terça-feira, 31 de maio de 2011

PAPO CABEÇA - O PODER DO BARCELONA

Em análises futebolísticas, estou ao lado da tese de que a qualidade de uma equipe é resultado do somatório de quatro estruturas com igual relevância: física, técnica, tática e psicológica. Quando a deficiência em uma destas estruturas é tamanha que consegue ofuscar a positividade das outras três, dificilmente a equipe escapará do caminho da derrota. Porém, quando as quatro estruturas funcionam harmonicamente e em conjunção, as portas para a vitória se escancaram.

É nesta tese rapidamente resumida no primeiro parágrafo que encontro a explicação para tamanha superioridade apresentada pelo Barcelona na reta final da Champions League, particularmente nos massacres sobre o Manchester United e o Real Madrid. Não restam dúvidas de que, em termos de estrutura técnica, o Barcelona beira a perfeição. A capacidade de trocar passes apresentada por praticamente todos na equipe, com destaque para o cerebral Xavi, além da presença de um Lionel Messi cada vez mais imparável, são os principais responsáveis pelo Barça já estar com seu lugar garantido na galeria de grandes expoentes do futebol-arte. No entanto, a técnica por si só não seria capaz de tornar este Barcelona tão poderoso.

Vocês se lembram com quantos minutos o treinador Pep Guardiola começou a realizar suas substituições na final da Champions League contra o Manchester United? Foi aos 40 minutos do 2º tempo. E as fez somente para esfriar a partida e homenagear o capitão Puyol, que contundido não tinha condições de jogo. Se quisesse, Guardiola poderia ter atuado com o mesmo onze durante os 90 minutos e não teria tido um pingo de problemas. Convenhamos, não é qualquer time que possui estrutura física suficiente para atuar - e dominar o adversário – durante os 90 minutos de uma decisão da competição mais disputada do “Velho Continente”.

Com certeza o amigo já ouviu a frase que diz que “ganhar é difícil, mas se manter no topo é ainda mais”. Se realizarmos uma rápida retrospectiva, vamos nos lembrar que na temporada 2008/2009, o Barcelona levantou nada menos do que seis canecos e que, neste ano de 2011, além da Champions League, conquistou também o Tricampeonato Espanhol. Em uma análise mais profunda, podemos nos lembrar de que em 2008, Puyol, Xavi e Iniesta estiveram em campo na vitória sobre a Alemanha que deu a Eurocopa para a Seleção Espanhola. E nada menos do que sete dos onze titulares da "Fúria" Campeã do Mundo de 2010 fazem parte, hoje, do Barcelona. A presença de uma qualificada estrutura psicológica, responsável por manter os jogadores focados na conquista de títulos que exigem os mais diversos sacrifícios, é imprescindível em uma equipe multicampeã. E o Barça, como não poderia deixar de ser, a possui no mais alto nível.

Por fim, a estrutura tática. Já escutei algumas vezes a afirmação de que Pep Guardiola não tem papel destacado neste Barcelona. Algo semelhante ao que dizem sobre o papel de Zagallo na Seleção Brasileira Campeã Mundial em 1970. Os que afirmam isto sobre o Guardiola deveriam observar melhor as funções desempenhadas pelo Messi de hoje e compará-las com as do início da carreira do argentino. Amigos, o Messi de hoje, que atua centralizado no ataque e possui liberdade para recuar e iniciar suas imparáveis arrancadas, nada tem a ver com aquele Messi que tinha seu futebol restrito ao flanco direito do campo. E é lógico que o Guardiola tem méritos nesta modificação! Além do mais, este Barcelona ainda conta com um entrosamento de outro mundo entre seus jogadores, o que faz com que cada um saiba extamente a sua função e, o mais assustador, a função dos companheiros.

Desde o tratamento dado às divisões de base até a política de contratação de jogadores, este Barcelona tem demais a ensinar para muitos clubes de futebol no planeta bola. E aquele que, a meu ver, é o mais precioso ensinamento que este sensacional Barça pode passar é o de que uma equipe vitoriosa não pode ter vazios estruturais. As partes técnica, física, psicológica e tática devem ser cuidadas com a mesma intensidade.

3 comentários:

  1. parceria?

    http://dcfutebolclube.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá amigos!
    Parceria aceita.
    Muito obrigado pelos elogios! Fico muito feliz que estejam curtindo o FUTEBOLA.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir