são criativos apenas nos penteados, mas também com a bola nos pés.

Al-Wahda (UAE) 1 x 4 (KOR) Seongnam – Estádio Sheikh Zayed, Abu Dhabi (UAE)

A partida que classificou o Seongnam para enfrentar a Internazionale na semifinal do Mundial de Clubes mostrou que os sul-coreanos realmente estão evoluindo no futebol. Na Copa do Mundo da África do Sul, a Coréia do Sul apresentou um futebol interessante, com organização tática, contra-ataques bem trabalhados e qualidade na troca de passes. Nada espetacular, mas bem mais do que eram capazes de apresentar algumas décadas atrás. E neste mesmo ritmo, com estas mesmas qualidades, o Seongnam sapecou 4 x 1 no Al-Wahda e estragou a festa da torcida local. O torcedor brasileiro que ligou a TV esperando ver o trio de brazucas do Al-Wahda, Magrão, Hugo e Fernando Baiano, se destacar, assistiu um colombiano, também conhecido aqui no Brasil, acabar com o jogo. Comandando a equipe com belos passes e sempre perigoso nas bolas paradas, o meia Molina, que teve boa passagem pelo Santos, bateu um bolão. Na 1ª etapa, Molina abriu o placar aos 3 minutinhos e cobrou o córner que originou o gol do zagueiro Ognenovski, aos 29 minutos, poucos minutos depois de Fernando Baiano empatar em cabeçada perfeita. Na 2ª etapa, quando o Al-Wahda dominava as ações ofensivas e estava próximo de empatar o confronto, Molina reapareceu, cobrou falta na cabeça do centroavante Cho e iniciou contra-ataque finalizado pelo volante Choi, jogadas que colocaram o 4 x 1 no marcador. Sobre os brasileiros: Magrão esteve perdido em campo, Hugo não teve sucesso em arquitetar jogadas ofensivas e Fernando Baiano sacudiu o filó quando lhe colocaram em condições de finalizar. Não tenho dúvidas de que a Internazionaleé favorita no duelo contra os sul-coreanos, porém, e até pela péssima fase vivida pelos interistas, é bom tratar o jogo com seriedade.

Um comentário:

  1. Muito legal a postagem.

    Não assisti o jogo entre Mazembe e Pachuca e, quando soube do resultado, confesso ter ficado surpreso. Mas aparentemente o placar foi justo com o desenrolar da partida (não vi o gol mas me diverti com a comemoração do goleiro).

    Quanto ao jogo entre Al Wahda e Seongnam, também achei que Molina foi o destaque. Vestido todo de branco, deve ter batido uma saudade nos santistas.

    Será um prazer recebê-lo no blógui onde falo de futebol, inclusive com um tópico sobre esse jogo (:

    Abraços,
    jogadadefeito.blogspot.com

    ResponderExcluir